topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

1 ª capacitação para professores de apoio aos alunos com autismo e outros transtornos e deficiências

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Unaí (urbanas e rurais) já contam com professores de apoio da educação especializada, para efetuar o acompanhamento de alunos com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, transtorno do espectro autista, deficiência física, com comorbidades associadas ou não.


Nessa quarta-feira (6/4), os 120 professores de apoio (e as especialistas da educação municipal) passaram por uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conduzida pela neuropsicopedagoga Edivânia Mendes Teixeira, que é diretora da Escola Especial João da Neca, na Apae de Unaí, e tem 29 anos de experiência com educação especial.


De agora em diante, todas as salas de aulas das creches e do ensino fundamental (séries iniciais e finais) onde haja pelo menos um aluno com necessidades especiais terá um professor de apoio, para adaptar o conteúdo do ensino à realidade, à habilidade e à necessidade do aluno com deficiência.


A diretora pedagógica da Semed, Lidiane Beatriz da Siva Ribeiro, afirmou que a secretaria vai ofertar suporte para os professores de apoio durante todo o ano, para depois poder cobrar. "A gente não quer só alguém para levar o aluno especial no banheiro. Queremos a inclusão total do aluno, que ele possa aprender, compreender o conteúdo do que é ensinado".


Na véspera da capacitação para os professores, Edivânia Teixeira também bateu um papo com os pais (notadamente mães) de alunos com necessidades especiais educacionais que já estão sendo, ou serão, atendidos pela rede municipal de ensino. "Buscar tranquilizá-las sobre situações que lhes trazem angústias", assinalou.


Edivânia explicou que os pais recebem o diagnóstico sobre a situação dos filhos, mas não têm o conhecimento sobre o que são esses diagnósticos, sobre o que significam em termos práticos. "Nem todos os que receberam o diagnóstico tiveram esclarecimentos quanto à situação do filho".


E muitos pais e mães (especialmente mães) mantêm essa angústia e depositam uma esperança muito grande com o professor de apoio, segundo observa. "Então, a ideia foi colocar essa questão para eles: o que realmente causa, o que tem potencialidade, o que tem dificuldade, e trabalhar o máximo da autonomia dos filhos".


"MEU FILHO ESTÁ SENDO AVALIADO NA APAE E TENDO TODO O APOIO NA ESCOLA"


Luciene Pereira de Oliveira era uma das mães que ouviam atentamente as exposições da neuropsicopedagoga e participou ativamente do bate-papo, fazendo perguntas e enriquecendo a palestra. O assunto é particularmente caro a Luciene, já que ela é professora no Centro de Educação Infantil Branca de Neve (ou Creche do Mamoeiro), onde também estuda seu filho. "Mas em horários diferentes", ela antecipa, "para não haver interferência de um na atividade de outro".


O filho de Luciene está sendo avaliado na Apae com possível diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), transtorno opositivo desafiador (TOD) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH). Para isso, o garoto é acompanhado por fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo e terapeuta. O laudo final é dado por um médico. "Estamos aguardando esse fechamento do diagnóstico dele", ressalta Luciene.


No CEI Branca de Neve, o garoto frequenta sala regular e conta com professor de apoio, conquista comemorada pela professora/mãe Luciene. "A gente (principalmente os educadores) via essa necessidade do apoio, para nos ajudar com as crianças que têm alguma dificuldade. Isso faz uma grande diferença no desenvolvimento da criança".


NA CRECHE DO CIDADE NOVA, SÃO 6 ALUNOS ATENDIDOS POR PROFESSORES DE APOIO E 4 AGUARDANDO LAUDO


Diretora do CEI Onilda Chaves Pessoa (ou simplesmente Creche do Cidade Nova), Fabiani Januária Silva Mendes nos contou que a unidade já disponibiliza seis professores de apoio para o atendimento de seis crianças com diagnóstico fechado, a maioria autista.


Ela conta que outras quatro crianças aguardam laudo, situação que deve resultar na contratação de mais professores de apoio. Fabiani diz que na própria sala de aula os professores começam a identificar alguns sinais reveladores de dificuldades do desenvolvimento da criança. "A professora percebe que a criança não desenvolve como as outras. A gente conversa com a mãe, orienta a procurar um médico neurologista".


Quando um laudo chega à escola atestando que a criança tem necessidade de apoio educacional especial, a unidade aciona a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela contratação e encaminhamento dos professores de apoio.


Mas não é só isso, segundo Fabiani. "Procuramos trabalhar dentro e fora da sala de aula, ou seja, adaptar o material didático à necessidade da criança, fazer ela se sentir bem. Temos de entender que às vezes a criança está custosa ali, porque não compreende bem o que está acontecendo".


