topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Boqueirão 2019: “Não tem jeito de contar, a pessoa tem que vir, tem que sentir”

A manifestação é do prefeito José Gomes Branquinho, durante a solenidade oficial de entrega das comendas de Santo Antônio do Boqueirão, na 271ª Festa de Romaria. A organização geral e a estruturação do evento é resultado de trabalho conjunto da Prefeitura, da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab) e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A solenidade de entrega das comendas ocorreu num espaço anexo da igreja nova, na quinta-feira, 13 de junho. Em pronunciamento, Branquinho disse que não dá para contar como é o Boqueirão nos dias de festa. "A pessoa tem que vir, tem que sentir".

 

O prefeito acrescentou que, a cada ano, o Boqueirão oferece outras dificuldades, novos desafios, outras superações. Mas, segundo observou, o município é obrigado a melhorar a estrutura ano após ano. "Este ano está melhor do que no ano passado. No ano que vem estará melhor ainda, vamos dar uma estrutura melhor".

 

Mais segurança e mais conforto para os romeiros e visitantes são condições indispensáveis no avanço estrutural, segundo o prefeito. "A maioria das pessoas vem ao Boqueirão por causa da fé. Mas tem gente que vem para divertir, tem gente que vem para trabalhar, e a Prefeitura tem a obrigação de cuidar para que as pessoas tenham boa acolhida, tenham um pouco mais de conforto e segurança".

 

Feriado e banda municipal

 

Ao observar o distrito do Boqueirão repleto de romeiros e visitantes (inclusive de unaienses) no dia de Santo Antônio, o prefeito Branquinho atribuiu parte do feito à lei que transformou o dia 13 de junho em feriado municipal. Com isso, muitos moradores de Unaí demandam o distrito no principal dia da festa. A lei foi criada na administração do prefeito Antério Manica, da qual Branquinho foi vice-prefeito. "Isso deu oportunidade para as pessoas de Unaí poderem freqüentar a festa", disse, ao elogiar a sensibilidade do ex-prefeito ao propor a lei à época.

 

"Teve um tempo que o Boqueirão era ocupado (durante a romaria) praticamente pelo pessoal do Gama, de Cabeceira de Goiás, de Formosa, de Cabeceira Grande. O pessoal de Unaí que freqüentava era muito pouco. Hoje não é bem assim, as pessoas de Unaí estão chegando", observou.

 

Branquinho também mencionou a Banda Municipal de Música Lira Capim Branco como motivo de orgulho pessoal (para ele). Igualmente, a banda foi criada quando ele era vice-prefeito na administração Antério Manica. A banda derivou da Associação Banda Lira Unaiense, que tinha dificuldade para manter a estrutura. "Com a criação da banda municipal, o município pôde repassar recursos para ela adquirir instrumentos, comprar uniformes, formar novos músicos", ressaltou o prefeito, ao dizer que sente um orgulho especial quando a banda toca o Hino de Unaí (que juntamente com o Hino à Bandeira do município, foi outra criação da administração que ele serviu como vice-prefeito).

 

Pronunciamentos

 

Durante a abertura da solenidade oficial de entrega das comendas, falaram ainda a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro; o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão, Argeu Lima da Fonseca; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Demóstenes; e o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, frei Geraldo D'Abadia.

 

Luciana disse sentir-se honrada ao fazer parte da Festa de Santo Antônio do Boqueirão e parabenizou os novos comendadores agraciados; Argeu agradeceu especialmente aos parceiros da Prefeitura que trabalharam para garantir a estrutura do distrito. "É bom ver quando a coisa está funcionando". E parabenizou os novos comendadores da festa: "Vocês estão recebendo essa homenagem, porque merecem".

 

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlinhos do Demóstenes elogiou o trabalho da Prefeitura pela organização e estrutura empenhadas para garantir a realização da festa e teceu elogios à comendadora indicada pela Casa de Leis municipal. O Frei Geraldo D'Abadia destacou as características, que a seu ver, marcam os frequentadores da festa. "Quem tem cara de Boqueirão é simples, é solidário, é fraterno, é festeiro e tem fé. Fé de qualidade e fé sincera".

 

 buqfalas1 0006

buqfalas1 0001

buqfalas1 0003buqfalas1 0005

buqfalas1 0002

buqfalas1 0004

buqfalas1 0007




SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012