topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PMU inicia “abertura” da Avenida Universitária, para ligar MG-188 ao campus da UFVJM

A administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) prepara a transferência da estrutura do campus provisório, que funciona no bairro Politécnica, para o definitivo, que está sendo construído às margens da rodovia MG-188, saída para Paracatu (descida do Capão do Arroz, à direita). Essa transferência ocorre a partir de 26 de agosto, e a Prefeitura é parceira da universidade, entre outras coisas, para construir a Avenida Universitária, que fará a ligação da rodovia com o campus.

 

A UFVJM concluiu as obras de um dos pavilhões que compõem a obra completa do campus. A Prefeitura de Unaí foi parceira no pagamento do reforço da energia elétrica instalada no local e será responsável pela abertura da "caixa" da Avenida Universitária. As máquinas da PMU já começaram a trabalhar nessa obra.

 

"Hoje, o acesso é por meio de uma estrada rural, provisório e com voltas. A Avenida Universitária será um acesso asfaltado em linha reta, que vai reduzir a distância e será uma ligação definitiva", explica o prefeito José Gomes Branquinho. A pavimentação asfáltica, no entanto, será feita com recursos próprios da universidade.

 

Empreendimento

 

Uma das condições para que a UFVJM instalasse um campus em Unaí seria a doação de um terreno para a construção dos edifícios (salas de aula, biblioteca, bloco administrativo) e de uma fazenda universitária. As tratativas remontam ao ano de 2011. O terreno foi doado pelo empresário Bordon Silvério, que possui outras extensões de terra na região.

 

Como o empresário já revelou intenção de abrir um loteamento nas proximidades, a Avenida Universitária passa a fazer parte da área do empreendimento. Por isso, Administração Municipal e empreendedor firmaram acordo no qual acertaram que a área da avenida será descontada no percentual de área viária que o empresário é obrigado a repassar para a Prefeitura.

 

"A parceria do município é que quando o empresário fizer o loteamento dele, toda a área da avenida vai entrar no percentual que ele tem de entregar para a prefeitura. O empresário está antecipando isso, e a prefeitura está fazendo tudo legalmente. Uma antecipação de área viária. Quando se faz o loteamento, parte tem de ficar para área verde e área institucional repassada ao município", explica Branquinho.

 

O prefeito assinala que, depois dessa transferência e da construção da avenida, a luta será pela conclusão das obras dos edifícios universitários e equipamentos periféricos. Na sequência, a busca pelo aumento da oferta de cursos e até a transformação do nome do campus: "gostaríamos que fosse Universidade Federal do Noroeste Mineiro", sugere Branquinho.

 

avunii 0002
Máquinas da Prefeitura trabalham na abertura da "caixa" da via onde será construída a
Avenida Universitária



avunii 0001
Prefeito Branquinho recebe o empresário Bordon Silvério e os diretores administrativos dos
campus Unaí e Janaúba da UFVJM, respectivamente professor Anderson Alvarenga e
professor Carlos Suzart, para firmarem acordo de  parcerias  

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012