Vai começar o 1º Festival de Comida de Feira de Unaí

O evento, destinado a escolher o melhor "prato" vendido nas feiras da cidade, é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e será realizado de 5 a 25 de agosto. O feirante que quiser inscrever seu prato principal (só pode inscrever um, o carro-chefe) tem até o dia 4 de agosto para procurar a sede da Sectur, que funciona no UAI (Avenida Frei Anselmo, 320, Divineia) portando documentos pessoais, comprovante de residência, alvará 2019 e formulário preenchido. Os três primeiros colocados receberão prêmios. O prato campeão receberá um kit promocional com 20 itens, troféu, certificado de premiação e divulgação local/regional. Para mais informações, ligar 3677-5054.

A Comissão Avaliadora do festival é composta por cinco pessoas "qualificadas e com notório saber na área de gastronomia", que visitarão as bancas em dias e horários indefinidos (escolhidos pelos organizadores) para experimentar o prato inscrito (pastel, churrasquinho, tira-gosto, quitanda, quitute, etc.). Além de avaliar sabor, temperatura, apresentação, os avaliadores vão verificar o atendimento e a higiene do local. A população também poderá votar no prato preferido (um voto por consumidor), mas esse voto não será validado para o concurso, mas tão somente para pontuar no quesito "satisfação do cliente". A urna de votação pública estará à disposição no palco onde se apresentam os cantores do projeto Música na Feira.

Clique aqui e confira o edital do evento, com todas as informações.

Prato típico

O Festival "Comida de Feira" faz parte da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que tem como foco "Culinária e Patrimônio 2019". A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, explica que governo de Minas está dando uma atenção especial à culinária, pelo fato de a comida mineira ser uma das principais atrações turísticas de Minas Gerais, estado que tem no turismo uma das suas principais alavancas econômicas.

Luciana conta que até um chef de cozinha, o Eduardo Avelar, foi contratado pela Associação do Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba, para identificar o prato típico das cidades que compõem o circuito (Unaí e outras 14 cidades das duas regiões). Mas, de acordo com a secretária, está muito difícil identificar um prato típico (único) que represente Unaí, em razão de sua diversidade populacional e cultural. "Há uma grande mistura de comidas em Unaí", justifica.

O problema, antecipa Luciana, é que o Estado de Minas Gerais cobra a identificação do prato típico até o final deste ano. "Estamos com ideia de organizar um evento em que os vários imigrantes que moram em Unaí (holandeses, japoneses) e migrantes (gaúchos, paranaenses e mineiros que vieram pra cá) apresentem os pratos típicos deles", afirma a secretária.

feicom1 0002

feicom1 0001