Conferência Municipal da Educação: em busca de um plano para os próximos 10 anos
- 21/06/2013 - 13:55
- Por Ricardo Ribas
"A educação no desenvolvimento de um mundo melhor". Esse o tema da 6ª Conferência Municipal da Educação aberta oficialmente no Itapuã Iate Clube na noite de ontem (20/6). Durante o evento, que segue até o final da tarde desta sexta-feira (21/6), haverá discussão e formatação de propostas (por governo e sociedade) para a elaboração do Plano Decenal da Educação, ou seja, traçar os rumos que a educação unaiense deve seguir e as metas a serem atingidas, para melhorar a qualidade educacional do município nos próximos dez anos.
Na abertura oficial, o prefeito Delvito Alves reafirmou o compromisso da Administração Municipal em priorizar setores fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo a educação como pilar essencial de transformação. "A educação é o alimento mais eficaz para atingir os objetivos para melhorar a qualidade em todos os demais setores", resumiu.
O prefeito elogiou os servidores que atuam na educação municipal, em razão da "parceria leal e paciência devotados à Administração". Segundo Delvito, os educadores não perdem por esperar, "pois todos os compromissos assumidos pelo governo serão cumpridos, assim que a legalidade exigida para as reformas for alcançada".
Ele lembrou o momento histórico vivido pelo Brasil, para estimular os participantes da sociedade e do governo a elaborar um plano decenal sintonizado com esses "novos tempos e com as novas demandas sociais". Propor metas a serem atingidas e perseguir os resultados ao longo dos próximos dez anos, na opinião do prefeito, será decisivo para avanços no setor.
"Para que quando lá chegarmos, a educação unaiense, com certeza, estar numa situação muito melhor", enfatizou o prefeito, para quem, zelar pelas escolas municipais e dar condição de trabalho aos professores é desejo, obrigação e dever dele enquanto gestor do município.
Após o pronunciamento do prefeito, houve momentos culturais, a fala da secretária municipal da Educação, Francisca Peres, dando boas-vindas aos participantes e palestra sobre o tema "Leitura de mundo: atitude e ação", proferida pela educadora Tânia Santos, que veio de Curitiba (PR), especialmente para o evento. Vinte e seis escolas municipais participaram da abertura da conferência.
Na programação desta sexta-feira está prevista palestra "Democracia: importância da participação popular nas políticas públicas", ministrada por Robson Zuccolotto, de São Paulo e, no período da tarde, apresentação das bases para discussão do Plano Decenal da Educação, com socialização e votação das propostas que resultarão na elaboração do documento final do plano.
Mesa de autoridades durante a abertura oficial da Conferência da Educação
Participantes lotaram o salão social do Itapuã Iate Clube
Delvito: "Construir o Plano de Educação é mais do que atender a lei, é comprometer-se
com o sonho de usufruir do direito de ter uma educação com qualidade, numa escola
pública apta a atender com dignidade estudantes e profissionais de ensino".
Secretária Francisca Peres (Educação) dando boas-vindas aos partiicipantes da
conferência
A primeira palestra do evento foi de Tânia Santos, que veio de Curitiba, falar sobre o
tema "Leitura de mundo: atitude e ação"