Prefeitura de Unaí e Governo de Minas promovem encontro para criação de agenda estratégica da agricultura

Parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Unaí resultou na realização do encontro regional de agentes políticos, lideranças rurais e classistas, quadros técnicos e estudantes para discutir e criar uma agenda estratégica para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Minas Gerais 2014-2030. O encontro, promovido na tarde dessa quarta-feira (19/2), contou com a presença do prefeito Delvito Alves, do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, e do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

Os encontros regionais estão acontecendo em cidades-destaque de Minas Gerais com forte desenvolvimento agrícola. Entre outros objetivos, os encontros visam legar ferramentas de gestão moderna para o setor, com planejamento estratégico de longo prazo e análise de resultados.

"Não dá mais para pensar a agricultura só de ano em ano", sentenciou o secretário Zé Silva. Segundo ele, o Estado precisa conhecer os desafios e os gargalos para a agricultura, garantir a segurança no campo e ainda ofertar ao produtor a certeza, por exemplo, de que receberá o pagamento pelo leite vendido. A questão dos abatedouros nos frigoríficos municipais, a assistência técnica e a pesquisa também estão entre os eixos que seriam debatidos pelos técnicos, lideranças e autoridades.

Depois de discutidas as pautas regionais em cidades-polos, os resultados vão ser reunidos numa agenda estratégica que será submetida ao Conselho Nacional de Política Agrícola e ao Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. "Esta agenda estratégica, que vai ser lançada pelo governador Anastasia no final de março, será um documento norteador dos candidatos a presidente da República, governador, senador e deputado", explicou Zé Silva.

Para o prefeito Delvito, a escolha de Unaí para sediar um encontro tão importante e a presença do secretário Zé Silva na cidade representa um "grande impulso" para os segmentos da agricultura familiar e empresarial de Unaí e de toda a região Noroeste.

"É assim mesmo, ouvindo as lideranças e as forças produtivas de cada setor, que o governo do Estado acertará cada vez mais em suas políticas públicas. Ao final de todos esses encontros, acreditamos que o governo vai construir uma agenda positiva para o segmento", disse o prefeito.

Durante a abertura do encontro, Delvito afirmou que a administração municipal está fazendo a parte que lhe cabe, no sentido de fortalecer o setor, especialmente da agricultura familiar. "Neste ano, a administração municipal planeja entregar 24 tratores traçados para a agricultura familiar. Dezesseis já estão garantidos. Os outros oito estão sendo negociados. Queremos fazer com que o pequeno produtor acredite na nossa terra e na força da sua produção".

zessi 0004
O encontro para criação da agenda estratégica regional reuniu (no auditório das
Faculdades Inesc) autoridades, técnicos e lideranças do Noroeste

zessi 0002