topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

15 de Janeiro: shows musicais e competições esportivas marcam a passagem dos 70 anos de Unaí

O aniversário de 70 anos de Unaí foi comemorado com shows musicais, que lotaram o Parque de Exposições, e competições esportivas, que mobilizaram mais de 80 atletas de Unaí e outros 12 municípios. As atividades comemorativas começaram na véspera, terça-feira (14/1) com a presença de autoridades na abertura oficial, além da exposição fotográfica sobre Unaí no Museu Municipal e shows de dança e música. Na quarta-feira (15/1), data que celebrou o septuagésimo aniversário de emancipação político-administrativa do município, as atividades começaram logo cedo com provas esportivas de atletismo, ciclismo, mountain-bike, vôlei e futebol de campo. À noite, shows musicais que levaram mais uma vez milhares de pessoas ao parque de exposições. A organização da festa ficou por conta da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Sectur) com a participação especial da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e outros parceiros.

Durante a abertura oficial das festividades, o prefeito em exercício Hermes Martins agradeceu a oportunidade que o prefeito Delvito Alves lhe concedeu de poder comemorar os 70 anos de emancipação do município exercendo o cargo de chefe do Executivo Municipal. "É uma honra para mim, filho de Unaí, poder celebrar esta importante data no exercício do cargo de prefeito".

O mesmo prazer foi manifestado pela secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria de Fátima Gonçalves que, emocionada, disse ter chegado a Unaí no ano de 1970, mas que se considerava uma filha legítima da terra. "Eu tenho um imenso prazer em ter Unaí como cidade do coração. Hoje eu a considero como minha terra natal".

Sobre as festividades comemorativas, a secretária revelou a intenção que a administração municipal tinha de fazer uma festa maior, mais condizente com a importância simbólica da data. "Porém, fizemos a festa possível, em consequência da situação difícil por que passa o município. Mas foi tudo preparado com muito carinho", justificou ela, perante milhares de pessoas que encheram o parque de exposições.

Também fazendo referência à situação pela qual o município passava, o prefeito Hermes dirigiu-se ao público afirmando que 2014 será um ano melhor para Unaí. Segundo ele, a administração municipal passou o ano de 2013 arrumando a casa, organizando as contas da Prefeitura. "Não foi fácil, mas com a dedicação e o pulso firme do prefeito Delvito, as contas já estão regularizadas", afirmou.

Ele aproveitou o momento de alegria e otimismo para informar que a administração está projetando um 2014 de importantes obras para o município. Dentre as quais, citou a retirada do lixão da região do bairro Cidade Nova; a execução do projeto da obra do esgoto que interligará os bairros da região do Mamoeiro (Santa Clara, Industrial, Água Branca 1 e 2); e também a execução da obra da Grota do Taquaril.

Hermes comemorou também, para 2014, a chegada a Unaí da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o retorno do Banco de Brasília (BRB) e o investimento de R$ 25 milhões do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae) no redimensionamento das redes de água e esgoto da cidade. "Podem esperar, porque estaremos atentos ao desenvolvimento de Unaí. E acreditamos no empenho do prefeito Delvito em conduzir a administração de forma responsável, para que os benefícios cheguem. Para mim, que estou como prefeito hoje, tudo isso é motivo de orgulho", ressaltou Hermes.

Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora-presidente Dorinha Melgaço disse que Unaí tem realmente muito que comemorar nesses 70 anos. Segundo a vereadora, a celebração do septuagenário chega no momento em que o município se prepara para anunciar a retomada ou recuperação de parte da receita (renda municipal), que propiciará novos investimentos em obras e serviços. "Momento positivo para Unaí, graças à equipe da Prefeitura e ao governo de Minas, que trabalharam muito no sentido de recuperar a receita municipal", afirmou.

