Município faz reunião de emergência para enfrentamento de enchentes

As fortes e persistentes chuvas que caem sobre Unaí e região (e a previsão de mais chuvas para os próximos dias, com a possibilidade de inundações) motivaram uma reunião de emergência no gabinete do prefeito, na manhã desta quarta-feira (20/1). A reunião foi dirigida por Delvito Alves, com a participação do secretariado municipal e de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Câmara Municipal, para discutir a elaboração de um plano de contingência para o enfrentamento de enchentes.

O documento, elaborado pela Comdec, a partir da reunião de emergência, serve para alinhar a função de cada órgão ou instituição nas ações de prevenção ou mesmo de enfrentamento das enchentes, como medidas de socorro, atendimento ou ainda encaminhamento das famílias atingidas para abrigos.

De acordo com as primeiras informações, o forte volume de água (com os consequentes alagamentos de regiões próximas a rios, córregos e ribeirões) atingiu principalmente a zona rural, e já provocou a queda da ponte do Caxingó (dá acesso à PCH Unaí Baixo), da ponte do Santa Bárbara (que leva ao PA São Miguel) e da ponte do Canabravinha.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, até o momento da reunião, haviam atendido a somente uma ocorrência de alagamento. Quatro pessoas tiveram de ser resgatadas, por estarem ilhadas na região do Roncador, próximo ao Pesque e Pague.

Até o momento, não há nenhum registro de ocorrência na área urbana de Unaí resultante de inundações provocadas pela chuva.

Membros do Comitê de Prevenção contra Enchentes formado nesta quarta, no entanto, estão monitorando a situação dos rios, córregos e ribeirões que cortam a região.

De acordo com o prefeito Delvito, a PCH Unaí Baixo atendeu a um pedido do município e fechou as comportas da represa, para ajudar no controle do fluxo de água.

O mesmo pedido, segundo Delvito, foi feito à Usina de Queimado, da qual o município também espera ajuda para controlar o volume de água que desce pelo Rio Preto.

Enquanto isso, as autoridades orientam as populações dos bairros Olaria, Chácaras Rio Preto, Zé Pedro, Politécnica e Jacilândia a ficarem em estado de alerta permanente, até passar esse pior momento de chuvas persistentes.

Para qualquer emergência, a orientação é acionar os telefones da Polícia Militar (190) ou do Corpo de Bombeiros (193).

alagamen 0001
Comitê de Prevenção contra Enchentes foi formado às pressas para discutir elaboração do
Plano de Contingência e alinhar função dos órgãos para o enfrentamento de inundações