topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Município entrega 148 barraginhas e 220 curvas de nível para 43 famílias do PA Taboca

"Vamos fazer nosso trabalho para a agricultura familiar unaiense ficar conhecida em toda Minas Gerais e no Brasil". Essa afirmação do prefeito Delvito Alves sinaliza a disposição da administração municipal em trabalhar com foco nos pequenos produtores, e foi feita na Fazenda Taboca, nessa quarta-feira (2/10), durante entrega de 148 barragens (incluindo bacias para tanque de psicultura) e 60 quilômetros de curvas de nível (220 curvas). O trabalho vai beneficiar 43 famílias de pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento da Fazenda Taboca.

O serviço feito pela Secretaria Municipal da Agricultura durou quatro meses e demandou 618 horas de trabalho com pá carregadeira. Um antigo desejo da comunidade da Taboca. "São ações que vão resultar em práticas de manejo e conservação do solo e gerar imensos benefícios na produção", disse o secretário municipal da Agricultura, Adriano Dib.

Nelson Antônio Gaia, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Taboca e Riacho das Pedras, comemora: "fizeram um trabalho muito bom para nós. Vai dar uma segurança muito grande para nós em produtividade, pastagens e conservação do solo", afirmou. "Antes, toda chuvinha que caía levava terra, adubo e calcário para dentro dos córregos e para o Rio Preto. Hoje, com as obras, nosso solo ficará protegido".

Esse trabalho, segundo Delvito - "motivo de orgulho para a administração municipal" -, é apenas o projeto piloto de outros que serão expandidos por assentamentos e comunidades de pequenos produtores de todo o município. Além da expansão desse projeto, o prefeito lembrou como avanços da política pública a doação dos tratores (com implementos) para as associações de pequenos produtores e o aporte de aproximadamente R$ 5 milhões para recuperação das estradas rurais.

Mesmo reafirmando a dependência da agricultura familiar em relação ao poder público ("estamos atendendo quem realmente necessita do governo para avançar"), o prefeito disse que a administração do município não se esquece da agricultura empresarial, importante segmento da economia unaiense.

"De jeito nenhum esquecemos a agricultura empresarial, fundamental para o fortalecimento da economia do município. Já acionamos nossos deputados e estamos lutando muito pela aprovação do dispositivo do Código Florestal mineiro sobre a construção de barramentos de água em veredas e córregos. Acreditamos que o governador Anastasia vai sancionar o projeto de lei que fortalecerá tanto a agricultura empresarial quanto a familiar", assinalou o prefeito.

taboca 0006
As 43 famílias de assentados da Fazenda Taboca receberam 148 barraginhas

taboca 0007
Foram feitas 222 curvas de nível que resultarão em melhor prática de manejo, correção de solo
e aumento da produtividade


taboca 0003
Representantes da Associação dos Pequenos Produtores do PA Taboca, da Prefeitura,
da Secretaria Municipal da Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e
da Câmara Municipal participaram do ato de entrega dos trabalhos


taboca 0005
Ao lado do secretário Adriano Dib (Agricultura), prefeito Delvito disse que o trabalho feito no
PA Taboca é um projeto piloto que será expandido para outros assentamentos


taboca 0001
O ato de entrega dos trabalhos foi acompanhado pelos assentados

taboca 0004
"Antigamente, toda chuvinha que caía levava terra, adubo e calcário para os córregos
e para o Rio Preto. De agora em diante, problema resolvido, vamos ter mais produtividade",
comemora o presidente da Associação do PA Taboca, Nelson Gaia


taboca 0002
A Administração Municipal atendeu um pleito antigo da comunidade do PA Taboca







SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012