Cultura: secretária de Estado quer mais participação de unaienses

O prefeito Delvito Alves, o vice Hermes Martins e a secretária municipal de Cultura, Maria de Fátima Gonçalves (Fatinha), receberam na terça-feira (29/4) a secretária de Estado da Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, que veio a Unaí explicar o funcionamento da rede estadual de cultura e como os produtores culturais e artistas podem ter acesso à política pública no Estado. Eliane Parreiras aposta na descentralização da política estadual de cultura, na democratização do acesso aos "fazedores" de cultura e numa maior participação dos unaienses nas ações envolvendo recursos estaduais. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com presença de representantes de associações culturais e grupos de teatro e dança que atuam em Unaí.

"Minha presença aqui é um convite para a participação do pessoal de Unaí na rede de articulação da cultura", sintetizou a secretária, que reconheceu ser "muito pequena a participação de Unaí e do Noroeste de Minas nas políticas culturais do estado, apesar da produção cultural da região".

Para o prefeito Delvito, a presença da secretária de Estado em Unaí "é um marco inicial para provocar as mudanças necessárias e impulsionar os projetos culturais de Unaí e região".

Segundo ele, Unaí possui grupos de teatro, de dança, de música, que já fazem jus a figurar entre os contemplados pelas políticas de fomento das atividades. "Precisamos explorar as nossas potencialidades culturais e, para isso, temos de viabilizar recursos públicos", cobrou o prefeito.

Delvito informou que entregaria uma pauta de reivindicações à secretária, com destaque para a construção de um Centro de Cultura em Unaí, para abrigar o museu municipal, a biblioteca municipal, a banda de música e outras atividades culturais vinculadas ao município.

A secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria de Fátima Gonçalves, afirmou que a vinda de Eliane Parreiras a Unaí "gera grandes expectativas e abre novos horizontes para conservação e ampliação das manifestações culturais unaienses".

O mesmo sentimento foi manifestado pelo representante da Câmara Municipal no encontro, vereador Netinho do Mamoeiro. De acordo com o vereador, os vários grupos que trabalham com a atividade cultural em Unaí precisam do suporte do poder público para deslanchar.

"Prefeito e equipe se esforçam para viabilizar a cultura municipal, mas precisam do apoio incondicional do Estado", cobrou o vereador, que disse acreditar em dias melhores para a cultura de Unaí, a partir da visita da representante do governo de Minas.

Durante o encontro, os presentes foram brindados com apresentações do grupo de dança Black Dance Style, que exibiu uma peça do seu repertório hip-hop, e do grupo teatral Cia Pé na Estrada, que encenou uma releitura cômica da estória de Chapeuzinho Vermelho.

Diálogo
Durante sua explanação, Eliane Parreiras informou que a política cultural do Estado objetiva interiorizar a cultura, investindo também fora da capital. Para isso, foi criado o projeto Minas Território da Cultura. O Noroeste de Minas é uma das dez macrorregiões do Estado, e Unaí um dos municípios escolhidos para receber ações do projeto.

"Aos apresentarmos os mecanismos da política pública, nós empoderamos o município e a classe cultural da cidade, conclamando os fazedores de cultura a participar mais dos mecanismos, a usufruir mais do que temos disponível, não só de investimento financeiro, mas de capacitação, de distribuição, de fomento e de circulação de produtos culturais", disse Eliane.

Segundo ela, a política pública do governo do Estado, por meio do projeto Minas Território da Cultura, visa apoiar o artista e o produtor cultural; investir na formação profissional e na geração de oportunidades de trabalho no setor; capacitar mão de obra e apoiar o processo de profissionalização; e ainda estimular os grupos para que concorram aos recursos financeiros via Fundo Estadual de Cultura e Leis de Incentivo à Cultura.

"Que isso valorize e estimule mais a cultura local e regional. Precisamos agora ajudar a mobilizar a iniciativa privada e toda a sociedade em prol do desenvolvimento da cultura", conclamou aos presentes, convidando-os a manter um diálogo permanente com o Estado por intermédio do sítio eletrônico da Cultura na internet (http://www.cultura.mg.gov.br/) ou pelo e-mail interiorizacao@cultura.mg.gov.br

cultura 0003
Associações culturais e "fazedores" de cultura reuniram-se com a secretária Eliane Parreiras

cultura 0002