topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

PMU concede certificado a reeducandos do Centro Socioeducativo, para coroar parceria de trabalho

O Certificado de Reconhecimento Público concedido pela Prefeitura de Unaí a 26 reeducandos do Centro Socioeducativo é o coroamento de uma parceria de trabalho promovida em 2018. Os adolescentes atuaram auxiliando a Administração Municipal principalmente na revitalização das praças e na construção de peças ornamentais para o Natal. A solenidade de entrega ocorreu no UAI Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, na manhã desta sexta-feira (5/4). Prefeitura e Centro Socieducativo pretendem manter, e ampliar, a parceria.

 

"A nossa recepção a eles é sinal do reconhecimento pelo que fizeram para a cidade, para nossa população", afirmou o prefeito José Gomes Branquinho. "Nós nunca tivemos praças tão bonitas e um Natal tão enfeitado, tão iluminado, tão bonito", afirmou, ressaltando que a parceria resultou em ganhos para todas as pontas: Prefeitura, reeducandos e população. O trabalho oferecido aos reeducandos, segundo o prefeito, é fundamental no processo de ressocialização e desenvolvimento individual dos adolescentes. Por isso, a parceria entre Prefeitura e Centro Socioeducativo deverá ser mantida e ampliada.

 

Diretor do Centro Socioeducativo de Unaí, José Adeiro da Fonseca ressalta que os adolescentes gostam de ser reconhecidos pelo que fazem. "Esse reconhecimento é de extrema importância para eles individualmente, para as famílias, para a sociedade que passa a vê-los com bons olhos e para a nossa unidade socioeducativa".

 

O trabalho feito pelos adolescentes, segundo José Adeiro, auxilia na mudança de comportamento dos jovens e da perspectiva deles (em relação ao futuro). "Para nós, ressocializar o adolescente significa oferecer a ele uma oportunidade de vida totalmente diferente daquela que ele tinha ao chegar à unidade". E a parceria com a Prefeitura foi uma das saídas encontradas pela direção da unidade para investir nesse processo.

 

Ampliar a parceria

 

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, a população gostou muito do resultado do trabalho visto no Natal e, como efeito, a proposta de continuar a parceria neste ano num volume muito maior. Dirigindo-se aos reeducandos, Luciana ressaltou: "Esse reconhecimento popular é o resultado do esforço de vocês. Sem vocês, não teríamos conseguido enfeitar a cidade no Natal, como foi feito".

 

Durval Mendonça, secretário municipal de Obras, afirma que a parceria com os adolescentes "é salutar". Ele explica que o trabalho realizado pelos jovens os incentiva, renova e dá novo estímulo à vida deles e, particularmente na parceria com a Secretaria de Obras, resultou em praças mais bonitas e agradáveis.

 

Entusiasta da parceria, a paisagista da Prefeitura Cleusa de Oliveira elogia o comportamento e a disposição dos adolescentes no trabalho executado nas praças. "Vocês são muito importantes, estão fazendo a diferença, e as pessoas estão sinceramente felizes pelo resultado do trabalho", disse Cleusa em pronunciamento, voltando-se diretamente para os agraciados.

 

Representando os agraciados, o adolescente D.E.S. também diz acreditar na parceria como boa para a Prefeitura, para a população e, principalmente, para eles (os reeducandos). "É a nossa chance de mostrar à sociedade que podemos ser útil". Os trabalhos desenvolvidos nas parcerias, segundo ele, são norteadores do tipo de função que podem exercer quando deixarem a unidade de reeducação. "Estamos aprendendo muito sobre artesanato, desenho, pintura, reciclagem de pneus, construção de material com garrafas péti. Isso está sendo bom e será importante para nós, quando saírmos".

 

Arte

 

Os presentes à solenidade também foram brindados com uma apresentação musical, executada pelos maestros Elias de Jesus Pires e Cléber Silva (ambos da Escola de Música e Banda Municipal), e apresentação teatral do ator Nazareno Paulino.

 

Ao final do evento, o município brindou os adolescentes com um café da manhã.

 

 certsee 0002

certsee 0001

certsee 0003

certsee 0004

certsee 0005

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012