topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

AGRICULTURA E SERVIÇOS RURAIS – RETROSPECTIVA 2021

"O trabalho não para. Aqui todo dia é a mesma coisa". Essa a primeira manifestação do secretário municipal de Agricultura e Serviços Rurais de Unaí, Carlinhos do Demóstenes, antes mesmo de o gravador ser ligado para a entrevista de retrospectiva. Carlinhos ressaltou que Unaí tem mais de 12 mil quilômetros de estradas rurais que precisam estar em condição de rodagem diariamente. Para que isso ocorra, as equipes da secretaria precisam trabalhar sem parar.


Mas nem só de consertar e manter as estradas rurais vive o setor. Atua na construção, conserto e manutenção de pontes, de mata-burros, de bueiros, e ainda atendem pequenos produtores e associações de agricultores familiares em projetos de preparo da terra para o plantio (aração e gradação), distribuição de sementes de milho e construção de barraginhas (garantia de água para o rebanho e a lavoura).


LINHAS MESTRAS


No quesito estradas rurais, as linhas mestras requerem maior atenção das equipes. Carlinhos explica que as linhas mestras são as estradas rurais por onde todos da região passam. As outras vias são os galhos, pequenas estradas que levam às fazendas e chácaras (grosso modo, da porteira para dentro das propriedades).


As linhas mestras são as principais responsáveis pelo escoamento da produção, com destaque para a produção de leite e dos alimentos da agricultura familiar. Os ônibus do transporte escolar também utilizam essas vias diariamente. E a importância dessas estradas-tronco para as várias regiões reflete nas determinações da Administração Municipal. "A prioridade do prefeito Branquinho é que essas linhas mestras estejam em condições de rodagem todos os dias", explica o secretário.


Os registros da Secretaria de Serviços Rurais apontam intervenções feitas em variadas linhas mestras ao longo deste ano, a partir de fevereiro. Foram patroladas e encascalhadas as seguintes estradas: Brejinho (sentido fazenda Nova Gabiana), regiões do Piau, da Palmeirinha, de Boa Vista (sentido Cabeceira Grande), Zico Esteves (sentido barragem da Mata Velha), região da barra do córrego (sentido Olivério), chapadão (sentido Britacal, atualmente Café Forte), região do Jataí, região do Santa Maria.


As últimas intervenções foram na região do Curral do Fogo e do Boqueirão (sentido Santa Maria e Igrejinha). "Esse trabalho é feito todos os dias, cada dia numa região diferente", reforça Carlinhos, acrescentando que todas essas estradas (vias mestras) foram "patroladas e encascalhadas". Ele lembra, porém, que outras várias foram somente patroladas. "Praticamente todas as estradas foram patroladas este ano", afirma.


Essa execução, ele explica, tem um alto grau de dificuldade não pelo trabalho em si, mas pelo tamanho do território do município, com cerca de 12 mil quilômetros de estradas rurais.


As vias galhos, da porteira para dentro das propriedades, também são alvo frequente dos serviços implementados pela Prefeitura. Um programa da Administração Municipal, o Agro Legal (Lei 3.092, de junho de 2017) permite que o poder público faça "melhorias" nos galhos, em conformidade com os objetivos do programa, que é estimular e dar apoio às atividades do pequeno produtor rural e similares.


ATOLEIROS SOB CHUVA, POEIRA SOB SOL


O início do período chuvoso, em meados de outubro, até favorece o trabalho de manutenção das estradas, segundo Carlinhos. Dispensa o auxílio dos caminhões-pipa. Mas o excesso de chuvas provoca os atoleiros e aumenta o serviço das equipes para manter as estradas. "Não tem jeito. Deu atoleiro, a gente pega a carregadeira, dois caminhões, e vai salvar o trecho. São muitos [atoleiros] nessa época".


Quando não é chuva, é seca. E, na época da estiagem, o maior problema são os bolsões de poeira. O trabalho de manutenção das estradas foi intensificado no final de fevereiro. "Aí tem de ter os caminhões-pipa e o cascalho para manter as estradas em boa condição", ele explica.


