topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Agora é real: mais um passo para construção de ferrovia que beneficiará Unaí e região

Unaí realizou na tarde dessa quarta-feira (9/2) a audiência pública para apresentação do projeto de construção das ferrovias EF 030 e EF 335. A audiência é parte do processo de elaboração do Termo de Referência para o licenciamento ambiental dos projetos, que somam quase 2.000 quilômetros de estradas de ferro, ligando Campos Verdes (GO) ao Centro Portuário de São Mateus (ES), passando pela Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) que a Petrocity Ferrovias planeja construir em território unaiense. A empresa já está autorizada a executar toda a obra num prazo de 10 anos, com investimento oriundo de capital privado.


A Estrada de Ferro Planalto Central (EF 335), cuja construção foi autorizada em assinatura de contrato no dia 3/2, percorrerá um trajeto de 530 quilômetros entre Unaí e Campos Verdes (GO), impactando 17 municípios de Minas e Goiás ao longo do caminho.


A ideia é que, depois de construída, a ferrovia transporte por vagões os principais produtos da região, especialmente os itens de exportação (até o porto de São Mateus), de onde partirão por navios, e que também traga produtos importados para nossa região, como fertilizantes, celulares e equipamentos tecnológicos.


E os ganhos na exportação e importação de produtos (principalmente da agropecuária) deverão resultar no aumento da produção na região noroeste (com potencial de crescimento), com formação de mão de obra, atração de investimentos, interiorização da economia, geração de emprego, distribuição de renda e melhor qualidade de vida para as populações beneficiadas.


Esse objetivo foi manifestado pelo diretor-executivo da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, responsável pela exposição dos projetos durante a audiência pública, que ocorreu na Câmara Municipal de Unaí e contou com a presença de prefeitos da região noroeste e vereadores de Unaí, lideranças políticas, empresariais, setoriais e de representação dos diversos segmentos da sociedade civil unaiense.


Além do prefeito José Gomes Branquinho e de José Roberto, a mesa das autoridades contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdmix Silva; do presidente da Amnor, prefeito Rutílio Cavalcanti (Urucuia); do presidente da Convales, prefeito Marcílio de Almeida (Arinos); do secretário-executivo da Amans (área mineira da Sudene), Ronaldo Dias; e do deputado estadual Zé Reis.


DIÁLOGO COM OS PREFEITOS


Para José Roberto, o andamento do processo de licenciamento ambiental vai depender diretamente do apoio dos municípios, em especial daqueles impactados pela construção da estrada. "Vamos fazer o encaminhamento oficial a cada um dos municípios, solicitando a anuência para que a gente possa, dentro do traçado aprovado pelo governo federal, obter autorização municipal para implantar a linha férrea dentro das coordenadas projetadas".


Aproveitando a presença dos prefeitos da região, José Gomes Branquinho exortou os pares a fazer o que tiver que ser feito para viabilizar esse projeto, considerado por ele de fundamental importância para toda a região. "Nós sabemos que essa ferrovia vai acontecer. Pode demorar, mas vai acontecer. Eu espero que seja rápido, porque a região noroeste mineira cresce muito e ainda tem muito a crescer e produzir", salientou.


JÁ ESTÁ ACONTECENDO


O diretor-executivo da Petrocity Ferrovias diz acreditar que o projeto de construção já foi "estartado" (iniciado), não tem mais volta". Segundo ele, várias etapas do processo que antecedem o início da obra já foram implantadas, como o cronograma que prevê a entrega do projeto de estudos ambientais ao Ibama até o final do ano e as desapropriações de terras em um ano ou um ano e meio.

 

 "(O desafio é) Fazer um traçado regularizado, com o projeto totalmente pautado dentro do cumprimento fiel da legislação em vigor, seja ambiental, civil, e tudo que devemos cumprir", afirmou José Roberto. Quanto à questão das desapropriações de terras, ele revelou já estar tudo mapeado.


