Autorizado o início da construção da nova Escola Israel Pinheiro, obra de R$ 2,7 milhões

O prefeito Delvito Alves assinou, nessa terça-feira (10/3), a ordem de serviço para a construção da nova Escola Municipal Israel Pinheiro, na divisa dos bairros Canaã e Novo Horizonte. Um investimento de R$ 2,7 milhões, recursos oriundos dos cofres municipais. A nova escola – adaptada para o atendimento de pessoas com deficiência – terá 19 salas de aula de 44 metros quadrados cada (sala), laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, sala multiuso, sala de artes, salas do setor administrativo, cozinha-refeitório, banheiros-vestiários adaptados e ainda uma quadra poliesportiva coberta. A nova unidade escolar será estruturada para atender 1.200 alunos. Desde 2002, a Israel Pinheiro ocupa as dependências do Caic e vem funcionando sob estrutura precária. Atualmente, atende 735 alunos.

Para o prefeito Delvito Alves, a nova escola representa um compromisso da administração do município com o setor educacional. "os professores, profissionais da educação e alunos precisam de um local digno para trabalhar e estudar. Por isso, a construção dessa escola moderna e adaptada a todas as necessidades, para atender os moradores dos bairros Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Iúna, De Lourdes, kamayurá e, ainda, o nascente bairro Sagrada Família".

A secretária municipal de Educação, Francisca Peres, comemorou a conquista que, segundo ela, vai garantir mais segurança e dignidade para os profissionais da educação e para os alunos. "O setor educacional está feliz. Porque entendemos que o sucesso de um povo depende da educação. Esperamos já para o dia 1º de fevereiro de 2016 estarmos com os nossos alunos na nova escola".

O secretário municipal de Obras, João Lúcio Lima, disse que a nova escola "vai valorizar a região, em decorrência dos avanços que virão nos setores urbanístico e de segurança".

Durante seu pronunciamento, Delvito salientou que a administração municipal vai realizar "não apenas" obras físicas, com vistas à melhoria do setor. Para o prefeito, é necessário investir também na relação do ensino-aprendizado, o que envolve, no seu entendimento, um plano de carreira para os professores, a fim de fortalecer o magistério.

"Há mais de 20 anos, o professores lutam por um plano de carreira digno. Essa conquista da categoria deve gerar mais entusiasmo, mais vontade, mais determinação, e a conseqüência será a oferta de um ensino de melhor qualidade para nossos alunos", comentou o prefeito, que anunciou para breve o início da obra de outra escola, a Glória Moreira (no bairro Canabrava), com o mesmo padrão estrutural e de investimento público.

"Nós precisamos garantir às pessoas, principalmente das comunidades carentes, o direito a estudar, ter um bom ensino. Pois, entendemos que essa é uma forma digna de o indivíduo vencer dificuldades, garantir uma melhor qualidade de vida. E o poder público precisa auxiliar nessa conquista", afirmou Delvito.

Parceiros

Representando a Presidência da Câmara Municipal, o vereador Paulo Arara elogiou o empenho do prefeito Delvito Alves e equipe da administração municipal no projeto da construção da nova escola e destacou a importância da participação dos vereadores no apoio à obra, em razão dos resultados que a Israel Pinheiro vai gerar para as comunidades.

A palavra foi franqueada ainda ao presidente da Associação dos Moradores do Canaã, José da Paz, e a outros representantes dos bairros: Donizete do Novo Horizonte, Shilma Nunes e Valdir Pereira da Silva (Valdmix).

Em seus pronunciamentos, eles reconheceram a importância da nova escola para a comunidade e destacaram uma outra obra, a extinção do lixão (mantido há décadas na região), como uma grande conquista para os moradores nos últimos anos.

A palavra também "foi aberta" ao empresário José Batista Furtado, que reconheceu a construção da escola como mais uma ação do governo municipal em benefício da parcela mais necessitada da população.

"A Coreia do Sul saiu de uma situação de pobreza, há cerca de 30 anos, e tornou-se uma potência mundial, porque investiu em educação", exemplificou o empresário, que também lembrou um ensinamento produzido na Grécia Antiga. "Lá, os gregos diziam: 'devemos educar as crianças, para não precisar punir os adultos' ".

israel 0004
Prefeito Delvito mostra a ordem de serviço assinada, juntamente com o representante da
Construtora Só Forma e com os secretários municipais João Lúcio (Obras) e
Francisca Peres (Educação)