topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Encontro das Danças: "no ano que vem, o evento tem de ser maior”, sugeriu um entusiasmado Carlinhos de Jesus

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, um dos três jurados famosos que participaram do "Movimento Livre – Encontro das Danças em Unaí", realizado na UAI Hermes Martins, na noite de sábado (16/7), ficou tão satisfeito com o que viu que "cobrou" dos organizadores e do prefeito José Gomes Branquinho que no ano que vem o evento seja maior.


O Encontro das Danças (movimento livre que vai da catira ao hip-hop, passando pelo balé, jazz, entre outros vários estilos) é organizado pela Associação (unaiense) Black Dance Style com apoio da Prefeitura de Unaí.


Neste ano (5ª edição), o evento contou com a participação de 175 dançarinos de Unaí, Brasília, Belo Horizonte, Montes Claros, Paracatu, Buritis, Patos de Minas e Luiz Eduardo Magalhães (BA). A Prefeitura é parceira, apoiando o evento com a cessão do espaço, palco, som, iluminação, cortina, convites e divulgação.


"Não foi um investimento alto para o tamanho do evento e pela dimensão que teve. Porque realmente a presença dos jurados valorizou demais. Colocou o festival em outro patamar", comemora a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro.


Além de Carlinhos de Jesus (dono de companhia de dança que leva o seu nome no Rio de Janeiro e com atuação em várias frentes, inclusive na Rede Globo), presenças marcantes de Carol Villanova, do Rio de Janeiro, e Thiago Viana, de São Paulo.


Ela, dançarina, professora de dança e atuante nas escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro e outros destaques; ele, coreógrafo e dançarino com experiência internacional, muito atuante no hip-hop, e responsável, entre outros trabalhos, por coreografias no SBT, em São Paulo, e como preparador de Pablo Vittar.


O coordenador e coreógrafo do Black Dance Style em Unaí, Alexandre da Silva (o Xandy), conta que dois fatores chamam a atenção e valorizam um evento de danças (ou festival), inclusive quando há competição: a fama de quem vai julgar e a premiação ofertada aos vencedores. "Essas duas coisas atraem muito os grupos de fora", revela. Além disso, segundo ele, palco adequado com sistema de som e iluminação eficientes completam a estrutura para um evento de sucesso.


"A aprovação por parte dos jurados foi muito importante para nós", assinala Xandy, ao lembrar das considerações de Carlinhos de Jesus e de uma fala de incentivo de Thiago Viana, famoso como jurado na modalidade específica dança de rua. "Xandy, este evento já se expandiu. Não dá mais para chamá-lo apenas de encontro das danças. Se preparem para o ano que vem".


No entendimento de Xandy, o incentivo que os jurados famosos estão dando para que o evento cresça é a senha para batalhar por um festival de danças unaiense nos próximos anos, com irradiação estadual e até, nacional.


E olha que o Encontro das Danças foi criado apenas para reunir num só palco tudo o que havia de danças em Unaí. Como afirma a secretária Luciana, o movimento extrapolou, e muito, o objetivo inicial e já alcançou outro patamar de importância.


APOIO, CORTESIA E PATROCINADORES


Mas para que o evento cresça e apareça cada vez mais, necessita de apoios mais robustos do Poder Público e do empresariado local, como Xandy explica: "por exemplo, precisamos de uma estrutura de palco voltada para a dança artística, um palco profissional, uma concha (acústica), uma equipe profissional de montagem. Isso requer maior investimento".


Com relação aos jurados, a organização precisa se ajustar à agenda dos "famosos". Carlinhos de Jesus e Carol Villanova de tempos em tempos vêm a Unaí, porque são contratados pela Bom Sucesso Escola Montessoriana para coreografar os formandos, que dançam durante a solenidade de formatura. Portanto, a instituição educacional custeia hospedagem e alimentação de seus contratados.