Nesse período de seca, tem outra questão: além de acudir as estradas em manutenção contra a poeira, caminhões-pipa da Prefeitura também são requisitados para levar água para assentamentos e associações, especialmente para matar a sede de animais e irrigar a plantação.


"Tá vendo! É serviço intenso o ano todo", resume o secretário.


REFORMA E CONSTRUÇÃO DE PONTES


Uma sequência de pontes quebradas preocupou a Administração Municipal de 2020 para 2021, que agiu rápido para garantir a rodagem e a segurança de quem precisasse trafegar pelas regiões rurais.


Mas por que tantas pontes quebradas num curto espaço de tempo? Carlinhos responde que antes passavam (transportando peso) pelas pontes apenas produtores de leite, ônibus do transporte escolar, pequenos caminhões. "As pontes suportavam o peso de 18 a 20 toneladas". Mais recentemente, segundo ele, as pontes não suportaram cargas acima de 40 toneladas. E quebraram: madeiras e vigas foram danificadas, esteios avariados.


Hipótese aventada por Carlinhos é de que os fazendeiros e pequenos produtores estão comprando muito calcário para aumentar a produtividade. "Transportam mais de 30, mais de 40 toneladas de calcário sobre as pontes. Aí, várias quebraram".


Com isso, a Secretaria de Serviços Rurais teve de reformar ao menos 171 pontes, somente em 2021. Está tudo registrado, documentado na secretaria. Além de reformar esse quantitativo, neste ano foi construída uma ponte de madeira, novinha em folha, na área sobre o ribeirão Folguedo.


MANILHA NO LUGAR DE MADEIRA


A Administração Municipal começa a substituir pontes de madeira por bueiros (com manilhas) aterrados e cobertos por cimento. Carlinhos conta que dois bueiros, com manilhas de 1,5 metro de diâmetro, substituíram ponte de madeira de mais de 30 metros de comprimento na região do Taquaril (sentido Alcebíades). "Virou um bueiro enorme. A ponte quebrava todos os anos. Agora, o problema está resolvido", conta.


Outra ponte (de madeira) foi substituída por bueiro no PA Modelo. "Quebrou, ficou sem passagem. Construímos um bueiro de 15 metros. Virou praticamente uma ponte de cimento". O objetivo da Administração Municipal, Carlinhos explica, é ir substituindo as pontes por bueiros aterrados e cobertos por cimento. Até porque madeira fica cada vez mais difícil de encontrar.


E dentro dessa nova forma de estrutura, bueiros – com manilhas de variadas dimensões – em substituição às pontes de madeira foram instalados este ano nas regiões de Santa Rita, Lajes, Barreiro, Vila da Paz, Galho, Taboca, Tamboril, Raio e Santa Clara.


PONTES DE CIMENTO


Onde não for possível instalar bueiros em lugar de pontes de madeira, em razão do comprimento das pontes – longas demais para colocar manilhas –, projeta-se construir pontes de cimento. "O prefeito quer construir de 15 a 20 dessas pontes", adianta o secretário. Ele revela já haver projetos em andamento para a construção das primeiras sete pontes. "Isso também é prioridade do prefeito", garante Carlinhos.


BARRAGINHAS


A Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais construiu, somente neste ano, mais de 100 barraginhas em pequenas propriedades rurais e assentamentos. Fundamentais, principalmente nas regiões mais secas, as barraginhas retêm quantidade de água (da chuva) suficiente para tratar animais e plantações por um período. E, de quebra, ainda evitam a erosão do solo.


"Se chover bastante, e a barraginha tiver poder de armazenagem, o produtor pode ter água por bom tempo", afirma Carlinhos do Demóstenes. Algumas, com tempo de uso, precisam passar por reformas.


A construção de barraginhas nas pequenas propriedades rurais entram na conta do estímulo à atividade agrícola, e o serviço é amparado pelo Programa Agro Legal da Prefeitura de Unaí.


ARAÇÃO E GRADAGEM


Assim como a construção de barraginhas, a Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais faz o serviço de preparo e conservação do solo (aração e gradagem) para o plantio em pequenas propriedades e assentamentos rurais.


