Semed fará seminário para avaliar Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove, nesta quinta-feira (4/12), o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento ocorrerá na sala de reuniões da Semed, das 18h30 às 22h30. Durante a reunião, professores municipais que lecionam no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental apresentarão os resultados obtidos nas escolas do município como culminância de projeto.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem por objetivo central alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, isso até o final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2013, as escolas municipais unaienses trabalharam temas com ênfase em linguagem. Para 2014, a Semed planejou uma abordagem escolar com ênfase em matemática e complementação em linguagem.

Para o aperfeiçoamento do sistema e busca dos resultados, os professores passam por capacitação com carga horária de 160 horas. Em sala de aula, os docentes buscam dar mais dinamismo e ação inovadora ao ensino. Atividades lúdicas e oficinas de confecção de materiais estimulam a interação e auxiliam diretamente no aprendizado do aluno.

No âmbito da Semed, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa envolve uma equipe formada pela secretária municipal da Educação, uma coordenadora local, duas orientadoras de estudo e 42 professores participantes.

Os resultados do plano adotado nas escolas serão aferidos pelo Ministério da Educação (MEC) em seus sistemas de provas.

Mesas temáticas

Durante a reunião desta quinta-feira (4/12), haverá apresentação dos planos e experiências vivenciados pelos professores das escolas municipais. Os assuntos serão abordados em quatro mesas, com seus respectivos eixos temáticos.

O 1º eixo temático vai tratar do tema "Educação Inclusiva" e será apresentado pelos professores das Escolas Municipais Doutor Israel Pinheiro, Terezinha Rezende e Euclides da Cunha. A mediadora será Eleni Fernandes.

O 2º eixo temático vai mostrar os resultados do trabalho sobre o tema "Matemática", que será apresentado pelos professores das Escolas Municipais Adélia Rodrigues Marques e Nossa Senhora de Fátima. A mediação é de Eliana Alves.

"Linguagem" é o assunto do 3º eixo temático. Os professores das Escolas Municipais Teodoro Campos e Santo Antônio vão apresentar os resultados obtidos, mediados por Nilse Pereira.

O 4º eixo temático abordará "Relatos da Experiência: Impactos do Pacto na Escola". Sob mediação de Eleni Fernandes, professores das Escolas Eva Maria Vieira e Padre José de Anchieta vão apresentar a experiência vivenciada nessas escolas.

O seminário continua no dia 11 de dezembro, quando serão apresentados os pôsteres e realizadas as oficinas pedagógicas do Pnaic.

alfa 0001
O Seminário de Encerramento do Pnaid acontecerá na sede da Secretaria da Educação