topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Semed promove reunião para consolidar Plano Decenal da Educação

A Comissão Executiva de Reelaboração do Plano Municipal Decenal de Educação (PMDE) está promovendo reuniões, a fim de obter novas propostas para consolidação do documento que norteará a educação unaiense nos próximos dez anos. Nessa terça-feira (12/5), a comissão reuniu na Secretaria de Educação (Semed) cerca de 60 pessoas para mais uma discussão com vistas ao fortalecimento do plano, com ampliação dos objetivos e metas a serem alcançados no período de 2015 a 2025.

Os grupos foram divididos para debater os seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação no campo, educação de jovens e adultos, educação técnica (profissional e à distância), ensino superior, valorização do magistério, gestão e financiamento, e transporte escolar.

Esta fase em que se encontra a elaboração do PMDE é um avanço de etapas anteriores, segundo a coordenadora geral do plano, Janilde Fontana. Num primeiro momento, o processo de elaboração coletiva formou minifóruns nas unidades de ensino, envolvendo a sociedade unaiense.

Unaí passou por várias etapas, partindo da base. Desde o pai do aluno se manifestando, passando pelo servidor, o auxiliar e todos os profissionais da educação também falando dos desejos e necessidades para a construção da educação municipal nos próximos dez anos. A Semed também já ouviu a sociedade civil e instituições não governamentais.

A elaboração da estratégia está sendo aperfeiçoada com a ajuda dos conselhos municipais que auxiliam a gestão educacional (Conselho de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho de Transporte Escolar, Conselho de Alimentação Escolar).

"Os conselhos participam ativamente da elaboração. São formados por pessoas com experiência educacional, engajadas politicamente na ação, e querendo que as coisas aconteçam dentro de Unaí", disse Janilde.

Segundo ela, o resultado desse esforço será o fortalecimento do plano produzido até o momento. "Vamos incluir nesse documento algumas estratégias colocadas pelo Governo Federal. E hoje a comissão representativa dirá sim ou não ao que será apresentado à equipe técnica".

Haverá uma audiência pública dia 26 de maio, na Câmara Municipal, para ampliar o espaço de participação do cidadão que ainda queira se manifestar sobre o plano. "Se alguém ainda não disse, será o momento de dizer", salientou a coordenadora geral do plano.

Depois de consolidado, o PMDE será encaminhado ao prefeito para transformação do documento em projeto do Poder Executivo, e posteriormente seguirá para apreciação e votação no plenário da Câmara. Durante a análise do Poder Legislativo, especialistas da comissão executiva do plano estarão à disposição dos vereadores para acompanhamento do processo.

O prazo final estabelecido pelo Governo Federal para entrega do plano é o dia 24 de junho. Ou seja, pouco mais de 40 dias para o plano ter aprovação dos vereadores, ser sancionado pelo prefeito e se tornar documento oficial do município.

Fotos: Semed
pmde 0002
A coordenadora geral do PMDE, Janilde Fontana, explica o momento atual do plano e a
elaboração das metas e estratégias para consolidação do documento


pmde 0001
A secretária municipal Francisca Peres (Eduação) deu as boas-vindas aos participantes e
pediu empenho na elaboração


pmde 0003
As comissões temáticas discutiram e ofereceram propostas para aperfeiçar e fortalecer o plano



SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012