Delegações estrangeiras visitam Unaí para conhecer programas de segurança alimentar e nutricional

Delegações de Alemanha (dois membros), Índia (três membros),Bangladesh (três membros) e Filipinas (um membro) vieram a Unaí, no sábado (22/3), para conhecer a política nacional e estadual de segurança alimentar e nutricional e também o programa estruturador Cultivar, Nutrir e Educar. As delegações foram recepcionadas na Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira por autoridades estaduais e municipais da Educação e setor da agricultura. O prefeito Delvito Alves deu as boas-vindas aos estrangeiros na Escola Agrícola (Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira).

No turno da manhã, as delegações estiveram na Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, onde encontraram com estudantes e acompanharam o momento da alimentação na escola; assistiram a uma apresentação de membros do comitê gestor local do programa, para conhecer a articulação das políticas e a proposta de implementação do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional); acompanharam apresentações de técnicos da Embrapa e conheceram experiências de agricultores familiares beneficiários do Bolsa Família e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na parte da tarde, as delegações visitaram uma propriedade rural indicada pela Emater, a fim de conhecer experiências de um produtor beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fornece – entre outros – produtos para a alimentação escolar.

Durante o encontro com os estrangeiros, o prefeito Delvito disse ter certeza de que seria uma "extraordinária experiência" para as delegações. "Será um marco, uma arrancada, para que vocês implantem esses programas nos seus países até de forma mais avançada e corajosa". Delvito afirmou que Unaí é um exemplo clássico de avanço no setor da agricultura familiar e de políticas para o segmento, já que possui 60 comunidades rurais e 36 assentamentos da reforma agrária consolidados, o maior contingente de Minas Gerais.

"Nesse segmento, temos buscado desenvolver políticas públicas para dotar o campo de infraestrutura e construir condições adequadas, para aumentar a produtividade e para fixar o homem no campo", afirmou o prefeito, para quem "não adianta distribuir terras, sem dar aos pequenos agricultores condições de trabalho". Hoje, segundo Delvito, o governo municipal tem feito sua parte.

O gerente regional da Emater, José Arcanjo, apresentou aos estrangeiros a região Noroeste de Minas como produtora de "significativos" 500 mil hectares de grãos. Ele assinalou ainda que o segmento de agricultura familiar produz pelo menos 84% de todo o alimento que é colocado na mesa dos brasileiros.

À tarde, depois de cumprir a programação estabelecida, as delegações voltaram à Brasília, de onde retornariam aos seus países de origem.

nutri 0001
Unaienses recepcionaram estrangeiros que vieram conhecer os programas, políticas  e
experiências na área de segurança alimentar e nutricional

nutri 0002