topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Cadastro Escolar para 2019: inscrições de 11 a 22 de junho

Pais, mães ou responsáveis maiores de 18 anos devem ficar atentos para o cadastramento escolar das crianças no 1º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. O Cadastro Escolar para 2019 deverá ser feito pela internet (www.educacao.mg.gov.br), no período de 11 a 22 de junho.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rua Natal Justino da Costa, 682 – Centro, ou pelo telefone 3677-4990.

 

Quem pode se cadastrar?

 

1) Crianças de seis anos completos ou que vão completar seis anos até 30 de junho de 2019; 2) Alunos que pretendem retornar aos estudos; 3) Alunos vindos de outras cidades ou transferidos de escolas particulares; 4) Candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

De acordo com a servidora Nara Lepequeur, responsável pelo cadastro escolar na Secretaria Municipal da Educação (Semed), "se depender do município, nenhum aluno fica fora da escola". Ela explica, no entanto, que a responsabilidade por fazer o cadastro é dos pais, mães ou responsáveis pelas crianças, já que é feito pela internet.

 

Nara afirma que o trabalho de encaminhamento do aluno ingressante no ensino fundamental começa em junho, mas termina somente em dezembro. Depois do cadastro pronto, a Semed faz o zoneamento escolar, direcionando o aluno para a lista da escola mais próxima de sua casa.

 

Matrícula


A matrícula dos inscritos no Cadastramento será unificado na rede pública de ensino – estadual e municipal – e deverá ser realizada no período de 17 a 21 de dezembro de 2018. O candidato cadastrado que efetuar matrícula no prazo estabelecido terá vaga assegurada. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.


Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:


- cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente.


- cópia e apresentação do original da certidão de nascimento da criança ou carteira de identidade e CPF, caso possua;


- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.

 

Para onde

 

As escolas municipais com maior capacidade de receber alunos são a Tomaz Pinto da Silva (Mamoeiro), Israel Pinheiro (Novo Horizonte) e Glória Moreira (Canabrava). "Há vagas para todos os requerentes, porque o plano de atendimento já norteia a quantidade de turmas para o primeiro ano de cada escola municipal ou estadual", garante Nara.

 

Por exemplo, os alunos da zona rural sem escola de referência para o ensino fundamental (em sua região) e que demandam o transporte escolar foram referenciados para a Escola Jovelmira Vasconcelos (Primavera), que recebe também alunos vindos das regiões do Kamayurá, Vila do Sol, Setor de Mansões, bem como dos bairros situados na região do Alvorada, Terra Nova, Água Branca e Industrial. Os alunos são transportados para a Escola Jovelmira.

 

Já os alunos que moram em bairros situados na saída para Brasília (Riviera Park, Vale do Amanhecer e Chácaras Colina) são projetados para a Escola Estadual Vigário Torres (Centro), a fim de facilitar ações de transporte e distribuição.

 

Em Unaí, foram cadastrados 919 candidatos no ano passado. A expectativa para este ano é que esse número se mantenha ou sofra leve redução. 

 

 cadedu19 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012