Semed promove aula inaugural de adesão ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu nessa quarta-feira (17/4) a aula inaugural do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O objetivo principal do Pacto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Unaí é um dos municípios brasileiros que assumiram formalmente o compromisso com o governo federal. O prefeito Delvito Alves abriu oficialmente o evento ocorrido no auditório da Câmara de Vereadores.

"Nobre objetivo". Assim Delvito classificou o PNAIC e a adesão de Unaí ao programa. Ele considerou o momento como "clara oportunidade de os professores demonstrarem toda a sua competência, a fim de que o município alcance os objetivos propostos no pacto". O prefeito lembrou ainda que um campus universitário federal será instalado em Unaí e precisará de alunos com boa formação básica e colegial.

Delvito reconhece também que, para desempenhar seu papel, o magistério público unaiense precisa ser mais bem remunerado. "Precisamos corrigir uma das maiores injustiças feitas pelas administrações passadas, que é a baixa valorização salarial dos professores". Segundo o prefeito, para conseguir cumprir os objetivos do PNAIC, "o município vai precisar de um quadro de professores motivados e com melhores salários".

A secretária municipal da Educação, Francisca Peres, expressou confiança no alcance das metas estabelecidas pelo Pacto. "Temos certeza de que os professores darão o máximo de si, para que todas as crianças da rede municipal de ensino estejam lendo e escrevendo até os oito anos de idade".

O evento contou com a participação das professoras Eliana Alves da Silva (orientadora do estudo), Weruska Pereira Oliveira (orientadora do estudo) e Eleni Gonçalves Campos (coordenadora local do PNAIC).

Para finalizar a aula inaugural, Helen Caetano de Souza fez palestra sobre o tema "A formação de professores como agentes de letramento: da leitura à compreensão leitora".
Clique no link abaixo e saiba mais sobre o PNAIC criado pelo Ministério da Educação (MEC):
PNAIC

idadecerta 1
Na mesa dos trabalhos, Delvito ladeado por representantes da Educação e da Câmara Municipal

idadecerta 2
Na abertura oficial, o prefeito pede a união de todos os educadores em busca do cumprimento das metas
do PNAIC

idadecerta 3
Profissionais da educação acompanharam a aula inaugural ocorrida no auditório da Câmara de Vereadores

idadecerta 4
A secretária Francisca Peres expressa confiança no alcance dos objetivos propostos: "Os professores,
com certeza, darão o máximo de si para verem os alunos lendo e escrevendo"