E o coreógrafo Thiago Viana veio de São Paulo exclusivamente para o evento, por meio de patrocínio conseguido com o empresariado unaiense.


O EVENTO DE 2022


Os dançarinos e grupos de dança foram mobilizados por meios digitais, fizeram suas inscrições on-line. Já conhecidos do Black Dance Style de outros eventos, entre os quais o famoso Festival Internacional de Curitiba, no Paraná.


"Por ser a quinta edição do Encontro das Danças em Unaí, a gente trouxe a proposta de uma mostra competitiva este ano e instigamos o pessoal das outras cidades a participar", conta Xandy, comemorando o sucesso. Inclusive, de público. Os 500 ingressos distribuídos gratuitamente foram retirados em menos de duas horas.


No sábado (16), houve as apresentações de palco, e os jurados puderam avaliar e dar nota aos dançarinos. Quem ganhou a maior nota em grupo avançado recebeu premiação em dinheiro. Mais cedo também ocorreram workshops de dança.


No domingo (17), também houve batalhas de dança All Style e Breake Dance (1 versus 1). Os três primeiros colocados receberam premiação em roupas, bonés e acessórios. Cortesias oferecidas por patrocinadores unaienses.


O ORGANIZADOR


Xandy é um dos 24 integrantes do Black Dance Style, associação que organizou o evento. O BDS é um grupo unaiense de hip-hop que existe desde 2008. O grupo segue juntando bagagens adquiridas em encontros e festivais Brasil adentro, ocupando inclusive posições de destaque em competições. "Já ganhamos primeiro lugar em Patos de Minas, terceiro lugar em Brasília e passamos numa seletiva de festival de dança internacional em Curitiba", ele enfatiza.


Integrados em associação, os dançarinos do BDS têm em comum a formação nos projetos sociais que o grupo forneceu em diferentes épocas. Como não são profissionais da dança, os dançarinos atuam nos mais diversos campos de trabalho. Na dança, cada qual com seu estilo singular.


O BDS desenvolve projetos sociais voltados para a dança nos bairros Novo Horizonte, Canaã, Iuna, Cidade Nova e Mamoeiro. O intuito é levar o benefício a 120 crianças e adolescentes com aulas teóricas e práticas no contraturno do horário escolar.


"O dançar é consequência. Tornar-se uma pessoa melhor é o principal foco do nosso trabalho", afirma Xandy. A principal fonte de fomento do projeto é fruto de emenda parlamentar (de vereador) emitida pela Câmara Municipal de Unaí e gerida pela Prefeitura.


Luciana Navarro reconhece a importância do trabalho social (com foco na dança) desenvolvido pela associação (BDS), com base na prevenção e na construção da cidadania de crianças e adolescentes, e conclama a sociedade unaiense a apoiar projetos como este.


"Unaí tem um PIB alto (ou seja, soma das riquezas produzidas). A sociedade, o empresariado de Unaí são muito solidários, especialmente com as causas sociais. Todos podem ajudar os projetos com recursos abatidos no pagamento do Imposto de Renda, sem perdas para esse contribuinte. Inclusive, a Secretaria de Cultura pode orientar (os doadores) sobre os bons projetos, que precisam de estímulo e do apoio financeiro", conclama a secretária.


Os projetos de cunho social também podem, e devem, receber a parceria do poder público: a Prefeitura com seu apoio nas mais variadas frentes (como costumeiramente faz), e a Câmara Municipal, com emendas parlamentares, para também fomentar os projetos.


OBS.: Fotos gentilmente cedidas pela plataforma "Anuncia Unaí".

 

 encdann 0001

encdann 0002

encdann 0003

encdann 0004

encdann 0005

encdann 0006

encdann 0007

encdann 0008

encdann 0009

encdann 0010

encdann 0011

encdann 0012

encdann 0013

encdann 0014

encdann 0015

encdann 0016

encdann 0017

encdann 0018




SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas