topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Programa Saúde na Escola está sendo implementado neste mês de março

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação se articularam para implantar em Unaí o programa Saúde na Escola. Concebido pelo governo federal e sugerido para adoção no município, o prefeito José Gomes Branquinho prontamente atendeu à sugestão. E já está tudo preparado para a implantação e o desenvolvimento do programa, com início previsto para este mês de março. 

 

O Saúde na Escola compreende 12 ações essenciais de saúde preventiva dos estudantes: 1) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; 2) Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3) Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; 4) Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; 5) Prevenção das violências e dos acidentes; 6) Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; 7) Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; 8) Verificação e atualização da situação vacinal; 9) Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; 10) Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; 11) Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids; 12) Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

 

Para desenvolver o programa nas escolas, haverá mobilização interna de diretores, professores e especialistas de educação, e externa, com o deslocamento (até as escolas) de enfermeiros, técnicos de saúde, agentes comunitários de Saúde, educadores em saúde, fonoaudiólogo, dentistas e técnicos de saúde bucal.

 

"Entre outras ações, vamos medir as crianças, pesar as crianças, medir a taxa de glicose, aferir a pressão arterial, fazer exame visual, auditivo e de articulação na fala", resume o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz.

 

A adesão de Unaí ao programa faz com que todas as 12 ações sejam implementadas nas unidades educacionais onde o Saúde na Escola for desenvolvido. Em razão de o coordenador do programa na Secretaria de Saúde ter sido acometido pela dengue, o cronograma vai sofrer uma pequena alteração e será atualizado em breve.

 

PSEE 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012