topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Educação distribui livros de “reforço escolar” para alunos e professores da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a distribuição de livros do programa "Aprova Brasil" nesta quinta-feira (15/8). Até sexta, alunos do 2º ao 9º ano, bem como professores de matemática e português receberão o material nas escolas municipais. São livros paradidáticos que serão utilizados em sala de aula para fortalecer a relação ensino-aprendizado de português e matemática e, entre outras metas, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de ensino unaiense. O Ideb foi formulado pelo Ministério da Educação, em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. De acordo com a Semed, o Ideb de Unaí caiu em 2014, por isso a Administração Municipal vem fazendo gestões e aderindo a programas para recuperar o índice.

 

Com a adoção do novo programa, os alunos poderão levar os livros para casa (são deles), a fim de reter e reforçar o conteúdo aprendido, diferentemente do que ocorre com os livros didáticos, que ficam nas escolas. A aquisição dos livros do Aprova Brasil só foi possível graças ao empenho da Semed, que se habilitou a conseguir o benefício, encaminhou o pedido, montou o projeto, juntou a documentação e justificou a alocação de R$ 500 mil no Ministério da Educação, para a compra do material. O pedido podia ser aprovado, ou não, pelo MEC. Foi aprovado. A Prefeitura realizou a licitação, que apontou a Editora Moderna como fornecedora dos livros. Além de fornecer o material, a editora fará encontros de capacitação dos professores que trabalharão os conteúdos em sala de aula e ainda disponibilizará uma plataforma de tutoria on-line para consultas e esclarecimento de dúvidas.

 

Entre as ações que miram a recuperação do Ideb, a Semed aderiu ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), com atividades que visem (entre outras metas) melhorar os padrões de leitura e escrita de crianças até oito anos de idade. O PIP trata da requalificação de professores, aulas de reforço escolar, acompanhamento e orientação dos alunos, entre outras atividades. Agora, com o reforço do Avança Brasil, a expectativa é que os índices unaienses sejam melhorados na educação básica. "Será um apoio importante, um trabalho diário que teremos de fazer em sala de aula para corrigir a defasagem do aluno", atestou a diretora Maria José de Camargos Reis, da Escola Tomaz Pinto da Silva, no bairro Mamoeiro, unidade com cerca de 620 alunos escolhida pela Semed para fazer o lançamento do programa e a entrega simbólica dos livros.

 

A convite do secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), o prefeito José Gomes Branquinho e o vice, Waldir Novais, participaram da entrega dos primeiros livros do Aprova Brasil. Foram escolhidos cinco alunos de cada sala de aula do 6º ao 9º ano para receber o material, juntamente com os professores de português e matemática.

 

Em sua fala pública dirigida ao pessoal da Escola Tomaz Pinto, o prefeito explicou que o programa é nacional, vai beneficiar as escolas municipais de Unaí, mas que não são todos os municípios brasileiros que conseguem viabilizar o recurso e os benefícios adjuntos. "Tem toda uma burocracia que, graças à eficiência da equipe da Secretaria de Educação, conseguimos superar". Para os alunos, Branquinho dirigiu a seguinte mensagem: "Façam bom uso desses livros. Se vocês não usarem bem, nada disso faz sentido, o poder público estará jogando dinheiro fora. Aproveitem bem o conteúdo e aprendam o máximo que puderem".

 

livr1 0004


livr1 0005

livr1 0001

livr1 0002

livrmam1 0001

livrmam1 0002

livrmam1 0003

livrmam1 0004

livrmam1 0005

livrmam1 0006

livrmam1 0007

livrmam1 0008

livrmam1 0009

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012