topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, 274 anos: estrutura construída e preparativos finais

A Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completa 274 anos, começa muito antes da data comemorativa do dia do Santo, 13 de junho. No mês de maio, já havia gente circulando no distrito, distante 44 km do Centro da cidade. Não só o pessoal da igreja, que faz uma trezena de 28 de maio a 9 de junho, mas famílias que vêm de outras localidades e ficam acampadas no Boqueirão, assim como os primeiros trabalhadores que vão e voltam faz algumas semanas.


O pessoal da Secretaria de Obras, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito (Semoit) está no trecho há quase um mês. Da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o pessoal está nos preparativos há cerca de dois meses, bem como o setor de Compras e Licitações, e ainda a Secretaria Municipal de Fazenda, desde a semana passada no local.


Junto com os primeiros acampados, chegaram também os trabalhadores, como o eletricista e quatro auxiliares contratados pela Prefeitura para dar suporte de energia elétrica nas barracas de comércio e barracas de acampados. Estão no Boqueirão desde 1º de junho.


Servidores da Semoit estão cuidando da manutenção das estradas de acesso ao distrito. Foram cascalhadas e niveladas, as pontes revisadas e reformadas, mata-burros reconstruídos. Um caminhão-pipa vai controlar a poeira no período, com o serviço mais intensificado entre os dias 10 e 13 de junho. O Departamento Municipal de Trânsito está sinalizando as vias com novas placas indicativas e de advertência.


A partir dessa segunda-feira (6/6), chega o pessoal que vai atuar na organização do trânsito no interior do Boqueirão e os funcionários que farão a limpeza e manutenção dos cinco banheiros. De terça em diante, uma guarnição da Polícia Militar e uma ambulância (com enfermeira) também estarão a postos no distrito.


A Escola Municipal funcionará como ponto de apoio central para o pessoal da Prefeitura, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como da Saúde.


ALVARÁS PARA O COMÉRCIO


Desde o último sábado (4/6), um pessoal da Secretaria Municipal de Fazenda está no Boqueirão liberando alvarás para as barracas de comércio. O valor da taxa é cobrado conforme o tamanho do espaço ocupado.


A ocupação do espaço comercial ficou acertado em reunião que a Prefeitura teve com os interessados. São comerciantes de Unaí e de outras localidades, que há muito tempo "locam" os espaços. "Temos a lista dos que estão sempre na festa", relata a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo).


Um servidor da Prefeitura "assenta" a pessoa onde vai ficar a barraca comercial, faz a medição, encaminha para o pessoal da Sefaz, que providencia a guia para o pagamento do alvará. Só depois, é liberado o funcionamento.


ELETRICIDADE PARA COMERCIANTES E ACAMPADOS


Para terem instalados os pontos de energia elétrica, para iluminação e tomada, comerciantes e acampados precisam pagar uma taxa de instalação. Um eletricista licitado pela Prefeitura e credenciado pela Cemig é responsável pelas instalações. Está à disposição desde 1º de junho.


AMBULÂNCIA DE PLANTÃO


A partir desta segunda (6/6), haverá uma ambulância, com enfermeira de plantão, no distrito do Boqueirão. De sexta a segunda, dias de maior movimento, um médico (com equipamentos, como desfibrilador) também estará de plantão no distrito.


TRÂNSITO IMPEDIDO


Devido ao grande movimento de romeiros e visitantes, os veículos não poderão adentrar o espaço da festa já a partir desta terça. Um estacionamento será improvisado antes da ponte (sobre o rio Preto) do distrito, chegada pela via de acesso mais utilizada.


Acampados "registrados" receberão as credenciais para estacionar os veículos dentro do distrito, nos arredores do camping. Moradores e fazendeiros que precisam transitar pelo local também receberão credenciais. Poderão trafegar pelas ruas laterais. O trânsito estará proibido na rua central.


Além da organização do tráfego no distrito, "a rua livre" facilita a entrada e saída de carros de Bombeiro, Polícia e ambulância o mais rapidamente possível em caso de emergência (pessoa passa mal, incêndio, acidente). Placas de estacionamento proibido estão instaladas em ruas-chave.


BARRACAS, SÓ COM LONA ANTICHAMAS


A fim de evitar incêndios e os efeitos resultantes, a Prefeitura orienta comerciantes e acampados a instalarem barracas com lonas antichamas. Nada de plástico ou material altamente inflamável.


De acordo com Luciana Navarro, o Corpo de Bombeiros vem recomendando muito, e as pessoas estão avisadas. "Se for plástico, o bombeiro vai pedir para desmanchar", ela alerta. A secretária ressalta que os interessados foram informados dessa preocupação. "Não pode facilitar, não pode pôr nada que pega fogo fácil".