O secretário Carlinhos admite que a capacidade "anda é pequena" para atender todos que necessitam do serviço, mas reforça que a prestação vem sendo feita dentro das possibilidades. "Mesmo beneficiando menos produtores do que a gente gostaria, a secretaria passa o ano todo fazendo também esse serviço".


DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES


A Prefeitura incentiva o pequeno produtor com doação de sementes de milho, também como parte do programa de estímulo. Mas este ano não houve a distribuição de sementes. Carlinhos salienta que a Administração Municipal até abriu licitação para comprar as sementes, mas não apareceram fornecedores.


A falta de sementes de milho, segundo o secretário, pode estar diretamente vinculada à crise deflagrada pela pandemia de covid-19, e ao consumo exagerado nos países consumidores. "Não teve grão. Houve falta de milho", justificou o secretário.


EMENDAS DE VEREADORES


Carlinhos do Demóstenes ressalta que das emendas de vereadores destinadas ao orçamento para execução obrigatória pela Prefeitura, somente a Secretaria de Saúde recebe mais recursos do que a Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais. Por força de lei, a Saúde deve receber um mínimo de 50% das destinações de emendas impositivas.


O restante do valor de emendas pode ser destinado a outras secretarias, mas segundo Carlinhos, a maior parte é alocada na Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais, que recebe recursos principalmente para aquisição de implementos agrícolas (grade aradora, distribuidora de calcário, carretinha), material que é aproveitado em associações de pequenos produtores e assentamentos da agricultura familiar.

 

agrett 0004


agrett 0005

agrett 0001

agrett 0003

 

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012

Prev Next Página:

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18 de maio: oriente, ouça, denuncie!

18/05/2022 - Por Ricardo Ribas

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

SAÚDE – RETROSPECTIVA 2021

29/12/2021 - Por Ricardo Ribas

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

CULTURA E TURISMO – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

ESPORTE E LAZER – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

FAZENDA MUNICIPAL – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

GOVERNO (SEGOV) – RETROSPECTIVA 2021

28/12/2021 - Por Ricardo Ribas

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

EDUCAÇÃO – RETROSPECTIVA 2021

27/12/2021 - Por Ricardo Ribas

Chuvas: Unaí em alerta

Chuvas: Unaí em alerta

24/12/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Rosqueiro, por quê?

Rosqueiro, por quê?

19/10/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

Unaí no FCO é tema de audiência na Presidência

30/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Começou o Ruralão 2021

Começou o Ruralão 2021

14/09/2021 - Por Assessoria de Comunicação

Zumba volta a movimentar UAI

Zumba volta a movimentar UAI

22/06/2021 - Por Ricardo Ribas

Retirada de canteiros segue a todo vapor

Retirada de canteiros segue a todo vapor

29/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Asfalto chega a Pedras de Marilândia

17/06/2020 - Por Ricardo Ribas

Dengue em Unaí: muita larva e alto risco

Dengue em Unaí:  muita larva e alto risco

20/01/2020 - Por Ricardo Ribas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

Creche e pré-escolar: matriculas abertas

09/12/2019 - Por Junei Martins

Papai Noel já chegou em Unaí

Papai Noel já chegou em Unaí

02/12/2019 - Por Junei Martins

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

VORTEX: BATALHA DE RIMA LOTA PRAÇA DA AABB

30/10/2019 - Por Junei Martins

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

Unaí vai inaugurar UTI nesta sexta-feira

16/10/2019 - Por Junei Martins

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

Teatro unaiense premiado em Ponte Nova

23/09/2019 - Por Junei Martins

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

Unaí tem 60 mototaxistas legalizados

16/09/2019 - Por Junei Martins

Verdão da Serra de volta

Verdão da Serra de volta

13/09/2019 - Por Junei Martins

Aberto o cadastro escolar para 2020

Aberto o cadastro escolar para 2020

01/07/2019 - Por Ricardo Ribas

Grota do Cidade Nova com os dias contados

Grota do Cidade Nova com os dias contados

27/06/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

RETROSPECTIVA – AMALEGIS 2017/2018

24/01/2019 - Por Ricardo Ribas

Unaí 75 anos: celebração oficial de gala

Unaí 75 anos:  celebração oficial de gala

16/01/2019 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

RETROSPECTIVA – CULTURA E TURISMO 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

