Distrito do Boqueirão inaugura rede trifásica de energia elétrica durante Festa de Santo Antônio

Durante a tradicional Festa de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completou 266 anos, foi inaugurada a rede trifásica de energia elétrica no distrito. A inauguração ocorreu no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, e ponto alto das celebrações. Além de inaugurar oficialmente a nova rede elétrica, o prefeito Delvito Alves esteve no distrito para receber a comenda de Santo Antônio do Boqueirão, que todos os anos faz o reconhecimento público de três personalidades que mais ajudaram na realização e promoção da festa. Além de Delvito, receberam a comenda este ano José Basílio de Oliveira e Welbis da Silva Salgado Barbosa, este último "in memorian".

Ao falar sobre a instalação da nova rede de energia no Boqueirão, o prefeito Delvito disse que na festa do ano passado assumiu o compromisso com a Arsab (Associação dos Romeiros de Santo Antonio do Boqueirão), Igreja Católica, comunidades da região e romeiros. O município investiu cerca de R$ 130 mil (recursos próprios) no equipamento, que foi instalado pela Cemig.

Para justificar a obra, o prefeito louvou a força das parcerias. "O poder público municipal nunca faria uma festa como essa, por isso o valor das parcerias. O Governo de Unaí é parceiro de todas as entidades e segmentos de representação social do município, por entender que eles preenchem as lacunas que o poder público não dá conta. No caso do Boqueirão, não poderia ser diferente", explicou Delvito.

E acrescentou: "Desde menino, eu ouço falar desse problema de energia elétrica aqui no Boqueirão. A energia caía, e o fazendeiro reclamava, o barraqueiro (que aluga o espaço) reclamava, o pessoal da igreja reclamava, enfim, todos os envolvidos reclamavam da queda de energia. O Adão (Adão Salgado é presidente da Arsab) me disse que pela primeira vez assistiu a uma missa das 19 horas que começou no horário certo", contou o prefeito.

Membros da Arsab e visitantes também elogiaram a "boa situação" da estrada de acesso, 22 quilômetros que ligam o distrito à BR-251. "Estradas bem cuidadas é uma preocupação da nossa administração", afirmou Delvito. Segundo ele, deve-se a boa situação das estradas ao trabalho da Secretaria de Transportes e Serviços Rurais, "que pôs cascalho, levantou e molhou a estrada".

Aproveitando a "deixa", o prefeito disse que esse trabalho de melhoria das estradas rurais ou vicinais será feita em todo o município. De acordo com Delvito, a meta para este ano é a recuperação de cerca de 5 mil quilômetros de estradas rurais ou vicinais, serviço que já começou e, em alguns trechos, está bastante adiantado. Até o final do governo, ele prevê, todos os 11 mil quilômetros de estradas rurais serão recuperados.

Aos organizadores diretos da Festa de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab e Igreja Católica), o prefeito anunciou que farão, juntos, uma reunião de avaliação ao final da festa e, na sequência, já vão começar um trabalho de planejamento com vistas à festa do ano que vem. "Assim que acabar esta, vamos discutir a festa do ano que vem. Vamos melhorar a infraestrutura, para em 2015 receber com mais dignidade os romeiros e visitantes dessa grandiosa romaria".

Por ocasião da Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que dura aproximadamente uma semana, cerca de 4 mil pessoas circulam diariamente pelo local. No dia de Santo Antônio (13 de junho), o número de visitantes e romeiros pode chegar a 10 mil pessoas no distrito.

A festa é marcada principalmente pelas missas solenes e procissões, e um intenso comércio popular é desenvolvido em barracas armadas no local.

boquei 0001
Prefeito Delvito Alves entre a presidente da Câmara Municipal, Dorinha Melgaço, o presidente
da Arsab, Adão Salgado, e o secretário de Obras, João Lúcio Lima, durante descerrramento
da placa alusiva à inauguração da rede de energia elétrica trifásica no Distrito do Boqueirão