topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Agraciados os novos comendadores da tradicional Festa de Santo Antônio do Boqueirão (243º ano)

Altair Ribeiro de Sá, Amadeu Pina Vasconcelos, Jésus Frutuoso da Silva (Fizico), José de Souza Matos (Belê) "in memorian" e Nelson Ribeiro de Sousa são os romeiros agraciados com a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão em 2021. A solenidade oficial de entrega das comendas ocorreu no santuário de Santo Antônio (igreja nova), na tarde desse domingo, 13 de junho, dia do santo. Em razão da pandemia de covid-19 (que interrompe as atividades presenciais pelo segundo ano consecutivo), somente alguns familiares dos homenageados estiveram presentes ao evento, que foi transmitido on-line pelo canal da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no YouTube.


À solenidade oficial estiveram presentes o prefeito José Gomes Branquinho, a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo), o vereador Paulo Arara (presidente da Câmara Municipal), o frei Geraldo d'Abadia (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e Argeu Lima da Fonseca (presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão – Arsab).

 

A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão foi instituída em 30 de agosto de 2005. Destina-se a reconhecer e homenagear os romeiros que ajudaram (e ajudam) a fazer a festa e a manter a tradição religiosa da romaria, que completa 243 nos. Os agraciados – cinco por ano, sendo um "in memorian" – são indicados pela Prefeitura, pela Câmara Municipal, pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab). A comenda é entregue oficialmente no Dia de Santo Antônio, que é feriado municipal em Unaí.


ALTAIR RIBEIRO DE SÁ


Indicada pela Prefeitura, dona Altair considera-se uma "devota de Santo Antônio", assim como toda sua família e a família do saudoso marido. A sogra de dona Altair morreu no Boqueirão, no período da festa, e está enterrada no cemitério do distrito.


Anos atrás, a família de dona Altair vinha "de mudança" para o Boqueirão, depois de uma semana de preparação.


Pai, mãe, nove filhos, parentes, funcionários da fazenda vinham em carros de bois. Ela considerava toda aquela movimentação em direção à romaria uma "viagem inesquecível".


Fiéis devotos, ela e familiares tinham como primeiro compromisso (quando chegavam ao Boqueirão) ir à igreja pedir a bênção de Santo Antônio. Nos dias da festa, participavam de todas as missas, procissões e atividades realizadas.


Dona Altair recebeu a comenda das mãos do prefeito José Gomes Branquinho.


AMADEU PINA VASCONCELOS


Nascido e criado na Fazenda Canabrava, onde reside, Amadeu sempre participou (e participa) na realização da festa. A romaria de Santo Antônio é uma tradição em sua família (esposa, três filhos e cinco netos). Seu pai, Virgílio, foi folião do Divino Espírito Santo.


A família de Amadeu chegava ao Boqueirão em carros de bois, de cavalo, e até a pé, muitos cumprindo promessas. As crianças chegam na "charrefusca", metade charrete, metade fusca. A tradição da romaria é mantida pela família.


A lenha para a fogueira também é trazida pela família em carros de bois.


Indicado pela Prefeitura, Amadeu recebeu a comenda das mãos da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro.


JÉSUS FRUTUOSO DA SILVA (FIZICO)


Nascido em Abadia dos Dourados, Fizico chegou a Unaí em 1960. Desde essa época frequenta a romaria no Boqueirão. Durante anos seguidos, montou acampamento no local, como fazem diversas famílias (de várias partes do noroeste de Minas, de Goiás e do DF) por ocasião da festa.


Católico fervoroso, desde a mocidade Fizico participa da festa, ajudando, colaborando, oferecendo prendas e fazendo doações. Devoto, fez várias promessas a Santo Antônio e sempre foi atendido. Segundo ele, isso se deve à força de sua fé.


Por essas e outras, Fizico foi indicado a "comendador" pela Câmara Municipal e recebeu a homenagem do presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Arara.


JOSÉ DE SOUZA MATOS – "IN MEMORIAN"


Mais conhecido como "Belê", o unaiense José de Souza Matos nasceu em 1931. Durante vários anos chegou ao Boqueirão, para a festa, descendo o rio de canoa. Casou-se com Amália Mota dos Santos e, com oito dias de casado, mudou-se para a chácara dos padres. Os objetos de sua mudança também chegaram de Canoa à chácara. Teve nove filhos. Faleceu em 24 de dezembro de 2006.


