topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Unaí sedia reunião do Circuito Turístico Noroeste das Gerais

Representantes de 15 municípios do Circuito Turístico Noroeste das Gerais estiveram reunidos em Unaí (no UAI - antigo Clube do Sesi), nesta sexta-feira (12/5), para discutir a reativação da associação que representa o circuito. Gestores da associação vieram passar informações aos municípios sobre como devem agir para explorar seu potencial turístico e fazer captação de recursos nos governos federal e estadual, a fim de fomentar o segmento.

 

A reativação da Associação Circuito Turístico Noroeste das Gerais é necessária para que os municípios membros sejam habilitados a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Estar no mapa é condição essencial para captação de recursos nas esferas estadual e federal de governo.

 

Na segunda quinzena de junho, todos os municípios deverão estar com seus planos e documentação prontos para conseguirem habilitação no Mapa do Turismo. "O mapa é uma ferramenta utilizada pelo governo federal para direcionamento de políticas públicas voltadas para o turismo. O governo mapeia o que precisa ser desenvolvido no município e direciona recursos para a execução. Por isso, o município precisa estar habilitado para receber esses recursos e desenvolver as ações", explica o gestor executivo da associação, Ígor Araújo Diniz.

 

O gestor esteve em Unaí nesta sexta-feira coordenando a oficina de instrumentalização de destinos turísticos, com o objetivo de fazer os agentes municipais pensarem o que os municípios têm para ofertar, o que existe para desenvolver e o que já têm pronto para explorar.

 

Em Unaí, cavernas, cachoeiras, museu, tecelagem, festas, manifestações culturais são atrativos que podem ser registrados como bem material ou imaterial.

 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, entende que o setor precisa estar estruturado para conseguir aproveitar as oportunidades. A reativação do Conselho Municipal de Turismo e a organização do Fundo Municipal de Turismo estão entre as metas que precisam ser superadas para atingir o objetivo final, de acordo com Luciana.

 

"Várias festas são atrativos turísticos de Unaí e precisam entrar no mapa. Porém, a realização da maioria dessas festas não passa pela Secretaria de Cultura e Turismo. Precisa haver um alinhamento com o poder público, porque só assim elas passam a figurar oficialmente. Elas não têm nada a perder, e a parceria pode atrair recursos (estadual e federal) e mais visitantes", assinala a secretária de Cultura e Turismo.

 

A partir de junho, quando for reformulado o Mapa do Turismo, o Circuito Noroeste das Gerais será o maior do Estado de Minas Gerais em número de municípios-membros e em extensão territorial.

 

Branquinho assina termo de adesão

 

Durante a reunião, o prefeito José Gomes Branquinho assinou um termo de adesão de Unaí ao circuito.

 

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar os presentes (e levarem o convite para os respectivos municípios) para a reunião da Amnor que será realizada em Unaí, no dia 25 de maio, com a presença de diversas autoridades.

 

Dois temas vão dominar a pauta da reunião: a construção do Hospital Regional de Câncer e a consolidação do campus da UFVJM, ambos em Unaí.

 

Branquinho ressaltou que, embora sejam obras e projetos unaienses, se trata de duas causas de abrangência regional que precisam do apoio de todos os municípios, porque todos poderão ser beneficiados em caso de concretização dos projetos do hospital e da universidade pública federal.

circtur 0004
Diversos assuntos foram abordados durante a oficina de instrumentalização de destinos turísticos



circtur 0003
Prefeito Branquinho assina termo de adesão de Unaí ao circuito que agrega 15 municípios

circtur 0001
Branquinho aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para reunião da AMNOR
que será realizada em Unaí, no dia 25 de maio


circtur 0002
Agentes de 15 municípios integrantes do circuito estiveram em Unaí, nesta sexta (12), para a
reunião da associação



 

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012