7 de Setembro: desfile civil-militar unaiense deverá ter mais de 1.200 participantes

A Avenida Governador Valadares será mais uma vez o tradicional palco da maior comemoração cívico-patriótica de Unaí: o desfile comemorativo da Independência do Brasil. Neste domingo (7/9), a organização do evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e parceiros, aguarda mais de 1.200 participantes provenientes das escolas públicas, faculdades, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, Centro Socioeducativo, Apae, Cepasa, Ordem Demoley, entre outras entidades participantes. Para evitar o sol forte, a organização afirma que o desfile começará pontualmente às 7h30.

A organização do evento (Semed) estabeleceu para este ano o tema "Brasil, pátria amada e idolatrada...Unaí, berço esplêndido". A intenção é, por meio do desfile, focalizar as riquezas econômico-culturais do município, bem como mostrar avanços e conquistas gerais de Unaí ao longo dos anos. Para isso, serão abordados subtemas como: "Forças da nossa segurança pública", "Apae-29 anos construindo uma história de igualdades", "Tradições e culturas regionais do distrito de Palmeirinha 2", "Unaí-Celeiro de grãos", "Prosperidade no futuro e glória no passado", "A cultura é a gente que faz", "Riquezas da nossa terra –naturais, agrícolas, pecuárias e culturais", "Unaí, a riqueza brota no cerrado", "Unaí, cidade solidária", "Famílias fazendo a história em Unaí", "Unaí, cidade e progresso", "Unaí, cidade e educação inclusiva", "Unaí, meu Brasil, eu te amo" e "Unaí, celeiro de Minas".

A concentração, bem como local de saída dos blocos, será a Praça da Matriz. A previsão é que o primeiro bloco inicie o desfile às 7h30. Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, Centro Socioeducativo, Apae, Escolas Municipais Eva Maria Vieira, Adélia Rodrigues Marques, Terezinha Rezende, Teodoro Campos, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio e Escola Estadual Manoela Faria Soares integram o primeiro bloco do desfile.

No segundo bloco estão a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Areuna (Associação Recicla Unaí), as Escolas Municipais Tomaz Pinto da Silva, Euclides da Cunha, Jovelmira Vasconcelos e Glória Moreira, o EJA (Educação de Jovens e Adultos), o Brasil Alfabetizado, e as Escolas Estaduais Teófilo Martins Ferreira, Julio Martins Ferreira – Cesec e Dom Elizeu.

O terceiro e último bloco do desfile vem trazendo os integrantes da Ordem Demoley, o Centro Polivalente de Atividades Ambientais, Sociais e Culturais (Cepasa), Faculdade Facisa e Unitec, as Faculdades Inesc, as Escolas Municipais Dr. Israel Pinheiro e Padre José de Anchieta, e as Escolas Estaduais Domingos Pinto Brochado, Delvito Alves da Silva e Juvêncio Martins Ferreira.

O desfile da Independência percorrerá a Avenida Governador Valadares (da Praça da Matriz até a Rua Canabrava). O palco das autoridades será instalado na esquina com Rua Celina Lisboa, nas proximidades da Escola Estadual Domingos Pinto Brochado. A expectativa é que entre 5 mil e 8 mil pessoas assistam ao desfile.

setese 0001
No ano passado, o público lotou a avenida para assistir ao desfile; Este ano, um número
maior de espectadores é esperado, mas a organização alerta: "Para evitar o sol forte,
o evento começará pontualmente às 7h30"