topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Unaí abriu oficialmente, na noite dessa segunda-feira (15/5), a 15ª Semana de Museus. O evento é incentivado pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) – órgão do Ministério da Cultura – e ocorre em mil dos três mil museus brasileiros registrados oficialmente. O objetivo é atrair as pessoas aos museus e realizar a interação da população com o fazer artístico-cultural. A abertura ocorreu no Museu Municipal Maria Torres Gonçalves e contou com a presença do prefeito José Gomes Branquinho e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro. A Banda Municipal Lira Capim Branco deu um toque de classe à abertura, que se destacou pela presença de alunos do EJA, curso de Educação de Jovens e Adultos.

 

Em pronunciamento, o prefeito Branquinho elogiou o museu como "muito bem arrumado" e agradeceu a participação voluntária da artista plástica Marlene Pires Maciel (responsável pelas oficinas que beneficiarão quase 100 pessoas) e também do artista Edgar Santana (que expôs parte de suas obras).

 

Branquinho também agradeceu e destacou a presença dos alunos do EJA, "jovens da melhor idade que estão recuperando o tempo e estudando".

 

Ao elogiar o trabalho da Banda Municipal, após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal de Unaí, o prefeito disse ser hora de trabalhar uma nova produção do hino local, a fim de incentivar a população a conhecer e cantar o hino.

 

"Vamos produzir CDs e distribuir para as escolas e a população. Precisamos criar o hábito de cantar o hino unaiense", ressaltou Branquinho.

 

A semana

 

A semana será recheada de atividades. Durante o dia, 90 participantes serão beneficiados pelas oficinas de artesanato oferecidas no museu, entre os quais alguns adolescentes indicados por entidades da rede de proteção socioassistencial. Farão cursos de xilogravuras, pintura em tela, tayday (pintura em camisetas), mosaico, pintura em garrafas e socolagem. O resultado das oficinas será exibido na manhã de sábado e domingo (das 9h às 12h) no próprio museu. A artista plástica unaiense Marlene Pires Maciel coordenará as oficinas.

 

De segunda a sexta, à noite (a partir das 20h), o museu será palco de manifestações nos mais variados segmentos da expressão artístico-cultural de Unaí: exposição de artistas unaienses, com destaque para obras de Edgar Santana e Marlene Pires Maciel (segunda); Sarau literário, com apresentação de orquestra de violeiros e exposição de livros lançados por escritores de Unaí e região (terça); apresentações teatrais (quarta); Exibições de grupo de dança e de artes marciais (quinta); e apresentação de grupo de folia de reis e de catira (sexta).

 

abermuseu 0006
Prefeito Branquinho "acolhendo" o público, ladeado pelo administrador do Museu Municipal,
Luiz Anselmo de Sá


abermuseu 0005

abermuseu 0004
Secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) com a artista plástica unaiense Marlene Pires Maciel 

abermuseu 0001

abermuseu 0002

abermuseu 0003

abermuseu 0007

abermuseu 0008



 

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012