Estado capacita unaienses para buscar recursos no Fundo Estadual de Cultura

Unaienses participaram, na quarta-feira (3/6), de oficina de capacitação do Fundo Estadual de Cultura (FEC) promovida pelo Governo do Estado em Unaí. Ainda neste mês, a Secretaria de Estado de Cultura lançará edital para possibilitar aos fazedores de cultura o acesso aos recursos do FEC, cujo montante este ano está previsto em R$ 6 milhões. Uma servidora da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado veio passar informações sobre o passo a passo para elaboração e apresentação de projetos ao FEC. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

A servidora Janaína Silva, assessora da superintendência e responsável pela oficina de capacitação, informou que a política do Governo de Minas é disponibilizar 85% dos recursos do FEC para o interior do Estado, percentual previsto em lei estadual e que visa regionalizar a distribuição do recurso, via repasse direto. "O que a gente busca é oferecer as capacitações, a fim de que as pessoas conheçam o mecanismo e apresentem seus projetos. Isso, porque sem a apresentação de projetos, não há como o Estado destinar os recursos do Fundo", explicou.

Janaína recomenda aos representantes de entidades culturais interessadas que fiquem atentos ao lançamento do edital, que norteará a elaboração dos projetos. Para mais informações, o interessado poderá acessar o site no endereço www.cultura.mg.gov.br, onde também estão disponíveis as fichas para pré-inscrições.

fecc 0001
A oficina de capacitação aconteceu na Câmara Municipal

fecc 0002
Assessora da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo de Minas,