topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

A pandemia do novo coronavírus impactou o trabalho da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), visto que a maioria das atividades esportivas é coletiva e, algumas, só têm graça com a presença de torcedores e expectadores na arquibancada. Com isso, protocolos sanitários que exigiam distância social, uso de máscaras, higienização frequente das mãos e sanitização dos ambientes tornou-se incompatível com a realização, por exemplo, dos torneios ou campeonatos esportivos.


Com o arrefecimento da pandemia provocada pela vacinação e melhora nos indicadores de infecções, hospitalizações e óbitos causados pela covid-19, as atividades foram retornando aos poucos. A primeira a voltar foi a zumba, já no mês de maio. As aulas retornaram, todavia, cumprindo as medidas de proteção constantes dos protocolos sanitários. A zumba voltou, timidamente.

Primeiramente na UAI Hermes Martins, depois se espalhou para outros bairros e regiões como Jacilândia, Capão do Arroz, Tabocas, Canaã, Mamoeiro, Canabrava, e por aí vai.
Por cerca de um ano e meio, quadras poliesportivas e campos de futebol ficaram "fechados". Com as primeiras fases de relaxamento das medidas restritivas, Sejel e LDU (Liga Desportiva Unaiense) planejaram executar campeonatos e torneios "rápidos" neste fim de ano, principalmente de futebol, para o "vazio" no esporte não ser ainda maior.


Em setembro, começou o Ruralão, para toda a zona rural. Em meados de novembro, deu-se o pontapé inicial para o campeonato de futsal na cidade. No dia 20 de novembro, foi a vez de voltar com o futebol de campo. Ainda neste fim de ano será feito um torneio "tiro curto" de voleibol e um outro de futsal feminino.


Em 2020, a UAI Hermes Martins (antigo Clube do Sesi, atualmente sede da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Cultura e Turismo) também "fechou" suas instalações para as atividades coletivas. Só mais recentemente, com o relaxamento de medidas restritivas adotadas pelo município contra a pandemia, retomou suas atividades, assim como o programa de cessão de espaço esportivo para a comunidade.


DO PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO, SÓ A ZUMBA VOLTOU


As aulas de zumba são um grande sucesso da Sejel e foram as primeiras atividades a voltar à UAI e aos pontos tradicionais de prática da atividade, não só da cidade, como da zona rural. Mas e o alongamento e a hidroginástica, as duas outras atividades do Programa Saúde em Movimento?


O secretário municipal de Esportes, Rubens Galvão Alves Ferreira (Aguiar) explica que as atividades de alongamento e de hidroginástica não voltaram, porque o espaço foi cedido à Secretaria de Saúde, para ponto de vacinação contra a covid-19. Segundo o secretário, "quando a campanha de vacinação acabar, as atividades retornam".


Como a zumba não tem nada com isso, somente a UAI oferece cinco aulas nas manhãs de segunda a sexta, e oito aulas nas noites de segunda a quinta. Outros pontos do município também estão ofertando as aulas. "Contudo, ainda não conseguimos atingir o público de antes da pandemia. Muita gente ainda tem medo e está esperando um momento mais seguro para voltar", revela Aguiar.


RETORNO DOS CAMPEONATOS


A flexibilização de medidas restritivas no mês de setembro, com a liberação de várias atividades, foi a senha que a Sejel precisava para fazer a bola rolar nos campos e quadras.


O primeiro campeonato foi o RURALÃO, que começou no dia 11 de setembro, com 18 equipes participantes. Pelo fato de todos os jogos serem realizados na zona rural, sem tanta aglomeração de público, não causou tanta preocupação sanitária.


Ainda sob pandemia, as atenções às medidas sanitárias teriam de ser mais observadas no Ginásio Poliesportivo Michaelson Mendes Polastrini (do Divineia) e no Estádio Municipal Urbano Adjuto.


Por isso, o Campeonato de FUTSASL de Unaí iniciou-se em 11 de novembro. "Desde o início, a Prefeitura pede que as pessoas, principalmente torcedores, sigam as orientações dos protocolos sanitários", ressalta o secretário. "Recomendamos uso de máscara, distanciamento social e disponibilizamos álcool em gel para todos".


São 24 equipes disputando o título de campeão unaiense de futsal. O vencedor será conhecido no dia 15 de janeiro. Dois jogos estão sendo disputados diariamente nesta primeira fase, que vai até o dia 15 de dezembro. A fase final começa em 3 de janeiro.


O campeonato de FUTEBOL DE CAMPO teve início no dia 20 de novembro. Torneio em "tiro curto", quatro equipes lutam pelo título. Todos jogam contra todos, e os dois melhores fazem a final, no dia 19 de dezembro. jogos aos sábados no Estádio Urbano Adjuto, com portões abertos.


Outros torneios de "tiro curto" são o campeonato de FUTSAL FEMININO (disputado por quatro equipes), com início previsto para o dia 10 de dezembro, e o VOLEIBOL MASCULINO, com jogos num único domingo (5/12). Todos jogam entre si, e os dois melhores disputam o título. Jogos no Ginásio do Divineia.


CONSTRUÇÃO E/OU REFORMAS DE CAMPOS E QUADRAS


Os três campos de futebol unaienses, de controle público, passaram ou passam por obras em 2021. Depois de receber a cobertura (concluída no fim de 2020), o Estádio Urbano Adjuto teve os banheiros reformados, a grama vem sendo revitalizada e a iluminação dos refletores foi substituída por lâmpadas de LED.


Na área externa, o estádio recebeu grama (na frente e no fundo), recebeu asfalto no entorno (com espaço para estacionamento) e lâmpadas de LED nos postes de iluminação pública, em áreas da entrada e nos taludes.


No campo do Cachoeira (Cachoeirão), foi construído o vestiário e estão terminando a iluminação. O campo do Canaã/Novo Horizonte está em obras, foi cercado, ganhou vestiário e terá iluminação em breve, já licitada. O campo de futebol soçaite do Canaã também terá reforma do vestiário e da grama sintética.


Entre as quadras poliesportivas, a do bairro Bela Vista está sendo reformada, e já tem quadra nova nos distritos de Ruralminas e Pedras de Marilândia. "E vamos licitar a reforma da quadra de Garapuava", conta Aguiar.


O MAIS DIFÍCIL NÃO É CONSTRUIR... É CONSERVAR


E só dois tipos de quadras poliesportivas públicas conseguem se manter conservadas, segundo o secretário de Esportes: as que contam com servidores da Prefeitura tomando conta há alguns anos (Ginásio do Divineia e Ginásio do Canaã) e as administradas pela comunidade, via associação de bairros (Santa Luzia, Canabrava e Cachoeira). "Essas não têm problemas. Algumas estão um 'brinco'".


Já outras, ninguém quer tomar conta. "As associações de bairros não querem cuidar. A comunidade não quer assumir a responsabilidade", lamenta Aguiar. Lamenta ainda mais, a título de exemplo, quando lembra o estado de má conservação em que se encontra o ginásio do bairro Cidade Nova. "Está todo depredado", lamenta.


Como a Prefeitura construiu quadras em praticamente toda a cidade, ou vem construindo e/ou reformando, e não tem como designar um servidor para zelar por cada um desses equipamentos públicos, a Administração Municipal busca uma alternativa.


De acordo com o secretário de Esportes, o prefeito Branquinho pensa em contratar uma empresa para fazer a gestão das quadras (abrir, fechar, organizar, tomar conta). "E, se possível, ter professor de educação física para organizar as atividades", revela.


QUADRAS DA UAI SÃO ABERTAS À POPULAÇÃO


Grupos interessados em usar as duas quadras poliesportivas e a quadra de peteca da UAI Hermes Martins podem fazê-lo. Mas, antes, precisam marcar o horário na Secretaria de Esportes, que funciona na própria UAI.


Os horários são reservados especialmente pelos praticantes de basquete, vôlei e peteca. Normalmente, entre 16h e 21h30, por causa do sol (as quadras não são cobertas). "A UAI não fica parada nem aos domingos", frisa o secretário.


Ele nos mostra uma escala que revela menor movimento aos sábados. Antes da pandemia, as atividades de sexta à noite também acabavam mais cedo, porque a UAI tinha um horário de funcionamento para o forró da melhor idade.


QUADRAS POLIESPORTIVAS TAMBÉM PODEM SER RESERVADAS


O ginásio poliesportivo do Divineia, as quadras poliesportivas dos bairros, a quadra de areia do Canabrava (para vôlei, futevôlei e futebol de areia) e os equipamentos esportivos públicos já voltaram a ser reservados, como decorrência da flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia.


Ficaram "fechados" por um tempo. Mas a comunidade voltou a procurar a Sejel para solicitar uma reserva. Na solicitação formal, consta o nome do solicitante, o CPF, o endereço, o local da quadra de interesse e o horário solicitado para o grupo.