Ao reconhecer o impulso no crescimento e no desenvolvimento vividos por Unaí nas últimas décadas, Dorinha pontuou o crescimento populacional verificado, que está provocando a abertura de vários bairros na cidade e ainda salientou Unaí como destaque na produção agropecuária de Minas Gerais e do Brasil. "Isso graças ao povo ordeiro e trabalhador que aqui vive. É um momento positivo que tem de ser comemorado, porque o desenvolvimento unaiense segue de vento em popa", afirmou.

Por fim, a vereadora cumprimentou a secretária da Cultura pela "extensa programação festiva" e afirmou que as comemorações dos 70 anos não se restringem somente ao mês de janeiro, mas a todo o ano de 2014. Dorinha anunciou que a Câmara Municipal também participará das celebrações, homenageando os ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-presidentes da Câmara Municipal. As homenagens serão estendidas às pessoas dos diversos segmentos que ajudaram a construir as sete décadas de crescimento e desenvolvimento que colocaram Unaí no patamar em que se encontra.

Esportes

Parceira especial na celebração dos 70 anos, a Sejel organizou um dia inteiro de competições esportivas. Jogos de futsal, vôlei, futebol de campo, atletismo e ciclismo também pediram passagem nas celebrações oficiais.

Cerca de 80 atletas de Unaí, Paracatu, Buritis, Patos de Minas, Araguari, Vazante, Lagoa Grande, Dom Bosco, Cabeceira Grande, Douradoquara, Valparaíso e Brasília (DF) participaram das provas de atletismo (corrida de rua) e ciclismo. Os resultados foram os seguintes: no atletismo geral, Gil Paulo (Brasília), Ricardinho (Douradoquara) e Jurandir (Brasília), foram os vencedores. No atletismo geral feminino, Antônia Alves (Brasília), Jordana (Vazante) e Beatriz Jaqueline (Unaí) levaram a melhor. No ciclismo, Luciano Mineiro (Unaí) se destacou, e no moutain bike, o campeão foi Kaíque D'Jordan (Unaí). Todos receberam troféus oferecidos pela Sejel.

Nas partidas de futsal, futebol de campo e vôlei (masculino e feminino), as seleções de atletas unaienses enfrentaram os campeões municipais em 2013 das respectivas modalidades. No jogo de futsal comemorativo, a equipe da Pharma Flora venceu a seleção unaiense por 7 a 6, em partida disputada no Ginásio Municipal Michaelson Polastrini. A equipe feminina de vôlei do Tribuna bateu a seleção de Unaí por três sets a zero. Já no vôlei masculino, a seleção unaiense venceu a equipe do Vovesc por 3 sets a 2. E no futebol de campo, o time do Canaã ganhou da seleção unaiense por 3 a 2. A Liga Desportiva Unaiense (LDU) foi parceira da Sejel na realização dos jogos.

aniversa 0004
Autoridades ocupam o palco durante a abertura oficial da celebração dos 70 anos de
emancipação político-administrativa de Unaí


aniversa 0003
Estande da Prefeitura recebeu diversas pessoas, dentre as quais secretários municipais,
assessores de gabinete, vereadores e servidores públicos em geral


aniversa 0006
Por duas noites, o público lotou o parque de exposições para acompanhar as atrações,
com destaque especial para os shows musicais


aniversa 0005
Os shows musicais foram o ponto alto da festa; Assim como Ricardo e Ronael (na foto),
vários outros artistas fizeram a alegria dos unaienses 


aniversa 0002
O esporte também pediu passagem, como a corrida de rua que movimentou atletas
de cidades de Minas, de Goiás e do DF 


aniversa 0001
O ciclismo foi um dos destaques nas competições esportivas

aniversa 0007
O Ginásio Municipal Michaelson Polastrini recebeu os jogos comemorativos de vôlei
e futsal


exposi 0001
Museu Municipal Maria Torres abriu as portas para a Exposição Fotográfica Unaí 70 Anos;
A mostra fotográfica pode ser visitada até o final do mês 


exposi 0002
Fotos e quadros retratam a "caminhada" do município nas últimas décadas

Clique aqui para ver todas as fotos da galeria


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012