Realizada última audiência pública para consolidação do PMDE 2015-2025

A Coordenação de elaboração do Plano Municipal Decenal de Educação (PMDE) realizou, nesta terça-feira (26/5), a última reunião (audiência pública) de consolidação das metas e estratégias do PMDE unaiense para os próximos dez anos e o alinhamento com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

A oitiva desta terça, na Câmara Municipal, foi a última oportunidade de o cidadão manifestar-se acerca das diretrizes do plano que balizará a educação unaiense nos próximos dez anos.

Todas as metas e estratégias foram apresentadas para análise dos presentes. Intervenções foram dirigidas aos coordenadores para apreciação. Qualquer alteração sugerida deveria ser submetida à plenária, para rejeição ou aprovação. Sem intervenções, as diretrizes do plano seriam automaticamente aprovadas.

Durante a abertura oficial da audiência pública, a coordenadora-geral do PMDE, Janilde Fontana, explicou que o plano vem sendo construído desde 2013. Ela destacou a participação da sociedade como fator relevante nessa construção conjunta.

"Essa participação é o fator relevante. O plano foi construído por uma coletividade: representantes de órgãos públicos, de entidades classistas, de organizações não governamentais, de conselhos municipais, associações, sindicatos, de escolas públicas e particulares, e de outros órgãos da sociedade civil organizada", destacou Janilde.

A secretária municipal de Educação, Francisca Peres, também atribuiu importância à construção coletiva do PMDE. "Essa união e unidade são fundamentais para a construção desse plano, fruto de quase dois anos e meio de trabalho árduo. Mostrou que a educação é responsabilidade de todos, e não só de gestores e professores".

Para Francisca, o plano foi "bastante fortalecido" pelas parcerias, pela troca de ideias e de experiências com os variados agentes. "Com isso, esperamos criar um plano real, com os pés no chão. Este é um momento histórico", comemorou.

Também se pronunciaram o diretor da Superintendência Regional de Ensino, Zeuman de Oliveira e Silva, e o vereador Alino Coelho, representando a Presidência da Câmara Municipal. Para Zeuman, "o PMDE deve estar acima da política, porque vai perpassar vários governos". Alino Coelho afirmou que o Poder Legislativo está aberto para ajudar na discussão e na busca do melhor plano para Unaí.

A fala do vereador encaixa-se nos próximos passos rumo à transformação do plano em documento oficial do município. Para isso, o prefeito terá de encaminhar o documento ao Poder Legislativo, onde será apreciado e votado pelos vereadores, e depois retornará ao prefeito para sanção. Tudo isso deve ocorrer até o dia 24 de junho, prazo final para que o município entregue o PMDE ao Governo Federal.

plandece 0002
Mesa diretora dos trabalhos, com a secretária municipal da Educação e coordenadoras
do PMDE

plandece 0001