topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Gruta do Gentio volta a ser objeto de pesquisas arqueológicas; prefeito recebe coordenador de trabalhos já iniciados

O prefeito José Gomes Branquinho recebeu o pesquisador Francisco Pugliese, na manhã dessa sexta-feira (17/12). Integrante da equipe de pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador do projeto de exploração, Pugliese deu detalhes gerais da pesquisa que será desenvolvida na Gruta do Gentio nos próximos anos. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, participou da reunião. Ela representará a Administração Municipal no contato com os pesquisadores.


Pugliese solicitou apoio da Prefeitura para abertura e manutenção de um novo acesso à gruta (e o fechamento do acesso liberado à população) e construção de uma base para os pesquisadores, que estão alojados na fazenda do Gentio. A base será no próprio local.


Branquinho indagou Pugliese sobre a autorização do dono da fazenda para movimentação na área e sobre a segurança dos pesquisadores durante as escavações, temendo eventuais desabamentos.
O pesquisador respondeu ao prefeito que foram muito bem recebidos na fazenda, autorizados a circular, estabelecer uma base, e que o local das escavações é bastante estável para a realização dos trabalhos.


"O local onde estamos fazendo as escavações fica mais próximo da entrada da gruta, está estável há pelo menos 5 mil anos. Mas essa parte sofreu alguns colapsos entre 5 mil e 10 mil anos atrás", revela o pesquisador. Com relação à base que servirá de alojamento e apoio aos pesquisadores, a Administração Municipal quer conhecer detalhes e avaliar a legalidade da parceria.


O grupo de pesquisadores conseguiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para explorar a Gruta do Gentio, inicialmente, por dois anos. No período (iniciou as atividades em fevereiro de 2021), estão proibidas visitas da população à gruta. O acesso é permitido somente a pesquisadores ou a pessoas guiadas por eles.


De acordo com Pugliese, o sítio do Gentio – que está sob responsabilidade do Iphan (órgão federal) – "estava aberto e sem controle", o que provocou perdas e danos do ponto de vista da pesquisa arqueológica.


"Pessoas (curiosas, mas sem informação de qualidade) e animais (principalmente porcos) pisotearam (por muito tempo) material com muita relevância arqueológica. Escreveram nomes e datas nas paredes da gruta, isso é prejudicial por causa dos painéis rupestres", avalia.


O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é parte do curso de pós-doutorado que Pugliese faz na Flórida (EUA).


Porém, não é a primeira vez que arqueólogos e outros pesquisadores exploram a gruta unaiense. Muitos dados já eram conhecidos a partir de escavações feitas nas décadas de 1970 e 1980.
O coordenador da pesquisa lembra que "passaram-se mais de 40 anos daquelas escavações na gruta do Gentio, quando encontraram uma múmia bem conservada, Acauã. Hoje em dia, retomamos a pesquisa com técnicas mais modernas, para entender um pouco melhor o que foi o longo período de ocupação daquele local".


A PESQUISA


A Gruta do Gentio está situada a 36 quilômetros de distância do Centro da cidade (no sentido Garapuava/Jataí) e é um dos principais sítios arqueológicos da América, um dos locais mais antigos de ocupação humana do continente e dos mais importantes sítios para a arqueologia brasileira.
"Não só antigo, mas contínuo", dispara Pugliese. "Temos mais de 20 datas (estimadas no Gentio) que se estendem entre 12,5 mil anos e 300 anos atrás. Na gruta do Gentio tem um cemitério ativo desde o início da ocupação deste continente, que ocorreu entre 10 mil e 12 mil anos atrás".


Ele conta que até o século 17, durante o ciclo do ouro, ainda havia gente sepultando seus mortos lá. Revela que, nos últimos 4 mil anos se intensificou a atividade de cemitério na gruta do Gentio, principalmente com o sepultamento de crianças. Segundo o pesquisador, as primeiras escavações revelaram ossos de dezenas de indivíduos, mas principalmente ossos esparsos de crianças até 12 anos.


A múmia Acauã, menina cuja idade fora estimada em 12 anos quando morreu, foi achada "bem preservada" em escavações arqueológicas feitas por pesquisadores do Instituto de Arqueologia Brasileira nos anos 1970. A múmia "unaiense" encontra-se no Rio de Janeiro.


"Estamos coletando carvão, amostras de sementes, de ossos, vamos levar para a Flórida (Estados Unidos), e refinar essa cronologia para entender melhor esse período de ocupação humana", explica o cientista.


A escolha da gruta do Gentio para a pesquisa, segundo Pugliese, tem a ver com o "contexto de preservação excepcional" encontrado no sítio arqueológico. "Preservação nunca vista em contexto de terras baixas", salienta.


De acordo com o pesquisador, a preservação da matéria orgânica na gruta do Gentio "é tão fantástica", que os sepultamentos ainda apresentam partes moles como peles, órgãos, cabelos, penas de animais, tudo encontrado em "fantástico estado de preservação". Ele explica que características assim só são encontradas em situação climática de deserto e em altas altitudes.


Mas, na gruta do Gentio não foram encontrados apenas restos mortais ou parafernália funeral. Têm ali instrumentos líticos (feitos de pedra), fragmentos cerâmicos, pedaços de tapeçaria, de cestaria, couros, contas, adornos místicos, adornos em contas, entre outros materiais que estão sendo coletados.


PROJETO ENVOLVE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISADORES


Com o avanço da exploração, novas descobertas implicam a participação de outros pesquisadores. As descobertas de painéis de pintura rupestre (nas paredes da gruta) e um calendário solar (com um extremo marcando o solstício de verão, outro extremo apresentando o solstício de inverno, o período das chuvas e uma graduação de dias) vêm atiçando ainda mais a curiosidade dos cientistas sobre o sítio unaiense.


Também já começaram os estudos de perfis estatigráficos (das camadas de solo abertas), para melhor entendimento da cronologia da ocupação da região, que se estende há 12 mil anos.
Especialistas de várias nacionalidades (Estados Unidos, Inglaterra, Uruguai, Colômbia), que atuam em universidades brasileiras, estão envolvidos na pesquisa, investigando microvestígios botânicos, macrovestígios botânicos, zooarqueologia, estratigrafia dos períodos das camadas de ocupação do sítio, entre outros.


"A arqueologia é multidisciplinar, trabalha com especialistas de várias áreas", explica Pugliese, ao lembrar que o projeto envolve ainda alunos da USP e da UnB, e outros acadêmicos em nível de mestrado e doutorado, que estão desenvolvendo seus projetos para a área.


BENEFÍCIOS FUTUROS PARA UNAÍ


O pesquisador diz enxergar alguns níveis de benefícios para Unaí como desdobramento do projeto, mas tudo obedecendo a uma cronologia (decurso de tempo). O primeiro é a estabilização do estado de conservação da gruta do Gentio, um dos mais importantes sítios arqueológicos do continente. "Não se perderão contextos arqueológicos mais, em razão da visitação descontrolada".


Outro benefício é a circulação das informações e levantamentos resultantes das pesquisas. Ele diz que a pretensão do projeto é que as informações produzidas passem a ser absorvidas pela comunidade unaiense, que cheguem às escolas, às atividades culturais, às atrações turísticas.
"Nosso papel é proporcionar que informações de qualidade circulem. Queremos legar a vocês a cartografia (descrição de mapas) do patrimônio espeleológico (grutas e cavernas) e arqueológico de Unaí".


Com os resultados, garante Pugliese, pode-se estabelecer critérios e trajetos (junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) para o desenvolvimento do turismo arqueológico na região. "E, para o futuro, capacitar guias, técnicos e pessoal graduado, com especialização na área. A região poderá ter uma massa crítica formada que poderá dar desenvolvimento institucional ao turismo. O potencial é incrível".


O pesquisador evoca o caso do município de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde há também maravilhosos sítios arqueológicos, abertos a turistas e visitantes. Um caso de sucesso.
"Houve envolvimento da comunidade, iniciou-se ali um curso de graduação em arqueologia que proporcionou a formação de diversos arqueólogos locais e uma estrutura fantástica, que atrai hoje em dia gente do mundo inteiro para lá".

 

 gentii 0001

gentii 0003

gentii 0002

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas