Município cede mais um trator para incrementar plantio direto no PA São Miguel

O Governo de Unaí, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, cedeu mais um trator com grade aradora e carreta para incrementar o projeto-piloto de plantio direto que está sendo desenvolvido no PA São Miguel. O termo de cessão de uso foi assinado (no gabinete do prefeito) com a Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Agrária do PA São Miguel, nessa segunda-feira (12/1).

O projeto-piloto de plantio direto em assentamentos está se iniciando em Unaí pelo PA São Miguel, localizado após o distrito de Garapuava, em área de chapada (plana). O plantio direto é compatível com o baixo custo de produção e com a conservação do solo, isso porque é efetuada a rotação de culturas com manutenção da cobertura morta ou palhada da cultura anterior. No projeto implantado no PA São Miguel, que beneficia 110 famílias, os pequenos produtores já se preparam para a colheita da primeira safra.

"Nós temos buscado o fortalecimento dos pequenos produtores rurais do município. Para executar esse projeto-piloto de plantio direto no PA São Miguel, já fizemos cessão de uso de um pulverizador e de uma plantadeira. E, antes, essa comunidade já havia recebido um trator traçado. Tudo isso, para garantir o trabalho de resultados", afirmou o prefeito Delvito Alves, durante a assinatura do termo de cessão de mais esse trator e implementos agrícolas.

De acordo com o presidente da associação do PA São Miguel, Valdemar Soares, essas ações da administração pública municipal estão viabilizando o maquinário para que o projeto de plantio direto seja feito também pelos pequenos produtores. "Os grandes fazendeiros fazem o plantio direto, mas nós, os pequenos produtores, não temos condições de comprar o maquinário para o trabalho. Sem o apoio do governo municipal, não teríamos condições de desenvolver esse nosso projeto."

O projeto de plantio direto no PA São Miguel envolve culturas de sorgo, milho, feijão, amendoim, arroz, melancia, abóbora. "Estamos partindo para a colheita dos primeiros frutos. A ideia é depois expandir o programa para outros assentamentos localizados em áreas de chapada", comemorou o secretário municipal da Agricultura, Adriano Dib.

O secretário Adriano lembrou que o município vem desenvolvendo outros programas para fortalecimento da agricultura familiar, como doação de sementes de milho, emissão de documentos para facilitar financiamentos bancários, feitura de curvas de nível e de barragens de contenção para preservação de solos, além da doação municipal de patrulhas mecanizadas contemplando associações e comunidades rurais.

No programa municipal de cessão de tratores, como ação fortalecedora da política de desenvolvimento da agricultura familiar, o prefeito Delvito assinalou que o governo municipal, desde 2013, já entregou aos pequenos produtores rurais cerca de 30 tratores (com grade aradora). Segundo ele, este ano (2015), a administração municipal vai se empenhar para entregar outros 22 tratores completos.

"Esses tratores estão sendo cedidos para viabilizar o trabalho produtivo no campo. A vida desses trabalhadores está se transformando. Eles estão ganhando mais dignidade, e essa política municipal está fazendo com que eles acreditem mesmo no trabalho", declarou o prefeito, acrescentando que todas as associações e comunidades de pequenos produtores rurais de Unaí serão beneficiadas com os tratores e implementos agrícolas.

saomi 0001
Prefeito Delvito recebe diretoria da associação rural e pequenos produtores do PA São Miguel
para ato de assinatura de cessão de trator e implementos

saomi 0002