topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Distrito do Boqueirão inaugura rede trifásica de energia elétrica durante Festa de Santo Antônio

Durante a tradicional Festa de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completou 266 anos, foi inaugurada a rede trifásica de energia elétrica no distrito. A inauguração ocorreu no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, e ponto alto das celebrações. Além de inaugurar oficialmente a nova rede elétrica, o prefeito Delvito Alves esteve no distrito para receber a comenda de Santo Antônio do Boqueirão, que todos os anos faz o reconhecimento público de três personalidades que mais ajudaram na realização e promoção da festa. Além de Delvito, receberam a comenda este ano José Basílio de Oliveira e Welbis da Silva Salgado Barbosa, este último "in memorian".

Ao falar sobre a instalação da nova rede de energia no Boqueirão, o prefeito Delvito disse que na festa do ano passado assumiu o compromisso com a Arsab (Associação dos Romeiros de Santo Antonio do Boqueirão), Igreja Católica, comunidades da região e romeiros. O município investiu cerca de R$ 130 mil (recursos próprios) no equipamento, que foi instalado pela Cemig.

Para justificar a obra, o prefeito louvou a força das parcerias. "O poder público municipal nunca faria uma festa como essa, por isso o valor das parcerias. O Governo de Unaí é parceiro de todas as entidades e segmentos de representação social do município, por entender que eles preenchem as lacunas que o poder público não dá conta. No caso do Boqueirão, não poderia ser diferente", explicou Delvito.

E acrescentou: "Desde menino, eu ouço falar desse problema de energia elétrica aqui no Boqueirão. A energia caía, e o fazendeiro reclamava, o barraqueiro (que aluga o espaço) reclamava, o pessoal da igreja reclamava, enfim, todos os envolvidos reclamavam da queda de energia. O Adão (Adão Salgado é presidente da Arsab) me disse que pela primeira vez assistiu a uma missa das 19 horas que começou no horário certo", contou o prefeito.

Membros da Arsab e visitantes também elogiaram a "boa situação" da estrada de acesso, 22 quilômetros que ligam o distrito à BR-251. "Estradas bem cuidadas é uma preocupação da nossa administração", afirmou Delvito. Segundo ele, deve-se a boa situação das estradas ao trabalho da Secretaria de Transportes e Serviços Rurais, "que pôs cascalho, levantou e molhou a estrada".

Aproveitando a "deixa", o prefeito disse que esse trabalho de melhoria das estradas rurais ou vicinais será feita em todo o município. De acordo com Delvito, a meta para este ano é a recuperação de cerca de 5 mil quilômetros de estradas rurais ou vicinais, serviço que já começou e, em alguns trechos, está bastante adiantado. Até o final do governo, ele prevê, todos os 11 mil quilômetros de estradas rurais serão recuperados.

Aos organizadores diretos da Festa de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab e Igreja Católica), o prefeito anunciou que farão, juntos, uma reunião de avaliação ao final da festa e, na sequência, já vão começar um trabalho de planejamento com vistas à festa do ano que vem. "Assim que acabar esta, vamos discutir a festa do ano que vem. Vamos melhorar a infraestrutura, para em 2015 receber com mais dignidade os romeiros e visitantes dessa grandiosa romaria".

Por ocasião da Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que dura aproximadamente uma semana, cerca de 4 mil pessoas circulam diariamente pelo local. No dia de Santo Antônio (13 de junho), o número de visitantes e romeiros pode chegar a 10 mil pessoas no distrito.

A festa é marcada principalmente pelas missas solenes e procissões, e um intenso comércio popular é desenvolvido em barracas armadas no local. 

boquei 0001
Prefeito Delvito Alves entre a presidente da Câmara Municipal, Dorinha Melgaço, o presidente
da Arsab, Adão Salgado, e o secretário de Obras, João Lúcio Lima, durante descerrramento
da placa alusiva à inauguração da rede de energia elétrica trifásica no Distrito do Boqueirão


boquei 0002
Galpão da Arsab ficou cheio durante solenidade oficial da Festa de Santo Antônio do Boqueirão,
que também agraciou com a comenda municipal três personalidades que contribuíram ou
contribuem para o sucesso da romaria



SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012