Seminário de Educação aborda práticas, avanços e desafios do setor

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu na sexta-feira (18/7) o 4º Seminário de Educação de Unaí. O tema proposto para discussão e debates foi "práticas, avanços e desafios para o setor". Os palestrantes do dia foram os professores e escritores Júlio Machado e Maria Tereza Maldonado. O evento reuniu profissionais da educação pública unaiense e, em sua abertura oficial, contou com a presença do prefeito Delvito Alves , secretários e assessores municipais.

Ao acolher os presentes, a secretária municipal da Educação, Francisca Peres, chamou a atenção para a importância do evento. "Estamos aqui hoje para refletir as nossas práticas, tanto na vida profissional quanto na vida particular e, principalmente, na vida educacional".

De acordo com Francisca, o seminário seria um passo importante para ajudar os educadores a definir a linha de trabalho, a partir de algumas perguntas. "Como está minha prática dentro da escola? O que está dando certo, e o que precisamos trabalhar mais, para obtermos avanços e conquistas?". Ela salientou que, ao responder a essas perguntas, o foco deveria estar na perspectiva da aprendizagem e no sucesso dos alunos.

Durante seu pronunciamento na abertura do seminário, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço, ressaltou principalmente o avanço da educação na zona rural de Unaí. Segundo a vereadora, a melhoria da educação na área rural é fator primordial para a manutenção das famílias no campo e na garantia da "grande" produção agropecuária unaiense.

Dorinha declarou ainda que o Poder Legislativo "está de portas abertas" para debater a pauta da educação pública e para votar os projetos positivos para o setor.

Modelo eficiente
Adotar políticas públicas de resultado e perseguir um modelo de gestão mais eficiente para o setor da educação foram fatores destacados pelo prefeito Delvito Alves para propor as melhorias do segmento.

Para atingir os objetivos, segundo o prefeito, a administração municipal apresentará um modelo novo de gestão no dia 1º de dezembro deste ano, propondo mudanças substantivas. "Vamos apresentar o modelo ao Conselho Municipal de Educação e também discutir com a classe dos educadores, para diminuir as margens de equívocos e erros".

De acordo com Delvito, o plano deverá responder a perguntas como "Estamos investindo os recursos públicos de forma correta? Para aonde está sendo destinado o dinheiro público e quais os resultados desses investimentos?". A administração pública, no entendimento do prefeito, deve gastar os recursos de forma correta.

Quanto ao seminário, o prefeito louvou a iniciativa e destacou a importância dos temas tratados. "Não tenho dúvidas de que os temas aqui propostos e discutidos promoverão melhorias na nossa educação". Ele, porém, considerou a necessidade da valorização dos professores também como fator decisivo para implementar as mudanças. "Não adianta discutirmos temas importantes como esses tratados aqui, se não tivermos na sala de aula professores motivados e participativos. Para isso, precisamos de uma política salarial justa para eles".

Vivência e convivência
O ponto alto do seminário foram as palestras.
Na parte da manhã, o professor Júlio Machado, abordou o tema "Escola: espaço para aprender a viver e a conviver".

Na abertura da palestra, professor Machado propôs algumas reflexões para os presentes, partindo do pressuposto do aluno quando se torna problema dentro da escola: "O que nós queremos, qual o nosso projeto educacional, nossa motivação?"

Em outra parte, ele chamou a atenção para o processo educativo em meio às demandas da atualidade, capitaneadas pela mídia (meios de comunicação), pela sociedade de consumo e pelo poder econômico. "A que sistema estamos servindo enquanto educadores, aquele que forma seres humanos, ou o sistema que forma 'teres' humanos? Esse é o novo desafio para as escolas".

No turno da tarde, a professora Maria Tereza Maldonado falou sobre o tema "Educando crianças e jovens para a paz e a solidariedade", em que procurou abordar em profundidade o convívio dos vários agentes (diretores, professores, servidores e alunos) dentro da escola.

curva 0001
A mesa de autoridades foi composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal,
Secretaria de Educação de Unaí, Secretaria de Educação de Paracatu, Polícia Militar,
Superintendência Regional de Ensino, Conselho Municipal de Educação