RETROSPECTIVA – FAZENDA 2017/2018

21/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAAE 2017/2018

20/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

RETROSPECTIVA – SAÚDE 2017/2018

19/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

RETROSPECTIVA – ESPORTE E LAZER 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

RETROSPECTIVA – MEIO AMBIENTE 2017/2018

18/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

17/12/2018 - Por Ricardo Ribas

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

RETROSPECTIVA ADMINISTRAÇÃO 2017/2018

12/12/2018 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

26/09/2018 - Por Ricardo Ribas

Unaí terá Banco de Alimentos

Unaí terá Banco de Alimentos

17/08/2018 - Por Ricardo Ribas

Falta de UTI volta à pauta de discussões

Falta de UTI volta à pauta de discussões

27/07/2018 - Por Ricardo Ribas

Escolas municipais recebem mobiliário novo

Escolas municipais recebem mobiliário novo

11/04/2018 - Por Ricardo Ribas

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

Comprado elevador para prédio da Prefeitura

14/03/2018 - Por Ricardo Ribas

Uma tarde para falar da saúde do homem

Uma tarde para falar da saúde do homem

01/12/2017 - Por Ricardo Ribas

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

Chuva provoca perdas e danos no Cidade Nova

28/11/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura retoma operação tapa-buracos

23/06/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

Organizadores avaliam Festa do Boqueirão

14/06/2017 - Por Ricardo Ribas

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

Aberta oficialmente a 15ª Semana de Museus

16/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

Conferência de Saúde aprova 83 propostas

10/05/2017 - Por Ricardo Ribas

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

Escola Glória Moreira comemora 18 anos

04/05/2017 - Por Ricardo Ribas

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

União: Prefeitura de Unaí, SAAE e UFVJM vão trabalhar juntos

07/04/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PMU inicia cirurgias de castração de cães

PMU inicia cirurgias de castração de cães

21/03/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

Prefeitura participa de blitz comemorativa do Dia da Mulher

08/03/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

Prefeitura e Ascanor definem parceria para a 19ª. Festa da Moagem

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

PSF´s do Primavera e Novo Horizonte se mobilizam contra a Dengue

24/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

Prefeitura retira quebra-molas desnecessários

23/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unaí quer implantação de Samu

Unaí quer implantação de Samu

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

Município recebe novos ônibus para transporte escolar

13/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

Tapa-buracos depende da usina e da chuva

06/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

Governo de Unaí quer fiscalização atuante

02/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeitura vai pagar menos por combustível

Prefeitura vai pagar menos por combustível

01/02/2017 - Por Ricardo Ribas

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

Administração renegocia contrato de transporte coletivo

01/02/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

Prefeitura quer acabar com filas na Central de Regulação

20/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

Governo vai extinguir quatro Secretarias Municipais

19/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

Unimontes vai ampliar presença em Unaí

18/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

Hospital Municipal quer se livrar de sucatas

17/01/2017 - Por Assessoria de Comunicação

Branquinho recebe servidores do Unaprev

Branquinho recebe servidores do Unaprev

12/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

Limpeza de Unaí começa pela Praça JK

05/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Visita a secretarias e órgãos municipais

Visita a secretarias e órgãos municipais

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

Prefeito faz 1ª reunião com secretariado

03/01/2017 - Por Ricardo Ribas

Manhã cívica marca início dos trabalhos

Manhã cívica marca início dos trabalhos

02/01/2017 - Por Ricardo Ribas

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

ADEUS GROTA DO TAQUARIL

30/06/2016 - Por Ricardo Ribas

CCZ oferece seis cães para adoção

CCZ oferece seis cães para adoção

27/06/2016 - Por Ricardo Ribas

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

Por que fazer o Cartão Unaí Saúde?

23/02/2016 - Por Ricardo Ribas

UAI promove 1º Forró para os idosos

UAI promove 1º Forró para os idosos

14/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Diplomados os novos conselheiros tutelares

Diplomados os novos conselheiros tutelares

11/01/2016 - Por Ricardo Ribas

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

Same/Sesau orienta população sobre HIV-Aids

04/12/2015 - Por Ricardo Ribas