Município entrega mais 12 tratores para a agricultura familiar

O prefeito Delvito Alves assinou, nessa terça-feira (3/3), termo de cessão de mais 12 tratores para associações e comunidades de pequenos agricultores rurais. A iniciativa integra o programa municipal de fomento à agricultura familiar. Desde que começou o programa, em 2013, o Governo do Município já entregou 45 tratores para impulsionar a produtividade nas pequenas propriedades. O ato oficial de entrega das máquinas contou com a presença do deputado federal Rodrigo de Castro, de vereadores da base aliada, de presidentes de associações de pequenos produtores e de lideranças comunitárias rurais.

Foram beneficiados: Centro Comunitário de Garapuava, Associação dos Produtores Rurais do Queba, Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda do Galho, Associação Comunitária Sapezal , Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São Sebastião, Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida do Assentamento da Fazenda Brejinho, Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria, Associação Comunitária dos Pequenos Produtores da Comunidade Canabrava, Associação Comunitária do PA Nova Califórnia, Associação dos Pequenos Produtores Rurais Modelo, Associação Comunidade Unida de Trabalhadores Rurais do Município de Unaí (PA Tamboril) e Associação dos Pequenos Produtores Rurais São João Batista.

Os pequenos produtores beneficiados pelo programa afirmam que, sem a ajuda municipal, dificilmente conseguiriam aumentar a produtividade agrícola.

O presidente da Aprocasm (Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Agrária de São Miguel), Valdemar Soares, contou que sua comunidade foi das primeiras a receber o trator (com grade aradora) e elogiou o programa do Governo Municipal.

"São 15 anos de existência do assentamento e nunca tivemos nada. Com a doação das máquinas, hoje conseguimos colher duas safras por ano. Duas safras, por ano, era possível somente para o grande produtor, que sempre teve máquinas à sua disposição. Esse programa de incentivo do Governo Municipal é que está nos dando essa possibilidade", comemorou Valdemar.

Nildo José de Assis, o Tim do PA Paraíso, reconheceu o programa como "fundamental para incentivar a agricultura familiar". A comunidade que representa também foi das primeiras a receber o maquinário cedido pelo Governo Municipal e já conseguiu melhorar a produtividade.

"Estamos fazendo 1.300 horas/ano com apenas um trator. Um trator só já não está dando conta de atender a vontade de produzir do PA Paraíso. Por isso, estamos pedindo a ampliação do programa, para conseguirmos mais máquinas para gerar mais produtividade", afirmou Tim, conclamando ao prefeito Delvito e ao deputado Federal Rodrigo de Castro a adoção de medidas de ampliação do programa.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Altir de Souza Maia, elogiou as iniciativas do Governo Municipal na direção do homem do campo, especialmente do pequeno produtor.

"Alguns anos atrás, os agricultores familiares recebiam as terras, e nada mais. Hoje, a história é diferente. É a visão moderna de reforma agrária. A Prefeitura, hoje, leva estrada, luz, escola e, quase inimaginável tempos atrás, leva tratores", disse Altir, em pronunciamento.

O secretário municipal da Agricultura, Adriano Dib, orientou os dirigentes de associações e lideranças de comunidades rurais a utilizarem as máquinas "da melhor maneira possível" e desejou-lhes "muito sucesso na lida do dia a dia".

Aliados

Também em pronunciamento, os vereadores da base aliada do Governo Municipal (Dorinha Melgaço, Ilton Campos, Netinho do Mamoeiro, Edimilton Andrade e Paulo do Saae) elogiaram o programa de cessão de tratores à agricultura familiar, reconhecendo a iniciativa da administração unaiense como essencial para a produtividade e para a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor e de sua família.

O prefeito Delvito Alves celebrou o fato de a administração municipal já ter cedido 45 tratores à agricultura familiar. Segundo ele, o programa não para por aí. Ele prevê que outros 10 tratores (seis adquiridos com recursos do Governo de Minas, dois com recursos próprios do município e outros dois com emenda parlamentar do deputado Rodrigo de Castro) serão repassados ainda este ano às comunidades que ainda não receberam as máquinas.

Para o deputado Rodrigo de Castro (que, por meio de emendas parlamentares, está destinando recursos para a aquisição de tratores do programa), a agricultura familiar unaiense está dando um "grande salto" em direção ao futuro. De acordo com o deputado, não se pode imaginar, hoje, em pleno ano de 2015, no século 21, um produtor rural trabalhar sem o auxílio de um trator. Depois de elogiar o programa municipal de incentivo à agricultura familiar, Rodrigo de Castro se comprometeu a repassar (via emenda parlamentar) mais dois tratores para o programa até o segundo semestre deste ano.

Para finalizar o ato, o prefeito Delvito afirmou que nesta primeira etapa do programa, que chamou de "estruturador em favor da agricultura familiar", vai dotar todas as associações de pequenos produtores e comunidades rurais de tratores com grades aradoras. Em outra etapa, disse que a administração cederá carretas, ensiladeiras e forrageiras aos produtores. E, numa última etapa, a doação será de calcário e gesso, para correção de solos.

Órgãos oficiais apontam que mais da metade (até 70%) dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros provêm da agricultura familiar. Em Unaí, não é diferente.

entre 0002
Lideranças (políticas, classistas, comunitárias) e representantes das associações de pequenos
agricultores estiveram presentes ao ato de entrega dos tratores

entre 0001