Rosqueiro, por quê?
- 19/10/2021 - 07:55
- Por Assessoria de Comunicação
O prefeito Branquinho sempre que indagado sobre a utilização do termo "rosqueiro", para se referir aos unaienses, explica dizendo logo, que o termo não é pejorativo, nem tampouco os unaienses se sentem ofendidos.
O prefeito conta que no tempo em que o trajeto entre Unaí e Paracatu era feito em carros de bois, os unaienses se deslocavam à cidade-mãe para aquisição de ferramentas, sal, querosene e outros mantimentos.
As idas e vindas a Paracatu, por vezes, incluíam compras nas padarias.
No entanto, devido ao demorado trajeto de carro de bois de Paracatu a Unaí, o pão de sal, lá adquirido, quando aqui chegava, estava duro, impróprio para o consumo.
Por isso, os unaienses, compravam rosca.
"As roscas", observa o prefeito Branquinho, "além de saborosas, eu particularmente aprecio muito, toleravam melhor o trajeto, e chegavam em Unaí, ainda em condições de serem saboreadas".
"Então quando os unaienses chegavam a Paracatu, era certa a necessidade de reforçar o estoque de roscas".
Mesmo antes da instalação da primeira padaria em Unaí, as quitandeiras da cidade começaram a se especializar e fazer fama na fabricação de roscas, contou-nos o prefeito.
Nesta segunda-feira, 18/10/2021, a equipe da Rede Minas está em Unaí realizando gravações no Museu Municipal. Vai mostrar para todo o estado, essa que é apenas uma das características dessa terra fácil de ser amada, que pulsa forte no coração das Minas Gerais, e que se dela tirarmos uma letra, torna-se ainda mais mineira, Uai.