Unaí aguarda votação no Congresso Nacional para entrar na Sudeco

O projeto de lei que inclui Unaí na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) já foi aprovado em comissões permanentes da Câmara dos Deputados, inclusive pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e aguarda apenas ser pautada para ir à votação em plenário. Tudo leva a crer que o projeto será aprovado na Câmara, em votação simbólica, depois segue direto para o plenário do Senado. O projeto é de autoria do deputado federal Paulo Abi-Ackel, resultado de solicitação do prefeito José Gomes Branquinho e do vereador Alino Coelho.

O ingresso de Unaí na Sudeco corrige uma desvantagem em relação a municípios vizinhos que são agraciados com o FNE por estar em área da Sudene, como é o caso de Arinos (a 150km) e municípios do Norte de Minas, ou por estar em área da Sudeco, como os municípios de Goiás (a 66km) e do Distrito Federal. Unaí, assim como Cabeceira Grande e Buritis, estão conseguindo a aprovação da matéria por fazerem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

A partir do momento em que Unaí for incluso na Sudeco, passa a se beneficiar do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e dos programas de financiamento do setor produtivo. Isso facilita a atração de investidores para Unaí, em razão dos incentivos e benefícios fiscais concedidos, e a perspectiva real de geração de trabalho e renda no município.

"Sem essa conquista, Unaí fica numa posição desvantajosa para competir pela atração de empresas. Ou elas vão para o norte de Minas (FNE/Sudene) ou para Goiás e Distrito Federal (FCO/Sudeco), porque lá tem os benefícios especiais, incentivos tributários, financiamentos com prazos vantajosos e taxas de juros diferenciadas", explica o prefeito Branquinho, acrescentando que a inclusão de Unaí na Sudeco é uma antiga aspiração dos setores produtivos unaienses, especialmente das lideranças políticas ou ligadas à produção rural.

Branquinho se diz otimista com relação à votação do projeto. "Há cerca de 20 dias estive numa reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ele nos prometeu que daria uma atenção especial em apressar a colocação do projeto na pauta de votações. Colocamos um pé dentro do FCO", comemora.

sudecc 0001
Unaí na expectativa de fazer parte dos municípios beneficiados pelo FCO, fator facilitador da
atração de investimentos, bem como indutor da geração de trabalho e renda no município