Durante a romaria, Belê servia às atividades da igreja: ajudava nas cerimônias religiosas, nas coletas, e tudo o mais que precisavam dele. Era o "guarda" da igrejinha (a antiga igreja do Boqueirão) nesse período e dormia na sacristia. A festa de Santo Antônio era muito aguardada por ele.


Belê foi indicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e homenageado "pelos enormes préstimos, esforço e orgulho para servir à igreja e a Santo Antônio". O frei Geraldo d'Abadia entregou a comenda a Gislene, filha do homenageado.


NELSON RIBEIRO DE SOUSA


Nelson Ribeiro de Sousa descende da família Salgado, uma das mais tradicionais na festa e romaria de Santo Antônio do Boqueirão. Moradores nas proximidades do distrito, os Salgado eram sempre os primeiros a montar barraca e acompanhar a romaria.


A chegada ao distrito, frequentemente, se dava por carros de bois. Vinham principalmente para pagar promessas e agradecer bênçãos alcançadas. Lutam para manter a tradição da romaria.


A honraria a Nelson foi concedida por indicação da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão. Como mora em Brasília (DF), por motivo de força maior (relacionada a trabalho) não pôde comparecer à cerimônia, para receber a comenda. O agraciado foi representado no ato por Vera Santana.


COMEÇO DE TUDO


Tudo começa quando, ainda no século 17, "nobres" fazendeiros visitam a região onde hoje está situado o distrito do Boqueirão, em busca de terras para criação de gado. Conta a história (narrada pela professora Maria Torres Gonçalves) que a imagem de Santo Antônio fora levada para o local por José Rodrigues Frois, ou por um de seus filhos.


A imagem fora deixada sobre um toco de árvore, para marcar o local que possuía ótimas pastagens. Os fazendeiros teriam ido a Paracatu, a fim de providenciar ferramentas e alimentos, com a intenção de retornar ao boqueirão e construir moradas. Pessoas que passaram pelo local e depararam com a imagem do santo (ali, sem eira nem beira) imaginaram tratar-se de um milagre.


Outra versão narra que a imagem de santo Antônio teria sido roubada por escravos que, sem saber o que fazer com ela, deixaram-na sobre o tronco de uma árvore. A imagem fora recolhida e entregue à Diocese de Paracatu. Tempos depois, a mesma imagem teria aparecido sobre o mesmo toco.


O "milagre", então, penetrou no imaginário popular. Daí em diante, tiveram início as peregrinações e romarias. Uma capela foi construída no Boqueirão. De lá para cá, a tradição conta 273 anos de festa e romaria de Santo Antônio.


O distrito de Santo Antônio do Boqueirão fica a 44km distante do Centro de Unai. Recebe visitantes e romeiros de todo o noroeste de Minas, dos vizinhos Goiás, Distrito Federal e noroeste da Bahia.


No período da festa e romaria, famílias unaienses de tradicionais romeiros também acampam no distrito, que se torna um grande espaço de encontro e convivência. Missas, procissões, batizados, folias, desfile de carros de bois são alguns atrativos da festa.


O dia consagrado a Santo Antônio (do Boqueirão), 13 de junho, é declarado feriado municipal em Unaí desde 2005. À época, entendeu-se que era a oportunidade concedida para que todos os devotos (comerciantes, trabalhadores, estudantes) pudessem ir ao distrito e renovar sua fé e devoção ao santo do dia.


Estima-se que cerca de 10 mil pessoas circulem pelo Boqueirão no dia do santo. O movimento, porém, é bastante expressivo no local durante toda a primeira quinzena de junho.

 

sntoo 0006


sntoo 0001

sntoo 0002

sntoo 0003

sntoo 0004

sntoo 0005




SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn
Boas festas!!!

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

Matrículas para a rede municipal de ensino

Matrículas para a rede municipal de ensino

02/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

Prefeituras fecham as portas dia 24 de agosto

17/08/2015 - Por Ricardo Ribas

Prefeito visita Agrobrasília 2015

Prefeito visita Agrobrasília 2015

14/05/2015 - Por Assessoria de Comunicação

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

Passeata contra a dengue: quinta-feira (30/4), às 7h30

27/04/2015 - Por Assessoria de Comunicação