"A questão cartográfica nossa já está resolvida. O que temos agora é de fazer o planejamento, juntamente com os municípios, para debater a questão das desapropriações com os proprietários de terras". Os serviços nessa área desenvolvidos pela Bews (empresa especializada em regularização fundiária e a titulação de imóveis), segundo ele, já estão bem adiantados.


PRAZO DE 10 ANOS. MAS PODE SER FEITO EM ATÉ OITO


A Petrocity Ferrovias tem 10 anos para viabilizar seu projeto, mas a expectativa do executivo da empresa é concluir a obra em tempo mais curto, em até 8 anos. Não há alocação de dinheiro público na obra. O contrato prevê apenas investimento privado, sem riscos para o governo federal. De acordo com José Roberto, já há um trabalho especializado de busca por investimentos de capital nacional e internacional para o projeto.


"Temos caminhado com muita segurança, porque a resposta que estamos tendo, de todos os agentes financeiros e investidores interessados em participar (colocar dinheiro) tem sido muito grande, de forma bastante positiva", enfatizou o diretor.


DÚVIDAS NAS ÁREAS AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICA


Depois da exposição do projeto, a audiência foi aberta para a participação direta da assistência, com perguntas direcionadas ao CEO da Petrocity.


As principais indagações foram na área do licenciamento ambiental, setor onde poderia haver entraves burocráticos e perda de tempo na liberação de execuções, na opinião de alguns participantes.


"Não vejo tanta dificuldade assim na questão ambiental. Penso que cumprindo a legislação, fazendo os estudos e observando o que é determinado pelo termo de referência ambiental, não haverá tanta dificuldade", respondeu José Roberto, otimista.


Do ponto de vista econômico-social, ele diz acreditar que a instalação de uma unidade de transbordo e armazenamento de cargas na região de Unaí trará consequências positivas, como a instalação de outras empresas no município.


"Se vou trazer segurança para o produtor, vai haver aumento de produção. Isso significa geração de mão de obra, arrecadação de imposto e distribuição de renda, com melhoria da qualidade de vida na região", ele argumentou, ao avaliar que a UTAC Unaí está dentro do traçado da ferrovia e que, por isso, ainda terão de voltar ao município para discutir o ajustamento do Plano Diretor Municipal, a fim de contemplar efetivamente a ocupação do espaço de instalação no território, sob o aspecto do licenciamento ambiental.


E OS CAMINHONEIROS E CARRETEIROS?


Na opinião do prefeito Branquinho, a linha férrea não vai atrapalhar a vida, nem o trabalho, dos caminhoneiros e carreteiros do transporte de cargas. Ao contrário. "O benefício que vai trazer é enorme. Hoje, eles pegam a rodovia aqui e rodam 1.000 quilômetros. Daqui a pouco, quando a ferrovia se tornar uma realidade, eles vão poder rodar 150 ou 200. Terão mais segurança, mais tempo para viver com a família, ver os filhos crescerem, ter mais qualidade de vida e, ainda, teremos mais vidas preservadas nas rodovias".


José Roberto concordou com essa avaliação do prefeito Branquinho e afirmou que "a conversa com a sociedade dos municípios impactados é fundamental, para se ter a certeza de todos estarem dando passos firmes e seguros, no sentido da aprovação necessária para o início da instalação do projeto de infraestrutura ferroviária na região".


E quem arrematou a conversa é o prefeito de Unaí, dizendo-se satisfeito com a presença de tantas lideranças políticas regionais e representações de segmentos unaienses na audiência pública. "Nós sabemos que isso vai acontecer [instalação da ferrovia]. Pode demorar, mas vai acontecer. O que está em jogo aqui não é para beneficiar uma cidade ou outra do noroeste, mas toda a região. E principalmente beneficiar a nossa produção, que é enorme".

 

audiferr 0002


audiferr 0003

audiferr 0004

audiferr 0005

audiferr 0001

audiferr 0006

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas