topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Semed entrega medalhas para alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou, nesta segunda-feira (14/12), medalhas aos alunos da rede pública municipal de ensino vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos pertencem às Escolas Municipais Terezinha Rezende (povoado de Chapadinha) e Professora Glória Moreira (bairro Canabrava).

Alunos do ensino fundamental e médio de todas as escolas públicas e particulares da cidade foram convidados a participar. Todos os participantes receberam certificado, mas só os aprovados nas provas e testes de conhecimento receberam medalhas.

Da Escola Municipal Terezinha Rezende, receberam medalhas Raica Ferreira de Souza (ouro), Maria Luiza da Silva (ouro), Isabel Caetano da Silva (ouro), Ana Clara Galvão Cesarino (ouro), Joane Karen Carvalho da Silva (ouro), Dayane Maria Ferreira dos Santos (ouro) e Clébio Alves Barbosa Júnior (prata). Da Escola Municipal Glória Moreira, a aluna Yonara de Jesus Barbosa recebeu medalha de prata.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira e visa fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

A OBA é aberta à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio (que são divididos por níveis). A participação dos alunos é voluntária e não há exigência de número máximo e mínimo em cada escola.

No início do ano, os organizadores enviaram material de apoio (tipicamente encontrado nos livros didáticos) para as escolas e sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas pelos alunos. Ciências, geografia, matemática e física são as disciplinas mais exploradas.

Durante o ano, foram trabalhados temas que partiam do nível 1, Terra, Lua, Sol, constelações estelares, espaço sideral, passando por aviões, foguetes, satélites, pontos cardeais, estações do ano, coordenadas geográficas, e finalizando no nível 4, com Programa Espacial Brasileiro, exploração de Marte, efeito estufa e buraco na camada de ozônio, entre tantos outros assuntos ligados à astronomia e à astronáutica.

Antes de serem submetidos às provas, os alunos passaram por atividades práticas ou observacionais, como construir um foguete com materiais do cotidiano deles, como garrafas péti e tubos de pvc.

Evento

Durante o evento de entrega das medalhas na Semed, a secretária municipal de Educação, Francisca Peres, observou que 100% das escolas municipais fizeram inscrição, muitos alunos participaram, porém poucos foram os vencedores. Cerca de 7.000 alunos da rede pública participaram da OBA.

"Temos de reconhecer o empenho, primeiramente dos alunos, da diretoria das escolas, dos professores, dos especialistas em educação e das famílias desses alunos vencedores", disse a secretária, afirmando ter certeza de que no próximo ano deve aumentar o número de unaienses finalistas na mesma olimpíada.

Para a diretora pedagógica da Semed, Aparecida Ramos, "quando a pessoa quer, não há limite". Uma das escolas, elogiou, fica a cerca de 100 quilômetros da cidade (Escola Terezinha Rezende) e a outra (Escola Glória Moreira) está funcionando fora de sua sede, já que está sendo totalmente reconstruída no bairro Canabrava. Essas dificuldades, em sua opinião, não foram empecilho para a vitória dos alunos.

"Vocês estão recebendo medalhas de conhecimento. Temos certeza que muitas outras virão", afirmou Francisca Peres antes de iniciar a entrega de medalhas.

Juntamente com os alunos vencedores, estiveram presentes os representantes Arivânia Marcelino Xavier (diretora da Escola Terezinha Rezende) e Marcelo Travassos (professor da Escola Glória Moreira).

olimast 0002
Alunos das Escolas Municipais Terezinha Rezende (de camisa azul) e da Escola Glória Moreira
medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, um programa que envolve
todo o Brasil

medalha 0001
A medalhas foram enviadas pela Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira

olimast 0001
Os vencedores foram recepcionados pela secretária Francisca Peres (Educação), que elogiou
o empenho dos alunos, de suas famílias e de toda a equipe das escolas e da Semed que se
envolveu no projeto


olimast 0003
Alunos vencedores e profissionais das escolas envolvidos na conquista


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012