topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Museu Municipal abre as portas para reuniões de segmentos unaienses

No ano em que vai completar 10 anos de fundação (foi fundado em 8 de julho de 2008), o Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves está programando uma série de ações. Para começar, abriu as portas, na manhã dessa terça-feira (6/2), a fim de receber a reunião da Associação Comercial e Empresarial de Unaí (ACE). Esta é a primeira de uma série de reuniões – dos segmentos unaienses – que a administração do museu espera atrair para o local em 2018.

 

O objetivo, segundo o administrador do museu, Luiz Anselmo de Sá, é atrair mais pessoas para conhecer o espaço, que é um órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A parte interna do museu guarda fragmentos da memória unaiense, onde podem ser conferidos utensílios, fotos, livros, quadros, documentos e outras obras. A parte externa revela uma surpresa para o visitante: um quintal com árvores e pássaros. Esta é a parte do museu que o administrador reservou para as reuniões ao ar livre.

 

"Queremos popularizar o museu. Não vamos apenas esperar que as pessoas venham. Queremos trazer as pessoas até aqui. O museu é a joia da coroa de qualquer cidade, e os unaienses precisam conhecer este espaço", afirmou Luiz Anselmo.

 

A reunião da Associação Comercial feita num espaço aberto, fora da sala de reuniões, surpreendeu sua presidente, Eliana Oliveira Zika Pereira. "Foi uma reunião diferente. Senti que as pessoas se soltaram mais, participaram mais. Este local cheio de verde, cheio de pássaros, foi um clima muito gostoso, uma energia muito boa".

 

Para a presidente da ACE/CDL, a ideia de trazer os variados segmentos da sociedade unaiense, para se reunirem no museu, é muito válida e tende a cumprir o objetivo almejado pela administração do local. Ela mencionou, como exemplo, o fato de alguns diretores da Associação Comercial conhecerem o museu de Paracatu, mas nunca terem entrado no museu unaiense.

 

Além das reuniões – para atrair novos visitantes –, a administração do museu pretende estimular ainda mais a utilização do espaço para lançamento de livros, encenação de peças teatrais, realização de saraus literários e de shows musicais intimistas.

 

"Há uma determinação do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para transformarmos os museus em espaços dinâmicos, de convivência social e difusão de programações variadas. O museu não pode ser um local estático. Por isso, vamos promover ações e fazer uma movimentação maior este ano. Queremos trazer ao museu quem não o conhece. E aqueles que conhecem, precisamos criar motivos para que voltem", arrematou Luiz Anselmo.


O Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves fica na rua Doutor Joaquim Brochado, 197 - baiirro Capim Branco. Telefone: 3677 5647.

 

 cafmuse 0001

cafmuse 0002

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012