A diretora da unidade também comemora a chegada dos professores de apoio como importante conquista para a educação municipal. "Vai diminuir as dificuldades, que eram grandes. E parece que a cada ano que passa aumenta o número de crianças com algum tipo de dificuldade de aprendizagem", avalia Fabiani.


Ao todo, são 250 alunos de 1 a 4 anos que frequentam o CEI do Cidade Nova, a maioria das crianças moradora do próprio bairro.


ALGUMAS CRIANÇAS ESTUDARÃO NA APAE


Edivânia Teixeira salienta, no entanto, que nem todas as crianças vão conseguir ter um desenvolvimento pedagógico no contexto de uma escola regular.


"Normalmente, os deficientes moderados, graves e profundos não conseguem se empenhar em suas atividades pedagógicas, mesmo com o professor de apoio". Será encaminhada para a Apae.


De acordo com a diretora da escola da Apae, o autismo é o transtorno mais comum diagnosticado em Unaí e região nos últimos anos. O caso de autismo já pode ser investigado a partir de um ano e meio ou dois anos de vida, para o médico fechar o diagnóstico. O diagnóstico de outras comorbidades associadas podem ser fechados mais tarde.


Os primeiros indícios do transtorno já podem surgir com alguns meses após o nascimento. O diagnóstico de deficiência intelectual, por sua vez, pode ser fechado a partir dos seis anos de idade (até os 18 anos).

 

DICAS PARA OS PAIS


Para as famílias, especialmente mães, a principal dica de Edivânia Teixeira é atuar no sentido de que os filhos com deficiência se tornem autônomos, independentes e funcionais. A especialista ressaltou que os pais não devem fazer as atividades pelos filhos, não infantilizá-los em relação às dificuldades, dar autonomia e independência a eles.


"Todo mundo aprende. Por mais comprometido que seja, aprende alguma coisa. A independência (comer, se banhar, se vestir) é necessária para todos nós", salientou a especialista.


Ela faz um alerta aos pais: "Pode contrariar a criança com necessidade especial sim. Ela precisa ter limites, ser organizada, obedecer às regras". Os pais não devem alimentar preconceitos ou negar o diagnóstico da criança. Pais e professores devem agir dentro da realidade, não adiantando fazer projeções irreais, fantasiosas ou inalcançáveis.


E dá uma dica preciosa: "Com o professor de apoio, nenhuma criança vai deixar de ser autista ou resolver totalmente uma deficiência intelectual. As intervenções vão amenizar as dificuldades, mas não vão acabar com as dificuldades. Se a criança tiver potencialidade, ela vai aprender".


PARA OS PROFESSORES DE APOIO


"Quem quer trabalhar na educação especial precisa gostar do que faz, ter sensibilidade, um olhar sensível, ter empatia (se colocar no lugar do outro), ter boa vontade e bom-senso", recomendou a palestrante. Na plateia, os professores de apoio e especialistas da educação municipal escutavam atentos.


Outra dica da especialista é estimular o aluno, acentuar traços daquilo que ele mais gosta e trabalhar com coisas concretas. "Assim ela aprenderá com mais facilidade". Para isso, adaptar o ensino à realidade do aluno, à sua habilidade e necessidade.


Respeitar a idade cronológica, as diferenças de cada um e o nível de aprendizagem, respeitando também as dificuldades inerentes a cada deficiência. Não infantilizar o aluno em razão de suas dificuldades e não fazer as atividades por ele. "O aluno não é bobo", garante Edivânia.


Ela também destaca que a criança não pode fazer o que quer. "O respeito, o limite, as regras devem ser iguais para todos. Ela tem de entender isso".


Da mesma forma que recomendou aos pais, fez aos professores: "a educação especial não é para vencer conteúdo, mas para desenvolver a autonomia e a independência dos alunos. Todo mundo aprende alguma coisa".


Antes de fechar a palestra, Edivânia pediu muita sintonia entre os professores (regente e de apoio) na sala de aula e respeito pelo sofrimento das mães (que não fizeram faculdade sobre o tema, mas sabem muito da história dos filhos).


"Façam diferença na vida dessas pessoas", conclamou aos presentes. "É gratificante quando vemos um aluno nosso formando numa faculdade. Se fizermos a diferença na vida de um aluno, isso não tem preço".


E as grandes diferenças podem começar com pequenos gestos, pequenos avanços. "O aluno chegou beliscando, não belisca mais. Chegou cuspindo, não cospe mais". É conquista. É avanço.

 

autiss 0006

autiss 0007

autiss 0008

autiss 0009

autiss 0010

autiss 0011

autiss 0004

autiss 0001

autiss 0002

autiss 0003

autiss 0005


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas