Unaí inaugura Posto Avançado da Receita Federal

Sete anos depois de perder a agência da Receita Federal, Unaí escreve um novo capítulo no seu rol de avanços e conquistas. Nesta terça-feira (6/10), foi inaugurado um posto avançado da Receita Federal, que beneficiará Unaí e municípios da região Noroeste. A unidade funcionará junto à Secretaria Municipal de Fazenda. O evento inaugural contou com a presença do prefeito Delvito Alves e do delegado-adjunto Cláudio Maia, da Delegacia da Receita Federal em Sete Lagoas (MG), que mantém a jurisdição sobre o Noroeste mineiro.

Em discurso, o prefeito Delvito disse que o retorno da Receita Federal à cidade "é uma conquista para Unaí e para toda a região Noroeste".

Para Cláudio Maia, a instalação do posto avançado significa uma conquista para o Noroeste, mas também se trata de uma conquista para a Receita Federal.

O delegado da Receita explicou que desde a extinção da agência em Unaí, houve prejuízo tanto para o cidadão da região quanto para a Receita Federal.

"Nesses sete anos que se passaram, o cidadão daqui teve prejuízos com a ausência dos serviços diretos prestados pela Receita, e a Receita também teve prejuízos porque tivemos a demanda por serviços muito aumentada sem o incremento de servidores", enfatizou Maia.

De agora em diante, segundo ele, a Receita Federal vai alcançar dois objetivos com a instalação desta nova unidade: 1) diminuir a demanda excessiva por serviços em Paracatu e 2) resgatar a cidadania do unaiense e de outros cidadãos do Noroeste mineiro, "que às vezes eram obrigados a viajar cerca de 200 quilômetros (a mais) para resolver serviços que demandavam apenas alguns minutos".

Em nome de Unaí e do Noroeste, pronunciaram ainda a vereadora Dorinha Melgaço e o prefeito de Cabeceira Grande, Odilon Oliveira.

"Tivemos uma grande tristeza sete anos atrás quando perdemos a Receita. Hoje, estamos tendo uma alegria multiplicada dez vezes mais ao trazê-la de volta a Unaí", comemorou Dorinha.

Para Odilon Oliveira, "o esforço de Delvito e o apoio da Receita Federal foram essenciais para o retorno da entidade à região".

De acordo com o prefeito de Cabeceira Grande, o Noroeste precisa de ações como esta para refletir a importância que possui no cenário mineiro e nacional.

"Esta região é promissora e precisa ser olhada com mais atenção e carinho. E a inauguração desse posto da Receita é uma conquista para todos nós, principalmente para os municípios mais distantes", disse em discurso.

Serviço

Os serviços prestados no Posto Avançado de Unaí, que garantirão mais conforto e comodidade para as populações beneficiárias, são os seguintes:

CNPJ (inscrição, alteração e encerramento); CPF (comprovante de inscrição e consulta); CPF (conclusão do serviço iniciado no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios); Imóvel rural (inscrição, alteração e reativação); Matrícula CEI (inscrição, alteração, cancelamento, encerramento e consulta); Certidão de Averbação de Obra (PF emissão); Certidão de Imóvel Rural (requerimento); Certidão de Regularidade Fiscal RFB/PGFN-PJ (requerimento); Consulta Pendências (PF, PJ, imóvel rural); Consulta pendência (malha fiscal); Consulta Restituição e Situação (DIRPF); Deficiente – Isenção IPI (autorização para aquisição de veículo); Deficiente – Isenção IOF (autorização para aquisição de veículo); Taxista – Isenção IPI (autorização para aquisição de veículo); Cópia da Declaração IRPF e ITR; Declaração de Regularização de Obras (DISO Pessoa Física); Emissão de Documento de Arrecadação; Retificação de Pagamento – GPS/REDASF; Juntada de Documentos (Pessoa Física e Pessoa Jurídica); Protocolo (Pessoa Física/Pessoa Jurídica; Procuração RFB.

De acordo com o delegado Cláudio Maia, o Posto Avançado em Unaí recepcionará 90% de todo o serviço realizado em Paracatu.

A expectativa do prefeito Delvito é que, com o tempo, a prestação do serviço atinja o pico de satisfação dos tomadores: "Com o planejamento das ações dos contabilistas e com nosso esforço, vamos aprimorar cada vez mais os serviços prestados pela Receita Federal em Unaí".

inaugrf 0001
Representantes da sociedade organizada unaiense estiveram presentes para conhecer o Posto
Avançado da Receita Federal, que funcionará junto à Secretaria Municipal de Fazenda,
na Rua Calixto Martins de Melo, 239 (quase esquina com Rua Canabrava)