Museu de Unaí abordará “tradições culturais” na 17ª Semana Nacional de Museus

De 13 a 18 de maio, durante a 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu Municipal de Unaí "Maria Torres Gonçalves" trabalhará temas voltados à abordagem da tradição e da cultura como formas de interação social. Serão expostos, durante a semana, símbolos da Festa da Moagem e do Carro de Bois de Unaí e o trabalho regional de fiandeiras. Palestras e apresentações teatrais estão entre as atrações que serão oferecidas principalmente ao público escolar, alvo predileto da direção do museu.

De segunda a sexta, o palestrante César Júnior falará sobre a importância da preservação do patrimônio. As palestras ocorrem de manhã e à tarde e são direcionadas especialmente para estudantes do ensino médio das escolas públicas. Para as crianças do ensino infantil, estão previstas apresentações teatrais nas tardes de quarta e quinta.

Antes, porém, os estudantes visitam exposições de fotos e outros materiais que recontam a história das várias edições da Festa da Moagem unaiense. Os visitantes também poderão observar o trabalho de uma fiandeira e conhecer os componentes e funções de um tear, máquina utilizada no serviço de tecelagem.

Fortalecer vínculos

"É nas crianças e adolescentes que buscamos formar o espírito de pertencimento à Unaí, fortalecer neles suas raízes e vínculos com a cultura local", destaca o diretor do Museu Municipal, Luiz Anselmo de Sá, ao constatar que os jovens precisam ampliar seu vínculo afetivo com Unaí, fixar raízes, porque nasceram na cidade, embora seus pais tenham vindo de fora. "Ao visitar o museu e descobrir novidades, a criança se entusiasma e também leva os pais".

Mas, para que isso ocorra, segundo o diretor do museu, é preciso que as exposições sejam dinâmicas, estejam sempre oferecendo novidades, para manter aceso o entusiasmo das crianças e adolescentes. "Sempre temos de apresentar coisas novas, senão os estudantes cansam, e não querem voltar. Precisamos mudar sempre, para atrair esse público constantemente ao museu".

Além das exposições temporárias, montadas conforme temas propostos em programas como Semana dos Museus, Primavera nos Museus, o Museu de Unaí mantém uma exposição de fotos e materiais permanentes que retratam o modo de vida, os costumes, os saberes e fazeres unaienses desde o tempo do Capim Branco.

O Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves fica na rua Dr. Joaquim Brochado, 197, bairro Capim Branco. Telefone 3677-4657.

musemm 0001