Com apoio da Sejel, campeonatos de futebol unaiense em 2014 envolveram 1.628 atletas de 89 equipes

Os campeonatos de futebol de campo, soçaite e de quadra (futsal) disputados este ano em Unaí movimentaram 1.628 atletas de várias categorias, que vão de crianças com oito anos a atletas com mais de 40 anos de idade. Oitenta e nove equipes brigaram pelo título de melhor unaiense do ano de 2014 no Campeonato Municipal de Futebol, no Campeonato Municipal de Futsal, no Campeonato Ruralão, na 2ª Copa Paulão de Futebol Soçaite, no Campeonato Municipal Máster e, finalmente, no Campeonato Municipal das Categorias de Base. Os torneios foram organizados pela Liga Desportiva Unaiense (LDU) e contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) que, entre outras atribuições, ficou responsável pela manutenção dos locais dos jogos, bem como pela premiação com entrega de troféus e medalhas às equipes vencedoras.

O Campeonato Municipal de Futebol 2014 foi disputado nos meses de abril e junho, contou com a participação de 248 atletas distribuídos por 10 equipes. O campeão foi o Itapuã. O mistão do Itapuã ficou com o vice-campeonato. Dênio Rodrigues (Itapuã) foi o artilheiro do campeonato, com 11 gols, e a vice-artilharia ficou com Rafhael Pereira (Cachoeirense), que marcou sete gols. A defesa menos vazada também foi do Itapuã, sofrendo 10 gols.

Já o Campeonato Municipal de Futsal 2014 foi disputado por 246 atletas de 18 equipes. Os jogos ocorreram nos meses de abril e maio. A equipe do Unaiense/Natureza Limpa sagrou-se campeã do torneio ao bater a vice-campeã Aruf/Feijão Cariane/ Sacomã. O artilheiro foi Helton Dias (Nugget), da equipe Natureza Limpa, com 18 gols. A defesa menos vazada também foi da equipe Natureza Limpa, sofrendo nove gols.

Os trabalhadores da zona rural se enfrentaram no Ruralão 2014. Nos meses de abril, maio e junho, 284 atletas de 12 equipes disputaram o título do torneio, que foi vencido pela equipe do Jataí. O troféu de segundo lugar da competição ficou com a equipe do Papamel. O artilheiro foi o jogador Valmir Luiz (Jataí) seguido por Roberto Silva (Fazenda Palmeira).

O futebol soçaite unaiense também teve sua competição: a 2ª Copa Paulão. Disputado em fevereiro, o campeonato foi dividido em duas categorias: veterano e livre. Na categoria veterano, a competição foi disputada por 136 atletas divididos em oito equipes. Na categoria livre, a competição foi mais acirrada. Foram 306 atletas competindo por 18 equipes. O campeão foi o Itapuã A. O segundo lugar foi conquistado por Ferragens Araújo. Dênio Rodrigues foi o artilheiro da competição, com seis gols, e a defesa menos vazada foi a do Itapuã A, sofrendo três gols.
Os atletas acima de 40 anos também fizeram bonito nos gramados. O Campeonato Municipal Máster, disputado nos meses de agosto e setembro, contou com a participação de 10 equipes e 230 atletas. Os Veteranos do Unaí Colina Clube sagraram-se campeões da competição. O vice-campeonato ficou com os Veteranos do Nacional. O principal artilheiro foi Valmir Luiz Freitas, que marcou 16 gols. Os Veteranos do Unaí Colina Clube também tiveram a defesa menos vazada, com seis gols sofridos.

Para atletas mirins, com idades variando entre oito e onze anos, os jogos aconteceram também nos meses de agosto e setembro. O Campeonato Municipal das Categorias de Base envolveu 13 equipes e 178 atletas. Entre as crianças de oito e nove anos, o time do Coração de Jesus foi o campeão, e o vice-campeonato ficou com a equipe do Athos. O atleta Gustavo de Melo (Coração de Jesus) foi o artilheiro da competição com 25 gols. Com dez gols sofridos, o time do Itapuã teve a defesa menos vazada.

Entre as crianças de dez e onze anos, o Itapuã levantou a taça de campeão. O artilheiro do campeonato foi o atleta mirim Enzo Boaventura, que marcou 13 gols. A defesa menos vazada também foi do Itapuã, ao tomar sete gols.

seje 0001
A Sejel vem apoiando as principais atividades esportivas realizadas em Unaí