"A Sejel emite a solicitação/autorização em duas vias, para o solicitante levar a segunda via para a quadra, caso alguém queira usar o equipamento no mesmo horário, sem autorização", explica Aguiar. O documento pode ser apresentado, em caso de precisar acionar a polícia. Isso porque já houve registro de ocorrência do tipo.


SEJEL APOIA TODAS AS AÇÕES ESPORTIVAS QUE OCORREM NA CIDADE


De maneira direta, como nos campeonatos e torneios organizados junto com a Liga Desportiva Unaiense, ou indireta, em que participa como apoio das mais diversas ações ou atividades esportivas que ocorrem em Unaí, a "Sejel está em todas".


"Eles organizam, a Prefeitura faz o resto", conta Aguiar. O resto, segundo ele, pode ser a terraplanagem de um campo de futebol, a delimitação e preparo de locais para eventos esportivos, a intermediação junto a órgãos públicos de apoio, como Polícia Militar e Departamento de Trânsito, para interdição de vias públicas e controle de tráfego; o fornecimento de água e lanche antes e depois de competições locais (como por exemplo, ciclismo e corridas de rua), ou de transporte e alimento para competições em outros municípios.


Para demonstrar que a Sejel apoia todas as atividades que ocorrem na cidade, Aguiar nos mostrou um quadro que ainda continha anotações do mês de novembro: torneio de futebol soçaite no bairro Canabrava (prefeitura mandou limpar o campo, deu rede, bola e troféu).


Inauguração do campo da universidade federal (UFVJM): Secretaria de Obras levou terra, fez terraplanagem; Sejel deu bolas, redes, apitos.


Copinha de futebol do Itapuã: garotada usou o Ginásio do Divineia e o Estádio Urbano Adjuto.
Pedalada da Paz: Prefeitura ajudou na divulgação e apoiou com acompanhamento durante todo o percurso.


Vila do Gol: crianças que treinam na escolinha foram levadas para jogar no Estádio Urbano Adjuto. Não raras vezes, segundo Aguiar, o estádio abre as portas para a comunidade.


Aguiar deu um exemplo: "o Colina vai fazer um torneio de futevôlei. Eles vêm aqui pedir placar, bebedor, bolas. Então, a Sejel participa de todos os eventos esportivos da cidade, de uma maneira, ou de outra".


SEJEL PLANEJA RETOMAR NORMALIDADE EM 2022


Aguiar conta que ainda este mês vai sentar com a direção da LDU, para definir o calendário de eventos para 2022. Para isso, tem de administrar e planejar com antecedência duas questões, a fim de não deixar para a última hora: uma legal (para a Liga receber o fomento da Prefeitura, tem de demonstrar onde será gasto o recurso público) e uma de gestão (acompanhar a organização e preparo dos campeonatos e torneios e o gerenciamento da mão de obra de responsabilidade da LDU).


Para o secretário de Esportes, dezembro é o momento de planejar o 2022, "para começar as atividades mais cedo. Porque em 2021, tumultuou demais, está sendo tudo muito puxado, muito corrido".


O ano de 2021 não pode, de maneira nenhuma, ser comparado ao de 2019, antes do surgimento da pandemia, segundo conta Aguiar. "O campeonato de futsal de Unaí, por exemplo, fizemos um no início do ano (janeiro/fevereiro) e outro no fim do ano (de outubro a dezembro) de 2019. Nos campos, um campeonato municipal, um de segunda divisão e um ruralão. Fizemos campeonatos de salão e de campo para crianças. Dois campeonatos de futevôlei na quadra de areia do Canabrava".


As escolinhas de futebol da Sejel também deverão voltar com todo o gás em 2022, depois de paradas há quase dois anos. Serão retomadas tanto a que funciona durante o dia no bairro Canaã (para crianças de 6 a 13 anos), quanto a que funciona à noite na UAI Hermes Martins (para crianças de 5 a 12 anos).


E o apoio da Prefeitura para os eventos de todas as modalidades esportivas continuará firme em 2022. "Apoiaremos tudo o que for possível", finaliza Aguiar.


FOTOS ABAIXO SÃO DE ARQUIVO DA SEJEL: ALGUMAS FORAM FEITAS ANTES DA PANDEMIA; OUTRAS, MAIS RECENTEMENTE

 

 esprett 0001

esprett 0002

esprett 0003

esprett 0004

esprett 0005

esprett 0006

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas