topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Semed em tempos de sustentabilidade; ordem agora é recuperar ventiladores e bebedouros

Fiel à proposta de revisão de valores e atitudes dentro dos seus domínios, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) aposta em ações de sustentabilidade para elevar e valorizar os conceitos de reutilizar, reciclar e reaproveitar. Depois de (re)aproveitar madeira de demolição e rejeitos de construção para construir bancos de refeitórios para as escolas, requalificar carteiras de madeira quebradas e velhas, a ordem agora é recondicionar ventiladores e bebedouros.

 

A diretriz foi passada para todas as escolas da rede municipal, segundo o secretário Geraldo Magela da Cruz. O modelo de sustentabilidade desejado, na opinião do secretário, vai na contramão da política consumista do "estragou, joga fora". Jogar fora resulta no enchimento do terreno do aterro do lixo, tornando-o cada vez mais inviável.

 

"Tudo o que for possível recuperar, reutilizando peças que ainda servem, vamos fazer. Nem que tenhamos de usar peças de dois, três ventiladores para recuperar um, vamos fazer", afirma o secretário. Já as carcaças inservíveis serão descartadas no Ecoponto da Acelu (Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí). De lá, seguem para algum programa de reciclagem.

 

Para recondicionar bebedouros e, principalmente, ventiladores, o município conta com o apoio do eletricista Ivan Ribeiro Martins. Ivan é eletricista de manutenção, mas disse estar engajado no programa. "Não é atribuição do meu cargo, mas se eu sei fazer e posso fazer, quero ajudar. É a forma que encontrei de me engajar nesse programa e também ajudar a administração municipal", afirmou Ivan, eletricista desde 1982 e efetivo nos quadros da PMU desde 2003. Ele usa uma bancada na sede da Secretaria da Educação para o trabalho com os ventiladores e bebedouros.

 

Responsável pela manutenção da rede elétrica nas escolas e unidades da educação municipal, Ivan disse que outra ação importante no setor é a substituição das lâmpadas fluorescentes antigas pelas modernas de led. O eletricista explica que as novas lâmpadas são mais econômicas, duráveis e eficazes. E, na relação custo-benefício, vão resultar em economia para a PMU.

 

Madeira

 

A primeira ação dentro da filosofia de sustentabilidade praticada na Semed foi a reutilização de madeira de construção (fruto de demolição e rejeito). Nas mãos de hábeis e competentes marceneiros da Prefeitura, viraram bancos nos refeitórios das escolas municipais. A marcenaria da PMU funciona na garagem do Jacilândia. É lá também que são reformadas e requalificadas carteiras, armários e outros móveis que servem escolas e outros órgãos municipais.

 

 ventil 0001
O eletricista Ivan usa uma bancada na Semed para recondicionar os equipamentos

ventil 0002

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012