Além da lona antichamas, o acampado também precisa ter o disjuntor de energia para instalação elétrica, pois a Prefeitura não fornece. E é cobrado ainda que os barraqueiros (tanto comerciantes, quanto acampados) tenham um extintor de incêndio para a própria segurança, da família e dos outros.


PROBLEMA MAIOR É SOM AUTOMOTIVO


Luciana salienta que problema maior no Boqueirão é o som automotivo, que atrapalha missas, celebrações religiosas e perturba o sossego e o sono de quem quer, e precisa, dormir.


Prefeitura e Polícia Miliar solicitam que as pessoas colaborem. Campanhas de sensibilização em meios de comunicação da cidade, mídias sociais e aplicativos de mensagens estão sendo divulgadas para pedir a colaboração do público.


Campanhas de advertência também pedem a colaboração para condutores de veículos não dirigirem depois de ingerir bebida alcoólica, não transitarem em alta velocidade pela estrada de terra, para não tomar banho ou lavar os cabelos nos chafarizes espalhados pelo distrito, assim como para comerciantes evitarem de vender bebidas em garrafas de vidro.


USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL


O aumento da incidência dos casos de covid volta a preocupar. Por isso, a recomendação é que os romeiros, visitantes e festeiros em geral usem máscara de proteção durante a festa, pelo menos em lugares fechados, como nas igrejas e locais onde as pessoas estejam aglomeradas.


"Se a pessoa tiver com algum sintoma de gripe, favor não ir para o Boqueirão. Caso tenha de ir, colocar máscara de proteção e usar o álcool em gel com frequência", pede a secretária Luciana Navarro. O uso de máscara e a disponibilização de álcool já estão recomendados na central de apoio na escola e nas igrejas.


A secretária explica que quando se decidiu fazer a festa este ano, o índice de infestação de covid em Unaí estava muito baixo. "As pessoas estão vindo, o comércio está lá, os acampados chegando. Não tem mais como impedir a festa. Então, pedimos para as pessoas se protegerem, protegerem seus familiares e os outros romeiros ou visitantes".


COMENDAS E ESTANDARTES


No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, às 15h, serão agraciados com a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão os cinco indicados para 2022: a Prefeitura indicou Luciana Navarro (gestora da pasta de cultura e turismo do município) e Andrea Martins (professora da Unimontes que produziu o documentário "Romeiros de Fé e Festa", em 2008); pela Câmara Municipal, foi indicada Vainaci Soares (ajuda na decoração da paróquia); pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi indicado Manoel Lopes da Cruz (romeiro tradicional que auxilia nas missas); e a Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão – Arsab indicou José Dirceu da Silva (carreiro).


Antes, ainda na parte da manhã, serão apontados os vencedores do Concurso de Estandartes de Santo Antônio, uma promoção conjunta entre Prefeitura e Paróquia. Quatro jurados (indicados pela Prefeitura, Câmara, Paróquia e Arsab) vão selecionar os três melhores trabalhos, que serão premiados pela paróquia: vencedor recebe 1.000 reais, segundo colocado leva 500 reais, terceiro melhor estandarte recebe 300 reais. Os romeiros e visitantes também podem votar presencialmente no estande da Secretaria de Cultura, onde os estandartes estarão expostos à apreciação. Votação será encerrada às 10h do dia 13. E o resultado divulgado por volta do meio-dia.


MUSEU E CEMITÉRIO


A Sectur estabelece um pequeno museu no Boqueirão por ocasião da festa, para lembrar as antigas construções, hábitos e costumes do povo da região. O espaço fica situado ao lado da igreja antiga (imóvel onde, em outros tempos, funcionou uma escola, um cartório).


A Cultura Municipal está, inclusive, fazendo alguns levantamentos para buscar o tombamento definitivo da Festa de Santo Antônio em âmbito estadual e federal. Já é tombada no município.
"Mas, para isso a gente precisa de uma série de registros, como depoimentos de romeiros mais antigos, nomes de pessoas enterradas no cemitério local, fotos, documentos de época", conta Luciana Navarro. Segundo ela, quem puder contribuir para o levantamento, procurar o museu "temporário" no Boqueirão.


O cemitério local recebeu em 2019 uma placa com 50 nomes de pessoas sepultadas. Luciana afirma que existem mais pessoas enterradas lá. "A gente convida os romeiros que tenham conhecimento (dos registros da romaria ao longo do tempo) que passem lá no museu, levem seu depoimento, levem suas fotos antigas, algum registro histórico que faça menção ao distrito. Isso é importante para nós".

 

 bokeii 0001

bokeii 0002

bokeii 0003

bokeii 0004

bokeii 0005

bokeii 0006

bokeii 0007


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas