Jespom 2014 vai mobilizar mais de 700 alunos-atletas em oito modalidades esportivas

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoverá, de 6 a 10 de outubro, os Jogos das Escolas Polo Municipais (Jespom). Para esta edição do programa (11ª edição), são esperados mais de 700 alunos-atletas (masculino e feminino) que vão competir nas modalidades futsal, vôlei, handebol, peteca, atletismo (corrida e salto em distância) e xadrez. Os atletas são estudantes (de 1º ao 9º anos do ensino fundamental) nas 12 escolas polos municipais, situadas nas áreas urbana e rural de Unaí. A abertura oficial do Jespom 2014 será na segunda-feira (6/10), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Municipal Michaelson Mendes Polastrini (Divinéia).

O objetivo do Jespom, de acordo com a Semed, "é aumentar o vínculo do aluno-atleta com a escola, contribuindo para a diminuição da evasão escolar e também para identificar novos talentos esportivos". O desporto escolar, segundo a secretária municipal Francisca Peres (Educação), auxilia ainda na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o exercício da cidadania.

As partidas de futsal, vôlei e handebol serão realizadas nos ginásios Michaelson Mendes Polastrini (Divineia), Amaro Luiz Correa (Bela Vista) e nas quadras da Escola Municipal Jovelmira Jacinto Vasconcelos. As competições de atletismo ocorrerão na Escola Agrícola. E os desafios do xadrez estão previstos para acontecer na unidade maçônica da Rua Nossa Senhora do Carmo (Centro).

As modalidades esportivas estão divididas nas seguintes categorias por idade: pré-mirim (alunos nascidos em 2003-2004); mirim (2001-2002); infantil (1999-2000); juvenil (1997-1998); livre (nascidos de 1996 para baixo).

Os campeões, vice-campeões e terceiros colocados em todas as categorias e respectivas modalidades serão premiados com troféus e medalhas.

Responsabilidades

Durante os dias de Jespom, os alunos-atletas das escolas rurais ficarão alojados no Frei Tito, sob a responsabilidade da diretoria (e equipe) da respectiva escola. De acordo com a organização administrativa do Jespom, cada escola possui uma equipe de trabalho que ficará responsável pelos alunos.

A Semed é responsável pelo transporte dos alunos, professores e diretores das escolas, bem como pelas acomodações, alimentação e segurança das equipes envolvidas no Jespom.

Parcerias

Para a realização dos jogos, a Semed contará com a parceria da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e da Liga Desportiva Unaiense (LDU). Esta última será responsável principalmente pela arbitragem das competições.

A Escola Jovelmira Vasconcelos, a Escola Agrícola, a Faculdade Facisa, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são outros importantes parceiros na realização do Jespom 2014.

Regulamento e tabela

Clicando aqui, você fica conhecendo o regulamento do Jespom. E aqui, a tabela com horário e locais dos jogos.

jesp 0001
A Semed está se preparando para realizar os Jespom 2014