Município quer novo plano de carreira dos educadores, afirma Delvito durante abertura do ano letivo

O prefeito Delvito Alves participou, nessa quarta-feira (4/2), da solenidade de abertura do ano letivo 2015. Em seu pronunciamento, ele destacou o esforço empreendido pelo município para elaboração do novo plano de carreira dos servidores da educação. O evento contou com a participação de secretários e assessores municipais, técnicos de educação, professores, diretores e supervisores escolares.

A secretária municipal da Educação, Francisca Ferreira da Costa Peres, acolheu as pessoas presentes dizendo ser aquele um momento muito especial, por oferecer a possibilidade de um contato direto da administração municipal – notadamente o prefeito – com os servidores da educação.

Ela destacou que o tema a ser desenvolvido nas escolas este ano ("A consciência cidadã torna eficientes as práticas educativas") deverá ser lembrado todos os dias. Para isso, um banner será colocado em cada escola municipal. "Para que, realmente, a cada momento, em cada atividade feita com o aluno, as ações estejam voltadas para a formação da consciência cidadã", declarou Francisca.

Em seu pronunciamento, o prefeito Delvito Alves reconheceu a importância do papel do educador na vida da comunidade e da administração pública, destacou a contribuição de diretores escolares na parceria com a administração pública e frisou, especialmente, a necessidade de diálogo entre gestores públicos e educadores, para superação das dificuldades.

E, uma das dificuldades a serem superadas (correção de injustiças com os educadores), segundo ele, diz respeito à elaboração de um novo plano de carreira para os educadores municipais. O prefeito informou que o plano está sendo elaborado pelo assessor legislativo do Poder Executivo (Governo de Unaí), Paulo Gilberto Alves de Souza, e pelo secretário municipal da Fazenda, Antônio Joaquim Alves, juntamente com as comissões de educadores formadas com essa finalidade (da elaboração conjunta).

"Avançamos e temos de avançar muito mais. Principalmente na valorização da política de remuneração dos servidores da educação, que é fundamental, essencial na vida dessas pessoas. Com remuneração justa e equilibrada, vamos ter um educador mais entusiasmado, mais participativo, mais interessado e com mais vontade de lutar", salientou o prefeito.

Delvito lembrou que o município elaborou o plano de carreira dos servidores do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae), cujo grau de satisfação (dos servidores) após a implantação do plano, ultrapassou os 90%. O prefeito espera que o plano para os servidores do Saae sirva de inspiração para outros que poderão contemplar os variados setores do município (educação, saúde e administração).

"Ouvimos o sentimento dos servidores do Saae, discutimos conjuntamente e resolvemos. Da mesma forma que o grau de satisfação dos servidores do Saae está lá no alto – salientou o prefeito – queremos também o plano de carreira dos servidores da educação, da saúde, do administrativo".

Aproveitando a presença de uns e outros que estão envolvidos na elaboração do plano de carreira dos educadores, o prefeito determinou aos auxiliares (Paulo Gilberto e Antônio Alves) que estabeleçam uma política justa para todos os servidores da educação, com uma recomendação: respeitar, prioritariamente, o piso nacional do magistério.

E também pediu aos membros da comissão de educadores que ajam com equilíbrio e serenidade nas discussões para elaboração do plano de carreira. E, assim que forem definidos os parâmetros legais, o governo enviará o projeto para a Câmara Municipal, onde espera compreensão dos vereadores e apoio ao plano. "Negócio bom é negócio que dá certo para todos", sentenciou.

Delvito enfatizou ainda os investimentos do município na infraestrutura do setor, como a construção de duas novas escolas (nos bairros Canabrava e Novo Horizonte/Canaã) com capacidade para 1.200 alunos cada escola, a um valor total de R$ 6 milhões, e a realização de novas licitações para a conclusão das obras das creches do Proinfância nos bairros Cidade Nova e Mamoeiro.

anoes 0001
A mesa de autoridades foi composta por representantes da Câmara Municipal, Governo de Unaí,
Opet e Superintendência Regional de Ensino

anoes 0004