topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Escola Israel Pinheiro incrementa Projeto Paz com semana de palestras

A Escola Municipal Dr. Israel Pinheiro, situada no bairro Novo Horizonte, desenvolveu de 22 a 26 de maio uma semana inteira de palestras para incrementar o Projeto Paz. O projeto é desenvolvido há 10 anos na escola, normalmente no mês de maio. A novidade este ano foi a introdução das palestras.

 

O Projeto Paz é coordenado por quatro especialistas de educação, conta com a participação da comunidade escolar, e os temas das palestras são definidos conforme o comportamento dos alunos e as necessidades de ajustamento de hábitos e condutas verificados na própria escola.

 

O enfoque fundamental deste ano foi a desestruturação familiar, que motivou a definição dos vários temas. O resgate de valores familiares, o respeito a si mesmo, o respeito aos outros e ao ambiente escolar foram reforçados nos alunos como fatores de superação das diversas formas de violência e da busca pela paz.

 

A escolha dos palestrantes e dos temas propostos reafirmaram os objetivos: Consequências de um presídio (proferida pelo diretor do presídio de Unaí, Glauton Pereira da Silva); Conselho Tutelar (ministrada pelo conselheiro Délio Oscar Neto); Família e Deus (feita pelo diretor do EJA, Geraldo dos Reis Monteiro Fontes); Métodos contraceptivos e gravidez na adolescência (pela médica Cristina Salter Lorenzoni); e Sejamos melhores (pelo tenente PM Luís Carlos).

 

A culminância do projeto foi na manhã de sábado (27/5), com a "Caminhada da Paz" pelas ruas dos bairros Novo Horizonte, Canaã e Iuna. Os alunos exibiram faixas e cartazes para demonstrar sua adesão à proposta da escola e reforçar os conceitos assimilados.

 

Dia a dia

 

O Projeto Paz é concentrado no mês de maio, no entanto, os temas são desenvolvidos no dia a dia da escola ao longo de todo o ano.

 

Professores desenvolvem temas transversais à disciplina para fixar sempre o conteúdo do que se pretende com o projeto.

 

Este ano, o professor de Língua Portuguesa trabalhará o tema "Deus e família"; de Matemática vai trabalhar "Violência doméstica e no trânsito"; de Geografia desenvolverá o tema "Autoestima – exploração sexual e estupro"; professor de História abordará "Drogas e furtos"; de Ciências desenvolverá o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência"; de Inglês trabalhará "Bullying e homofobia"; de Ensino Religioso ficará com o tema "Drogas e Furtos"; e de Educação Física abordará "A importância do esporte na saúde".

 

Em novembro, a Escola Israel Pinheiro volta a debater (com os alunos) temas relacionados ao dia a dia dos estudantes (hábitos e comportamentos) e as relações interpessoais na escola, na família e na comunidade. Durante a semana de "Educação para a vida", novos eixos de debate buscarão realçar nos estudantes valores como família, pátria, democracia, liberdade, igualdade, fraternidade, solidariedade, tolerância, respeito a si próprio, aos outros, ao meio ambiente e aos bens públicos e privados.

 

ppazz 0006


ppazz 0001

ppazz 0002

ppazz 0003

ppazz 0004

ppazz 0005




 

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012