Educação Municipal lança sistema para designação de professores nesta sexta (5/1)

A designação de professores para a rede municipal de ensino em 2018 vai seguir a mesma sistemática adotada pelo Estado de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Unaí (Semed) vai disponibilizar um endereço eletrônico para o cadastramento dos professores. O lançamento do sistema será nesta sexta-feira, 5 de janeiro. A designação é uma forma de preencher interinamente os cargos para garantir o funcionamento das escolas municipais.

No sítio eletrônico, o professor vai cadastrar os documentos pessoais e suas qualificações acadêmicas. A seleção será por meio de títulos: graduação específica e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado). O próprio software fará a classificação.

A mudança na sistemática de designações em Unaí este ano obedece a uma recomendação do Ministério Público. Há um concurso público em andamento no município para preenchimento de vagas na Educação Municipal, situação que impede a Administração Pública de abrir um processo para seleção de designados (como era feito).

Mas, segundo o secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), a lista de aprovados (do concurso público) não consegue preencher todas as vagas. "Dou um exemplo: o concurso não contempla o cargo de professor de história. Aí o titular sai de licença, e não temos como preencher a vaga seguindo a lista de aprovados no concurso. A Semed é obrigada a designar outro professor. O melhor seria o processo seletivo, mas estamos impedidos de fazer", ele explica.

O sítio eletrônico para o cadastramento dos designados será divulgado nos meios de comunicação, site da Prefeitura de Unaí e mídias sociais.

designa 0001