topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

21ª Festa da Moagem de Unaí preserva a tradição do carro de bois com desfile na avenida

Unaí celebrou, na tarde dessa quinta-feira (2/5), um dos pontos altos da tradicional Festa da Moagem: o desfile dos carros de bois pela avenida Governador Valadares, da "boca" da ponte até a praça São Cristóvão. O trajeto foi percorrido por 57 carros, puxados por bois e guiados por carreiros e candeeiros. Os participantes receberam troféus oferecidos pela Prefeitura de Unaí, em parceria com a Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas (Ascanor). O troféu de 2019 fez homenagem póstuma a Toinzinho dos Reis (Antônio dos Reis Calçado), produtor rural na região do Canabrava, membro da Ascanor e fundador da Festa da Moagem e do Carro de Bois de Unaí.

 

Ao passar o troféu às mãos da viúva de Toinzinho dos Reis – dona Valdivina –, o prefeito José Gomes Branquinho agradeceu à Ascanor pela "justa homenagem" concedida e referiu-se ao homenageado como "amigo e companheiro do coração".

 

À medida que os carros de bois chegavam à praça, depois de passarem pela avenida lotada de espectadores, carreiros e candeeiros recebiam, um a um, os troféus de participação. Desfilaram pela avenida carros de Patrocínio, Coromandel, Brasília DF, Palmital, Cabeceira Grande, Cabeceira de Goiás e Uruana de Minas. A maior parte das comitivas veio de terras unaienses: regiões de Canabrava, Ruralminas, Boa Vista, Fazenda Retiro, Papamel, Barra do Córrego e Vargem da Camisa.

 

O prefeito Branquinho saudou a oportunidade de manter a tradição e a chance de apresentar para crianças e jovens o funcionamento de um carro de bois. "Temos de mostrar pra eles o que é uma canga, um canzil, uma junta de cabeçalho, uma junta de guia, mostrar o que é um carreiro, o que é um candeeiro", afirmou Branquinho. E uma dessas oportunidades é a "aula magna" que o sr. Nonote dará no parque de exposições nestes dias de festa.

 

Limpeza

 

Imediatamente após o desfile, equipes da limpeza urbana municipal entraram em ação. Dois caminhões-pipa foram utilizados para lavar os locais percorridos pelos carros de bois.

 

Uma grande ação de limpeza também foi feita na praça São Cristóvão, em local que recebera terra para parada e arranque dos carros. A terra espalhada em área da praça foi medida de segurança para evitar escorregão dos bovinos.

 

Ao final do evento, uma patrol, uma retroescavadeira, caminhões e equipes de limpeza urbana removeram a terra. Os caminhões-pipa fizeram o serviço final, lavando o local e devolvendo a praça "limpinha" para a população.

 

No parque

 

A 21ª Festa da Moagem e do Carro de Bois de Unaí prosseguiu no Parque de Exposições, que abriu às 20h com apresentações artísticas e shows musicais.

 

Até a noite de domingo (5/5), o parque será palco de muita brincadeira para a criançada e, é claro, muita moagem de cana, com fabricação de melado e rapadura. Comidas típicas regionais também fazem parte do cardápio. No local, podem ser conferidas ainda barracas da agricultura familiar e de produção artesanal, entremeadas por manifestações culturais.

 

As noites da Festa da Moagem terminam no palco principal com shows musicais de artistas da terra. Duplas e grupos "prata da casa" brindam os presentes com o melhor da música regional.

 

 moagg 0005

moagg 0001

moagg 0002

moagg 0003

moagg 0004

moagg 0006

moagg 0007

moagg 0008

moagg 0009

moagg 0010


SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012