topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Educação lança Projeto de Formação de Alfabetizadores nesta terça (7/8)

A legislação brasileira prevê a formação continuada como direito dos profissionais da educação e impulso na busca da melhoria na relação ensino-aprendizado. A Secretaria Municipal de Educação se baseia nessa diretriz (pontuada também no Plano Decenal Municipal da Educação) para lançar, na terça-feira (7/8), o Projeto de Formação de Alfabetizadores (Profal). O lançamento oficial do projeto será no auditório da Escola Municipal Glória Moreira (Praça Duílio Valadão, bairro Canabrava), a partir das 18 horas. A palestrante da noite é a professora Jussara Resende Costa Santos, pós doutora em Ciências da Educação e com experiência prática nas áreas de gestão educacional, ensino e aprendizagem.

 

O público-alvo do Profal são os professores dos três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Unaí. O objetivo é capacitar os professores para aperfeiçoar as técnicas de alfabetização e melhorar o nível de aprendizagem dos alunos em português e matemática. Unaí possui 1.229 alunos do ciclo de alfabetização matriculados na rede municipal de ensino.

 

A implementação do projeto é também uma reação da Educação Municipal frente ao baixo desempenho alcançado por Unaí em avaliação do Ideb (ano de 2015) para os alunos dos anos iniciais. O desempenho foi inferior à média nacional de 5,5. As médias de desempenho utilizadas são a Prova Brasil, para escolas e municípios, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o Estado e o país. O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

 

A fim de melhorar os indicadores de desenvolvimento da educação básica e impulsionar a relação ensino-aprendizado, a Semed aposta na formação continuada dos professores e na consequente melhoria da padronização do ensino nas escolas municipais. O Profal foi pensado para atender à demanda dos 53 professores regentes da rede municipal de ensino.

 

Para participar da capacitação, os professores municipais do 1º ao 3º ano (efetivos e contratados) devem preencher ficha de inscrição que será distribuída durante o lançamento do Profal. Especialistas e gestores educacionais também terão a oportunidade de participar.

 

A capacitação terá carga total de 40 horas. Serão 10 encontros neste segundo semestre (7 e 21 de agosto; 4 e 18 de setembro; 2, 9 e 23 de outubro; 6 e 20 de novembro; e 4 de dezembro). A previsão é que os encontros ocorram das 18h às 22h.

 

profall 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012