Ascanor faz lançamento da 16ª Festa da Moagem e do Carro de Bois

O prefeito Delvito Alves participou do lançamento da 16ª Festa da Moagem e do Carro de Bois promovido no sábado (22/3) pela Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas (Ascanor). A reunião ocorreu na Fazenda Curral Velho, pouso oficial dos carreiros e candeeiros durante a festa. Vice-prefeito Hermes Martins, secretários municipais e vereadores também estiveram presentes, ao lado dos diretores da Ascanor.

Em rápido pronunciamento, Delvito reafirmou o compromisso de participação da administração municipal na festa. "Essa festa hoje faz parte do calendário cultural do município. Ela já não é mais só dos carreiros, mas de toda a sociedade unaiense", disse, ao observar que o evento extrapolou os limites de Unaí e já atingiu proporções regionais.

De acordo com o prefeito, os segmentos organizados do município e as entidades têm melhores condições e mais eficiência do que a administração pública para fazer festas como a da Moagem e do Carro de Bois, de Santo Antônio do Boqueirão, da Exposição Agropecuária. "O poder público precisa dar o apoio e a condição necessários para que as organizações façam sua parte", reconheceu.

A secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria de Fátima Gonçalves, colocou a Sectur à disposição para colaborar com a festa. E a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço, também disse que a Casa de leis dará o apoio que lhe couber para a realização da festa.

Realização

A 16ª Festa da Moagem e do Carro de Bois será uma realização da Ascanor e da Prefeitura de Unaí, e acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Parque de Exposições. O tradicional desfile dos carros de bois está previsto para a sexta-feira (2/5), a partir das 14 horas, na Avenida Governador Valadares. Ao final do desfile, haverá entrega de troféus aos carreiros e candeeiros na Praça São Cristóvão.

A Ascanor aguarda participação de comitivas de carreiros e candeeiros de Matutina, Coromandéu, Vazante, Patrocínio, Cabeceira Grande, Palmital, Cabeceira de Goiás, Buritis, Arinos, entre outros.

De acordo com os organizadores, no Parque de Exposições haverá shows regionais, além de Nilson Freire e a dupla Bruno e Marlon nos dias 1º, 2, 3 e 4 de maio, com portões abertos. No dia 30 de abril, haverá show com Zé Henrique e Gabriel.

No Parque de Exposições também haverá Barraquinhas de comidas típicas e produção de caldo de cana, melado e rapadura.

No sábado (3/5), está previsto o Baile dos Muladeiros, animado pelo cantor Flávio Brasil. Será no Ranchão do Parque de Exposições.

moag 0001
Representantes da Prefeitura, da Câmara e da Ascanor durante lançamento da 16ª Festa da
Moagem e do Carro de Bois

moag 0002